A manhã de sábado, 30, foi bastante movimentada nas Unidades de Saúde do Crato, durante o Dia D de vacinação contra a Influenza e Sarampo 2022. O público-alvo foram as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos. No total, cerca de 3 mil doses foram aplicadas durante a ação.
Os profissionais de Saúde aproveitaram para verificar também a Caderneta de Saúde das crianças, orientando a atualização.
A meta, até o final da campanha em 3 de junho, é vacinar, dentre esses públicos, mais de 29 mil pessoas, sendo 8.917 crianças, 16.945 idosos e 3.659 trabalhadores.
As vacinas são de suma importância para a proteção da população. "Essas são vacinas muito importantes para proteção das pessoas e um controle das doenças. O sarampo é uma doença séria, de alta transmissibilidade, bastante contagiosa, que pode levar a óbito. E vacina da influenza é uma vacina que deve ser tomada anualmente", comenta Danielle Norões, gerente da Vigilância Epidemiológica e Imunização do Crato.
Segunda etapa
A campanha de vacinação da Influenza e Sarampo avança para a segunda etapa, que será realizada de 2 de maio a 3 de junho, atendendo os públicos:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade;
- E os faltosos da primeira etapa (idosos e trabalhadores da saúde).