Durante o Carnaval, a entrada e saída de veículos em Fortaleza será controlada. Para isso, as pessoas em deslocamento intermunicipal deverão apresentar documento ou declaração comprovando o enquadramento da viagem na exceção informada. O transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar será suspenso. Apenas transporte metropolitano será mantido. Decreto publicado na noite desta quarta-feira, 10, entra em vigor na sexta-feira, 12, e se entende até a Quarta-Feira de Cinzas, 17.
Será permitido o deslocamento em situações especificas, como em casos de saúde, moradia, trabalho, transporte de cargas e atividades de imprensa. Conforme o documento, nesses casos, as pessoas em deslocamento intermunicipal deverão portar "documento ou declaração subscrita demonstrando o enquadramento na exceção informada, admitidos outros meios idôneos de prova".
No caso de estadia em estabelecimentos formais de hospedagem de outros municípios, é necessária comprovação documental de reserva previamente realizada ou de pagamento efetuado, até a data de publicação do referido Decreto Estadual.