O Instituto Datafolha divulga na noite desta quarta-feira (28), a segunda rodada de pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Fortaleza. Os números vão dizer se a dinâmica da política agiu e se houve volatilidade no ponto de vista dos eleitores no espaço entre a primeira pesquisa, divulgada dia 17, e a nova consulta, que pesquisou as intenções de voto dos eleitores de Fortaleza nos últimos dois dias.
Nesse espaço de tempo, fatos novos se evidenciaram: a volta de José Sarto à campanha após curar-se da Covid-19, a sequência de ataques desferidos pela campanha do pedetista contra o Capitão Wagner e a ex-prefeita Luizianne Lins, o vídeo com o apoio de Lula à petista, entre outros. No caso de Wagner, o governador Camilo Santana foi o principal agente da crítica, vinculando-o ao motim dos policiais em fevereiro passado.
O Datafolha, uma encomenda do jornal O Povo, pesquisou a intenção de voto espontânea e estimulada, além da rejeição dos candidatos.
A pesquisa também fez duas simulações de segundo turno: os possíveis confrontos entre Wagner e Luizianne e entre Wagner e Sarto.
O instituto ouviu 868 pessoas entre os dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro máxima na pesquisa é de 3% para mais ou para menos.