O ex-deputado cearense alvo de operação da Polícia Federal foi preso nesta quinta-feira, 19. Entre os contratos investigados, há serviços prestados para a Prefeitura de Fortaleza nos últimos 20 anos, envolvendo as administrações de Luizianne Lins (PT), Roberto Cláudio (PDT) e mesmo antes. O grupo que seria comandado pelo ex-parlamentar teria criado cerca de dez empresas para participar das licitações da Prefeitura.
Foram apreendidos R$ 1.988.635,00 em dinheiro numa empresa localizada no Bairro de Fátima. São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Russas, Caucaia, Mossoró (RN) e Rio de Janeiro (RJ).
A identidade do ex-parlamentar não foi informada pela Polícia Federal. A PF informa apenas que ele cumpriu mandatos de deputado federal e deputado estadual. Há quatro anos, a primeira fase da mesma operação, a KM Livre, fez apreensão de R$ 5,9 milhões em locadora de veículos de propriedade da família do então deputado federal Adail Carneiro (PP). Antes de ser deputado federal, Adail exerceu mandato de deputado estadual como suplente e em 2014 foi efetivado no mandato, quando Patrícia Saboya renunciou para assumir vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em 2008, ele foi candidato a vice-prefeito de Russas, município onde são cumpridos mandados da operação de hoje.
(O Povo)