Segundo o Coronel Giarola, os 250 homens devem permanecer no Cariri até a próxima sexta-feira, 06, se o decreto presidencial da Garantia da Lei e da Ordem - GLO- não for cancelado antes disso. "Minha vinda é para uma ligação de comando, verificando in loco a situação das operações e o estado moral da tropa", disse. Ele também afirmou que o trabalho vem proporcionando a segurança esperada devido à parceria com parte da PM, que não aderiu à paralisação, e com as demais forças do Estado e dos Municípios.
Em Juazeiro do Norte, a Secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Ivoneide Tenório, destacou o reforço da Guarda Civil e do Demutran nas ruas, junto à Polícia Civil. Durante o carnaval, atuaram 140 guardas civis e 60 agentes de trânsito. Foram registrados apenas dois acidentes com danos materiais, sem gravidade, e não houve furtos nem brigas no Largo do Teatro Marquise Branca, onde a folia se concentrou.
"Atuamos com mais de 10 veículos em todo o município, entre viaturas e motos, fazendo patrulhamentos e abordagens, inibindo a marginalidade", ressaltou o Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano.
"Seguiremos com o efetivo da GCM reforçado, sobretudo, na área comercial, pelo menos, até o final dessa semana", pontuou o Comandante da corporação, Cícero Ricardo da Silva.