quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Acompanhada de outras profissionais, Doutora Andréa Landim debate saúde da mulher e defende integração


Na noite desta terça-feira (20), a candidata a deputada federal Doutora Andréa Landim (PSB) esteve reunida com outras mulheres, no bairro Aeroporto, em Juazeiro do Norte, para debater as demandas e soluções para a promoção da saúde feminina. A psicóloga Emanuelle Tavares e a biomédica Jéssica Pitombeira acompanharam a candidata nas explanações.

A primeira a falar foi a biomédica Jéssica Pitombeira, que apresentou e defendeu o conceito de saúde integrativa, que consiste em considerar a saúde em uma perspectiva onde os seres humanos funcionam como unidades completas.

“Dentro da saúde da mulher, na minha área de atuação, tenho um público muito grande de mulheres com endometriose. Então, na minha abordagem, eu não vou só olhar para o útero daquela mulher. Eu vou olhar para ela entendendo o que ela traz de história. Muitas dessas mulheres, por exemplo, trazem histórias de abusos. A escuta atenta é muito importante. Acolher aquela mulher, a história dela”, afirmou Jéssica.

Em seguida, a psicóloga Emanuelle Tavares relatou casos vividos enquanto profissional em órgãos públicos, tendo se deparado com situações degradantes. Além disso, ela elogiou e ressaltou a importância da saúde integrativa: “Infelizmente, muitos profissionais da saúde olham a pessoa como um sintoma. É muito importante vermos profissionais da saúde tendo essa visão de que ali é um ser humano”.

Antes do início do debate, a última a dar sua fala introdutória foi Doutora Andréa Landim que, além de militante em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência na área da medicina humanista.

Doutora Andréa Landim defendeu o conceito de saúde integrativa e ressaltou sua luta na área da medicina humanizada. “Nossas mulheres estão assustadas, ansiosas, com mais dores [...] Dentro do consultório eu busco entender minha paciente. Eu lido com algo muito sério, que é o coração. Minha consulta não se concentra apenas nos sintomas”, ressaltou.

Últimas notícias