Foto: Josimar Segundo |
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte discutiu, na sessão ordinária desta terça-feira (5), o adiamento da vaquejada de Juazeiro do Norte, que tradicionalmente é realizada no mês de julho, mas foi adiada para outubro devido as condições das arquibancadas do Parque de Eventos Padre Cícero.
O tema foi levantado durante o requerimento verbal do presidente Darlan Lobo, que lamentou o cancelamento do evento. Ele solicitou ainda o envio de ofício a órgãos de segurança solicitando apoio durante a Cavalgada Padre Cícero, que será realizada na próxima sexta-feira (8), com saída na Igreja Matriz e chegada no Parque de Eventos.
“Hoje Juazeiro deveria estar recebendo em torno de 20 a 30 caminhões no parque de vaquejada, com vaqueiros de toda a região. É uma festa muito grande, que fomenta a cidade de Juazeiro e infelizmente este ano não vamos ter”, lamentou o chefe do legislativo municipal.
No Grande Expediente, o vereador Capitão Vieira Neto protestou contra o adiamento do evento. Ele considerou que uma vaquejada ‘fora de época’ causará um hiato no calendário de vaquejadas do Cariri, que tradicionalmente é realizado em julho, o que atrairá um número menor de vaqueiros ao evento.
“É tradição: termina a vaquejada começa a vaquejada de Juazeiro. Termina a vaquejada de Juazeiro começa a Expocrato. É a cultura da nossa cidade. E o prefeito Glêdson Bezerra não quis fazer a vaquejada de Juazeiro”, afirmou Vieira Neto.
Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Rafael Cearense reproduziu um áudio do prefeito Glêdson Bezerra no qual o gestor justifica o adiamento. Glêdson reforçou a necessidade de um reforço estrutural nas arquibancadas do parque, a fim de garantir total segurança ao público durante os dias do evento.
“Precisa ser com segurança total e absoluta. Jamais vamos colocar em risco as vidas das pessoas”, disse o gestor municipal. “O prefeito não está acabando a vaquejada. Ele está apenas adiando para dar uma segurança. Tem um fundamento, tem um objetivo: trazer segurança para a população”, reforçou o vereador Rafael Cearense.
Capitão Vieira cobra prestação de contas do Juaforró
O vereador Capitão Vieira Neto requereu envio de ofício ao secretário municipal de Cultura, Vandinho Pereira, solicitando a prestação de contas do Juaforró. O parlamentar reforçou que as contratações das bandas e da empresa de segurança foram realizadas por dispensa de licitação, o que justifica a necessidade de uma prestação de contas com a população.
“É necessária a prestação de contas do dinheiro público, como foram feitas as contrações, os pagamentos, a obra. É necessário um esclarecimento. Chegaram denúncias que houve um favorecimento a bandas, a cantores, a empresas e a quadrilhas. Teve pessoa que ganhou R$ 20 mil só para fazer uma organização”, justificou o parlamentar.