A Prefeitura de Barbalha, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), tem recolhido veículos com indícios de abandono ou sucateados pelas ruas da cidade. Nos últimos dias, já foram retirados das vias do município 18 automóveis, entre carros e ônibus. A ação visa combater o risco de doenças, o acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito.
A iniciativa da Prefeitura foi realizada com base na Lei 2.624/2002, de 22 de abril de 2022. Os veículos recolhidos estão sendo levados para um pátio do Demutran nas proximidades do sítio Cabeceiras. De acordo com o Diretor do Demutran, Pedro Everlany, o recolhimento desses automóveis ocorre após o proprietário ser notificado da situação. O aviso possui prazo de 10 dias corridos e, caso o proprietário não o retire das vias do município, o veículo será recolhido pelos agentes do Demutran.
Ainda de acordo com o Diretor, após recolhidos, os veículos podem ser retirados pelos proprietários após apresentação de documentos. “Para retirada do veículo, o proprietário terá que apresentar e será considerado válida exclusivamente pela apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou cópia autenticada ou legível da nota fiscal de compra e venda do automóvel, além de documentos de identificação pessoal”, concluiu Pedro Everlany.