“Esse evento hoje aqui tem um simbolismo muito importante. O país precisa entender que uma nação só consegue se libertar e diminuir as desigualdades, se investir em ciência e tecnologia. No nosso governo temos um compromisso de fortalecer e ampliar o conhecimento. Se nós investimos o recorde de R$ 90 milhões ano passado, esse ano queremos mais, pois enquanto o governo federal tem cortado as bolsas nesse país, a gente aumenta aqui. Por isso o Ceará dá um exemplo para o Brasil ao continuar investindo em educação, pesquisa, ciência, tecnologia e inovação”, pontuou o governador Camilo Santana.
O edital registrou aumento de aproximadamente 6% no número de bolsas de mestrado concedidas e de cerca de 4% no número de bolsas de doutorado. A verba é destinada a fortalecer o ensino de pós-graduação no Ceará e prover o Estado de recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
O titular da Secitece falou sobre a importância do investimento. “No Ceará nós acreditamos na ciência, na pesquisa, no estudo e na inovação. Proporcionalmente somos o maior programa de incentivo a pesquisa do Brasil. E isso causa um grande impacto na comunidade científica ao manter vivos programas de pesquisa que estão sendo produzidos no estado. E a maioria delas na área da saúde, compartilhada com instituições nacionais e internacionais”, explica Inácio Arruda.
|