Com término previsto para a próxima terça-feira (5/4), as inscrições para o concurso de defensora e defensor público do Ceará foram prorrogadas em três dias. Irão agora, portanto, até 8 de abril, às 14 horas (no fuso de Brasília). Todo o procedimento é feito pela Internet, no site oficial da Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pela execução do certame.
A medida foi publicada no Diário Oficial da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) e atualiza o cronograma de atividades do concurso, que divulgará em 6/4 os requerimentos de isenção deferidos e indeferidos após análise de recursos e publicizará em 22/4 a relação das inscrições preliminares deferidas, das solicitações deferidas quanto às condições especiais e às vagas reservadas para pessoas com deficiências (5%), negras (20%), indígenas (5%) e quilombolas (5%). Todos os resultados constarão no site da FCC.
Interessados em participar do certame que não efetuarem o pagamento da taxa não terão a inscrição confirmada e, consequentemente, não participarão do concurso. A seleção será composta de quatro etapas de provas e títulos. São elas: exame escrito objetivo, exame escrito dissertativo, exame oral e apresentação/análise de títulos.
Estão sendo ofertadas 60 vagas para Entrância Inicial da carreira de defensora e defensor público. “Queremos universalizar o acesso à Defensoria nas comarcas cearenses e o concurso é mais um passo na concretização deste objetivo. Defensorar é uma missão fortemente ligada às noções dignidade, igualdade e cidadania. Estamos organizando tudo com cuidado para que os candidatos e candidatas, tenham um certame célere e eficiente. Faço votos de que nossos novos membros venham do batismo das lutas sociais, com o sangue verde para lutar pelos direitos dos mais vulneráveis”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.
Para acessar todas as publicações referentes ao concurso, clique aqui.