O Ceará pode receber neste fim de semana doses da vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca.
Isso porque chega ao Brasil hoje, 22, um carregamento de 2 milhões de imunizantes no Aeroporto de Guarulhos (São Paulo), às 18h. O material foi importado da Índia pelo Governo Federal – comprado junto ao Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca no País asiático.
Após os trâmites alfandegários, seguirão para o Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão. A previsão é que as vacinas cheguem às 22 horas, sendo posteriormente encaminhadas para a Bio-Manguinhos da Fiocruz – responsável pela operação da vacina no Brasil.
Na Fiocruz, as ampolas serão rotuladas e encaminhadas para distribuição em até 24 horas, ficando a cargo do Ministério da Saúde a distribuição das vacinas até os Estados via Programa Nacional de Imunizações.
Vale lembrar que no começo da semana, o Ceará recebeu 218 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan. Fortaleza ficou com 80 mil doses. (Focus)