sábado, 22 de agosto de 2020
2 mil pessoas são evacuadas de Jati após rompimento de tubulação na barragem do município
Moradores da região próxima a barragem do município de Jati passaram a ser evacuados do local na madrugada deste sábado, 22. Medida deve retirar cerca de 2 mil pessoas de suas casas em um raio de dois quilômetros ao redor do reservatório. Ação ocorre após rompimento de uma das redes de tubulação da Barragem nesta sexta-feira, 21. Estrutura foi construída para receber águas da Transposição do rio São Francisco e abastecer o Ceará.
A evacuação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A pasta frisou que o vazamento já foi solucionado e que a evacuação ocorre de forma preventiva, "zelando pela preservação de vidas em primeiro lugar”, diz a nota do órgão.
Principal motivo da evacuação é a dificuldade de avaliação técnica do local do rompimento de um dos condutos da barragem, bem como da represa em si. Um fator que estaria agravando a dificuldade de um parecer técnico no local seria a falta de iluminação adequada, conforme pontuou o MDR.
Segundo a pasta, os moradores estão sendo comunicados da necessidade de se retirarem do local por meio de carros de som que percorrem as vias da cidade. Profissionais da Defesa Civil e trabalhadores da empresa que gerencia a barragem foram convocados para ajudar na divulgação do alerta, visitando residência por residência.
(Alan Magno/O Povo)