Foi aprovado nesta quarta-feira (24), durante sessão na Câmara Municipal de Fortaleza, um projeto de indicação, de autoria da vereadora Priscila Costa (PSC), que requer a instalação de 12 Centros de Testagem do COVID-19, um em cada regional de Fortaleza.
De acordo com o projeto, a Prefeitura de Fortaleza deverá disponibilizar 12 Centros de Testagem do COVID-19, instalados em stands com estrutura provisória e utilizando de toda a biossegurança aplicável ao estado de pandemia, enquanto durar o estado de calamidade pública.
“Tendo em vista a atual crise sanitária que vivemos, tornou-se de extrema necessidade oferecer à população um maior acesso à testagem do COVID-19. Hoje, o fortalezense que deseja ser testado, a depender do bairro em que reside, precisa realizar um longo deslocamento, o que acaba muitas vezes por inviabilizar a realização do exame e impede as autoridades sanitárias de terem um real panorama da pandemia”, ressaltou Priscila.
Havendo a adoção do programa de diagnóstico ora proposto, visto que deverá ser instalado um Centro de Testagem por Regional, não necessariamente na sede da Secretaria, o poder público municipal poderá adotar medidas de prevenção e contenção da doença de acordo com a territorialidade, algo que desde o início da pandemia deveria acontecer.