quarta-feira, 29 de abril de 2020

Decon autua Unimed e Hapvida após constatar recusa na realização de exames para detecção do Coronavírus


Após denúncia de consumidores, o Ministério Público do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), fiscalizou a Unimed do Ceará, a Unimed Fortaleza e a Hapvida para verificar se as empresas estavam recusando ou dificultando a realização de exames para detecção da Covid-19 em Fortaleza. Os fiscais do Decon realizaram as vistorias nos dias 24, 28 e 29 de abril e constaram irregularidades na prestação do serviço. As empresas foram autuadas e tem o prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Na fiscalização foi verificado que os laboratórios credenciados por uma das operadoras não recebem o código de autorização que deve ser fornecido pelo plano para a realização do exame, impossibilitando que paciente realize o teste sem ônus. Desta forma, os exames eram realizados somente após negociação com as operadoras de saúde.

Os fiscais constataram, ainda, que outra operadora de saúde tem exigido que o paciente passe por uma consulta com médico plantonista da rede própria para a concessão de prescrição médica para realização do exame. Ou seja, o plano não aceita prescrição médica ou a nota/notificação compulsória fornecida pelo Ministério da Saúde emitido por outro médico fora de sua rede. Além disso, a operadora de saúde não está fornecendo número de protocolo das ligações.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a orientação é que o usuário com sintomas do Coronavírus entre em contato com a operadora e se informe sobre os locais de atendimento. Por meio da Resolução 453/2020, a ANS incluiu o exame para detecção do vírus no rol de cobertura obrigatória, logo, os exames de diagnóstico devem ser cobertos pelos planos sem maiores dificuldades ao paciente.

Além disso, os artigos 10 e 12 da Lei de Planos de Saúde determinam a cobertura de diagnóstico e tratamento para todas as doenças previstas da Classificação Internacional de Doenças (CID). Basta, para isso, que o médico que acompanha o paciente justifique a necessidade do exame diagnóstico. Ou seja, não é necessário que um paciente, já com prescrição médica, seja analisado por um médico do plano de saúde, para que o exame seja realizado.

Pelas irregularidades, a Unimed do Ceará, Unimed Fortaleza e Hapvida estão passíveis de sofrer penalidades administrativas que variam de multa à interdição, como prevê o artigo 18, do Decreto nº 2181/97, a depender do caso concreto.

Últimas notícias

  • Governo do Ceará entrega a 2ª Delegacia da Mulher em Fortaleza
  • O Governo do Ceará inaugura hoje (segunda-feira,31), em Fortaleza, mais um ...Continue lendo

  • Senge-CE promove posse da nova diretoria e entrega da comenda Aracy Tavares de Andrade Furtado
  • A engenheira Teodora Ximenes da Silveira foi reeleita presidente do Sindicato ...Continue lendo

  • Celso Gomes retoma cargo de prefeito em cerimônia marcada por apoio e compromisso com Iracema
  • Após 30 dias afastado do cargo, Celso Gomes reassumiu a Prefeitura de Iracema ...Continue lendo

  • PSB quer Cid Gomes na disputa pela reeleição ao Senado
  •  Neste sábado (30), durante encontro do PSB, na Câmara de Fortaleza, o ...Continue lendo

  • Acolhimento e Cidadania neste domingo (30), em Juazeiro do Norte
  •  A Federação das Associações e Lideranças Unidas de Juazeiro do Norte ...Continue lendo