Sem avisos públicos prévios, Cid Gomes (PDT) decidiu pedir licença não remunerada (motivos particulares) de suas funções no Senado. Focus apurou que a licença começa a partir do próximo dia 11. O movimento surpreendente abre o flanco para especulações em série.
O primeiro suplente de Cid na chapa eleita em 2018 é o empresário Prisco Bezerra, irmão do prefeito Roberto Cláudio. Desta forma, Prisco assumirá o mandato durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Os dois primeiros meses da licença é de baixa produção na Casa.
Segundo noticiou o site do Diário do Nordeste, em reportagem assinada pelo jornalista Inácio Aguiar (Focus respeita o esforço jornalístico dos profissionais de outros veículos e tem por norma citar o nome), a licença foi protocolada na manhã desta terça-feira.
Segundo o texto, a decisão do parlamentar tem duas justificativas oficiais. A primeira justificativa é que o Cid precisa tratar de interesses particulares “relacionados aos negócios” e a outra se relaciona com a necessidade de ” reestruturação” do PDT com vistas às eleições de 2020.
De fato, a tarefa de cuidar do PDT no Ceará tem sido uma responsabilidade inteiramente assumida por Cid Gomes. É o senador, desde que o seu grupo político assumiu o partido (e com as siglas anteriores isso também era uma prática), que trata das articulações para compor alianças, lançar nomes e filiar outros políticos nas quase duas centenas de cidades do Ceará.