Uma organização criminosa especializada em fraudar boletos para desviar recursos do auxílio emergencial foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quinta-feira, 22, em seis estados da Federação, incluindo o Ceará. Denominada de “Animus Fraudandi”, a ofensiva policial cumpriu mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte, no Cariri, e em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras 27 ações de buscas também ocorreram em cidades da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina. As investigações apontam a existência de um esquema fraudulento que roubava informações dos cidadãos para desviar recursos do benefício pago pelo Governo Federal.
Segundo o inquérito, os criminosos usavam dados de pessoas que tiveram o CPF vazado em sites para solicitar o auxílio no aplicativo Caixa Tem. Depois, para conseguir sacar o benefício em nome das vítimas, o grupo burlava o sistema de segurança da plataforma. O POVO procurou a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, mas não obteve posicionamento oficial sobre o caso até a publicação desta matéria.
Durante as buscas, os policiais apreenderam celulares, documentos, cartões de crédito, extratos bancários, maquinetas e uma quantia em dinheiro não divulgada pela PF. O material foi recolhido para perícia e deve servir como base para futuros desdobramentos da operação. Caso sejam confirmadas as irregularidades, os envolvidos podem responder por furto qualificado, organização criminosa e estelionato qualificado.
(Luciano Cesário/O Povo)