O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará recebeu até as 19 horas desta segunda-feira, 15/8, último dia do prazo, 991 pedidos de registro de candidaturas para os cargos em disputa nas eleições de 2022. A Secretaria Judiciária do tribunal funcionou, em regime de plantão, no feriado de Nossa Senhora da Assunção, para atender partidos e federações que ainda não haviam apresentado os requerimentos de forma on-line.
Procedimento
Os dados de candidatas e candidatos podem ser consultados no DivulgaCandContas, no site do Tribunal Superior Eleitoral. Os editais contendo a relação de postulantes por cargo e partido serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico. A partir desta ato, corre prazo por 5 dias para impugnação por parte do Ministério Público Eleitoral, candidatos(as), partidos/federações. Da publicação do edital, também passa a contar o prazo de 2 dias para candidatos(as) escolhidos(as) em convenção, que não tiveram o pedido de registro proposto pelo partido/federação, entrarem com o RRCI (Requerimento de Registro de Candidato Individual).
Todas as ações judiciais referentes ao pleito são interpostas e tramitam através do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).As intimações serão eletrônicas (e-mail ou aplicativo de mensagens), e recomenda-se consulta diária ao Mural Eletrônico.
Números de candidaturas
Ao todo, partidos/federações apresentaram 991 candidatas e candidatos, sendo:
- Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários: 60
- governador: 6
- vice-governador: 6
- senador: 6
- 1º suplente senador: 6
- 2º suplente senador: 6
- Deputado Federal: 407
- Deputado Estadual: 554
Total de candidaturas: 991
Consulte mais informações no Sistema DivulgaCandContas.
2018
Na última eleição geral, em 2018, foram 975 candidatas e candidatos, bem como 24 Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (DRAPs), totalizando 999 processos.