segunda-feira, 14 de setembro de 2020
INSS retoma parcialmente hoje, atendimento presencial
A partir de 14 de setembro algumas Agências da Previdência Social retomarão os serviços presenciais de Perícia Médica, Serviço Social, Reabilitação Profissional, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios. Para serviços como informação, extratos, consultas e andamento de processo, permanecem os canais remotos como única forma de atendimento, devido à pandemia do novo Coronavírus.
Na área da Gerência-Executiva Fortaleza, seis Agências abrirão para os agendamentos. Na capital, abrirão as unidades dos bairros Centro, Aldeota, Messejana, Parquelândia, Fortaleza-Sul (no bairro Água Fria) e em Caucaia. Em todo o estado do Ceará, menos da metade das 89 unidades retomarão o atendimento, conforme disponibilidade de servidores fora do grupo de risco para Covid-19, e seguirão em trabalho remoto.
O tempo de funcionamento das agências será parcial, a partir de 14 de setembro, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos agendados para os serviços de Perícia Médica, Serviço Social, Reabilitação Profissional, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios.
A forma de atendimento à distância, pela Internet e telefone, responde por 90 dos 96 serviços prestados pelo INSS, e continuará sendo realizada mesmo após a reabertura das agências. Os meios de requerer benefícios, retirar extratos, atualizar cadastro ou consultar andamento de processo são o aplicativo Meu INSS, pela Internet, e o telefone 135.
Para obter seu serviço ou mais informações, utilize o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135. Dúvidas de acesso ao Meu INSS podem ser resolvidas pelos tutoriais e atendente virtual na página www.inss.gov.br , além de telefones disponibilizados nas fachadas das Agências, contando alguns com Whats App.
Mais informações: www.inss.gov.br
ATENDIMENTO
Veja como prosseguir nos assuntos do INSS enquanto as Agências estão fechadas e os servidores em teletrabalho:
- Novos pedidos de benefícios previdenciários ou assistenciais, alterar dados cadastrais, mudar forma ou local de pagamento, cadastrar ou alterar representante legal, ou ver extratos e consultas: solicitações e inclusão dos documentos correspondentes, escaneados ou fotografados, pela página www.meu.inss.gov.br, ou o aplicativo para celular “Meu INSS”, ou ainda o telefone 135.
- Perícias Médicas: acompanhe o status do pedido pelo Meu INSS ou pela Central Telefônica 135. Na situação “concluído”, deve ser acessada a carta de concessão com o resultado e o extrato de pagamento com os detalhes. Se “pendente” deve aguardar análise, e em “exigência” devem ser anexados os documentos pedidos. A antecipação do pagamento de 1 salário-mínimo do auxílio-doença, até 31 de outubro, será liberado a partir da análise do atestado (legível, com carimbo e CRM, código da doença e tempo de afastamento, de no máximo 60 dias).
- Prorrogação do auxílio-doença: Será automática, enquanto durar o fechamento das agências, ou limitado a 6 pedidos. Confira a data de cessação no Meu INSS, e se for o caso agende Prorrogação com o anexo de novos atestados. Se passar da data de cessação, utilize os atestados para solicitar perícia do tipo “inicial”.
- Antecipação de R$ 600,00 para requerentes que aguardam análise de BPC (Benefício Assistencial ao Deficiente), até 31 de outubro: confira no Meu INSS se a antecipação foi liberada. Os critérios são constar como deficiente no Cadastro Único do Governo Federal, ter renda familiar abaixo de ¼ do salário-mínimo por pessoa e estar com pedido pendente no INSS;
- Atendimento por telefone: a central telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É gratuito se for de telefone fixo, ou o custo de uma chamada local se for de celular. O número oficial de WhatsApp do INSS é (61) 9638-8396.