Uma vasta programação está sendo realizada por conta do centenário das instituições.
A congregação das Filhas de Santa Teresa nasce da necessidade da gerencia de uma educação feminina e implantação do estudo normal na região do Cariri. A fundação da Congregação das Filhas de Santa Teresa no ano de 1923, por ação do primeiro bispo da Diocese do Crato, D. Quintino de Oliveira e Silva, para que pudesse se ocupar da educação da juventude feminina na região do Cariri cearense, criando a própria ordem e, juntamente com ela, o Colégio Santa Teresa de Jesus.
Fazendo parte da programação e dos vários eventos realizados e que deverão ainda acontecer, até do grande dia, 04 de março de 2023.
Nesta semana foi feita a implantação de um relógio remissivo que foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 04 de maio. Uma manhã que contou com palestra para alunos do ensino médio e teve a presença de um destaque especial para a ganhadora do rigoroso e concorrido concurso de escolha da logomarca do centenário, onde entre as 33 participantes a vencedora foi a logo criada pela aluna do 8° Ano, Pietra Olinda Pereira que em entrevista disse estar muito feliz e que sabe da importância de uma conquista como esta.
Ela também falou, um pouco sobre o processo de criação, onde envolveu pesquisa, orientação de seus país e disse ser uma honra muito grande ter o seu desenho como vencedor.
A Pietra Olinda Pereira é uma aluna inteligente, criativa e carrega consigo a ternura que lhe é característica, uma pessoa agradável e muito querida por todos no Colégio Santa Teresa de jesus, segundo seus professores e colegas.
Com a participação da Banda de Música Municipal Maestro azul, que e entoou os hinos do Brasil, Ceará e do município, além de dar o tom festivo e o momento ficou mais festivo a altura do evento.
Durante o descerramento do relógio remissivo houve a interpretação do Hino do Centenário e em seguida salva de fogos.
A Vice Superiora Geral da Congregação das Filhas de Santa Teresa Irmã Maria de Sousa de Oliveira, ressaltou que este momento é de muita gratidão. Ela enfatizou sobre o momento em que o Colégio Santa Teresa de Jesus nasceu. Destacou todas as dificuldades e desafios superados e os a superar.
A história do centenário do colégio Santa Teresa de Jesus ultrapassou épocas difíceis como as guerras e o próprio desafio social que continua até hoje.
“Não superamos os principais fatores da sociedade brasileira.”
Ela elencou algumas situações que precisam de soluções:
- Erradicar a analfabetismo.
- Superar a fome no País.
- Uma educação de qualidade para todos.
“A educação precisa crescer e desenvolver e a Congregação tem exatamente este trabalho. Nós temos outras escolas, inclusive apoiamos a educação pública de qualidade, mesmo fazendo parte hoje como instituições filantrópicas e que tem um valor a ser pago e como instituição acaba entrando no processo da livre iniciativa, mas nós apoiamos a educação pública de qualidade e queremos educação para todos e especialmente para mulheres que nós sabemos que ainda é um fragmento ferido da sociedade, a falta de direitos da mulheres e essa. É a grande luta do Colégio Santa Teresa de jesus e da Instituição Filhas de Santa Teresa que tem não só o trabalho de educação, mas tem outras atividades em prol do desenvolvimento e direito feminino na sociedade.” Disse Irmã Maria.......
O Colégio Santa Teresa de Jesus tem se destacado pela sua organização e valorização do ser humano enquanto transformador do seu próprio mundo, preservando os princípios e valores éticos, morais e igualitários na sólida essência cristã.
Merece também destaque as várias aprovações nos vestibulares e ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio