terça-feira, 31 de maio de 2022

Prazo para empreendedores renegociarem débitos tributários termina dia 31 de maio

 Os donos de micro e pequenas empresas que possuem débitos tributários relacionadas ao regime do Simples Nacional podem regularizar suas pendências fiscais até o próximo dia 31 de maio. O mesmo prazo vale para as 340 mil empresas que já fizeram pedido para aderir ou retornar ao regime em janeiro deste ano, mas estão pendentes por causa de débitos tributários. 

Para a renegociação, os empreendedores podem optar pelo Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), conhecido como “Refis do Simples” ou pelas transações tributárias, outra modalidade de regularização de débitos fiscais. 

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, explica que o empreendedor deve verificar se os débitos da empresa estão na Receita Federal ou na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, antes de optar por qual modelo de renegociação. No caso dos débitos na Receita, eles são - em sua maior parte – declarados. Já na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional é possível fazer uma simulação para avaliar se a transação tributária é a opção mais vantajosa. 

A uma semana do fim do prazo para renegociação de dívidas com a União, o especialista recomenda que o empreendedor que fez o pedido pelo Simples Nacional em janeiro avalie bem a situação.  “Se você acha que tem condições de aderir ao Relp ou à transação tributária até o dia 31 de maio, pagar a primeira parcela e manter os seus parcelamentos em dia,  é possível fazer as declarações do Simples Nacional no PGDAS-D desde janeiro para cá, inclusive incluir no Relp as competências de janeiro e fevereiro. Se você acha que não tem condições, a melhor alternativa é comportar-se desde janeiro como optante de outros regimes tributários a exemplo do lucro presumido ou lucro real”, recomenda. 

Para auxiliar os empreendedores sobre o assunto, o Sebrae disponibiliza uma série de conteúdos para orientar as micro e pequenas empresas que ainda possuem dúvidas sobre o Relp e as opções de transações tributárias. 

Últimas notícias

  • Presidente Leo Couto anuncia convocação de aprovados no concurso da Câmara
  • Mateus Dantas/CMForO presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto ...Continue lendo

  • Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realiza sessão solene e homenageia 25 mulheres com a Medalha Presidenta Dra. Yanny Brena
  • A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta sexta-feira (28), no ...Continue lendo

  • Palácio José Valdevino de Brito, sede da Câmara do Crato, é reinaugurado após reforma estrutural
  • A Câmara Municipal de Crato realizou, na noite dessa quinta-feira (17), a ...Continue lendo

  • Juazeiro do Norte atinge 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola no ciclo 2025/2026
  • Juazeiro do Norte alcançou um marco importante ao atingir 100% de adesão na ...Continue lendo

  • Câmara Municipal de Juazeiro do Norte demonstra preocupação com a saúde pública e debate implantação da CPI da Enel
  • A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (27), mais ...Continue lendo