A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa protocolizou o projeto de resolução 15/2021, que institui o Programa Estadual “Um Caminho para a Inclusão”. Iniciativa articulada pelo 2° Secretário da Casa, deputado Audic Mota (PSB), a proposta tem como público alvo todas as pessoas com deficiência.
O programa prevê a adoção de ações destinadas a divulgar conhecimentos relativos a pessoas com deficiência, combater preconceitos, ampliar o apoio às famílias e aos profissionais e promover o respeito às diferenças.
Atividades serão desenvolvidas em todo o Estado, através de palestras, seminários ou outros eventos do gênero, bem como pelo reconhecimento das melhores iniciativas legislativas destinadas ao estabelecimento da qualidade de vida e desenvolvimento adequado de todas as potencialidades das pessoas com deficiência, dentre outras ações inclusivas.
A divulgação do Programa deverá ocorrer em todos os meios de comunicação, sem custos. A Assembleia realizará, também, campanha de conscientização em todas as microrregiões do Estado, inclusive, com equipe multidisciplinar e parceria de órgãos públicos, instituições privadas, organizações sociais e associações, dentre outros entes.
Um guia será elaborado e distribuído com informações, orientações e apoio para atendimento e inclusão das pessoas com deficiência.