Com 20 casos confirmados de varíola dos macacos, Fortaleza tem 15 bairros com registros da doença. A Capital já apresenta transmissão local do vírus. Isso porque em oito dos casos confirmados no município, não foi possível rastrear a origem da contaminação.
Conforme a Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já foram feitas 98 notificações. Destas, 38 já foram descartadas e 41 ainda estão sendo investigadas. Em 31 bairros, há casos em investigação. Outros 75 não tiveram nenhuma notificação de suspeita. O detalhamento foi extraído às 10 horas dessa quarta-feira, 17.
Todos os pacientes são do sexo masculino. A maioria (10) tem entre 30 e 39 anos. Seis têm de 20 a 29 anos e três têm entre 40 e 59 anos. De acordo com a data do início dos sintomas, foram confirmados dois casos em junho, 16 em Julho e um em agosto.
As investigações, segundo a SMS, mostraram que 8 indivíduos relataram histórico de viagem (casos importados) e 8 disseram não ter se ausentado de Fortaleza nos trinta dias que antecederam os primeiros sintomas (casos autóctones). Três casos ainda estão sob investigação acerca do Local Provável de Infecção (LPI).
Segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dos 23 casos confirmados no Estado, 20 são na Capital. Conforme a atualização feita na tarde dessa quarta, dos nove novos casos confirmados no Estado, oito são residentes em Fortaleza e um residente em Jijoca de Jericoacoara.
Assim, dentre os pacientes que tiveram confirmação para a doença, 20 moram na Capital cearense, um no município de Russas, um em Jijoca de Jericoacoara e outro em Sobral. Até a última sexta-feira 12, o Estado somava 263 casos notificados de varíola dos macacos. Destes, 88 haviam sido descartados laboratorialmente.
A Sesa afirma que em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas "como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento".
"A Sesa tem monitorado e atuado ativamente junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a Monkeypox", acrescenta em nota.
Bairros com casos confirmados
Álvaro Weyne - 2
Presidente Kennedy - 1
Meireles - 1
Aldeota - 2
Joaquim Távora - 2
Rodolfo Teófilo - 1
Bela Vista - 1
Vila União - 1
Conjunto Ceará I - 1
Serrinha - 1
Itaperi - 2
Conjunto Esperança - 1
Messejana - 1
Jangurussu - 1
Parque Santa Maria - 1
(Ana Rute Ramires/O Povo)