Missas e cultos estão liberados para funcionar de forma presencial no Ceará, conforme o novo decreto de isolamento social rígido, prorrogado até o dia 11 de abril. A decisão da vigência do isolamento foi anunciada pelo governado Camilo Santana (PT) na noite deste domingo (4). Na ocasião, o gestor estadual também informou que a partir de 12 de abril será iniciada a retomada gradual das atividades não essenciais no Estado.
De acordo com o novo decreto, a decisão do funcionamento presencial nas instituições religiosas ocorre em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou em caráter liminar (provisório) no último sábado (4) que estados, municípios e o Distrito Federal não podem editar normas de combate à pandemia do novo coronavírus que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.
Apesar da liberação, o decreto estadual destaca que permanece a recomendação às instituições religiosas para que continuem procedendo as suas celebrações de forma virtual.
Prorrogação decreto
O Ceará está em isolamento social rígido deste o dia 13 de março. Segundo Camilo, durante esta semana haverá reuniões com representantes dos setores mais afetados pela suspensão de atividades econômicas, para elaborar de que forma vai ocorrer o retorno do funcionamento dos estabelecimentos e serviços.
(Portal G1 Ceará)