quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Audic Mota presta homenagem a peritos criminais em sessão na Assembleia


A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quarta-feira, 11, sessão solene em homenagem ao Dia do Perito Criminal, comemorado, oficialmente, no dia 4 de dezembro. O evento atendeu a requerimento do deputado Audic Mota (PSB).

Ele destacou a importância da categoria para o trabalho forense e jurídico, na resolução de conflitos tão delicados, como os de natureza criminal. “Os profissionais de perícia merecem ser valorizados. Essa homenagem representa a lembrança a nós, como poder público, da necessidade de valorização permanente da carreira”, salientou.

Já o diretor da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Eurico Monteiro, assinalou que o exercício da profissão coloca o perito como um dos protagonistas da persecução penal. Ele lembrou, ainda, que no estado democrático de direito, o processo penal eficiente é um instrumento de garantias para a apreciação de questões a envolver valores como a vida e a liberdade, o respeito à dignidade humana e os direitos fundamentais do cidadão.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Ceará, Tácio Bezerra, ressaltou que os peritos são profissionais que buscam a verdade dos fatos, aplicando conhecimentos e metodologias científicas úteis ao esclarecimento da dinâmica criminosa, identificação de autorias, tipificação criminal e outras nuances que envolvam o procedimento de persecução penal.

Foram homenageados, com a entrega de certificados, Fernando Viana da Silva Queiroz e Luciano Carlos Leão, peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); Eurico Monteiro Montenegro e José Helano Matos Nogueira, peritos federais, além do perito legista Tácio Bezerra.

Últimas notícias