Deputado Nizo Costa |
Foi aprovado na última semana, no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Indicação N° 106/19, de autoria do deputado estadual Nizo Costa (PSB), que autoriza o Poder Executivo a fornecer pulseiras de identificação para pacientes com doenças crônicas como Alzheimer, Parkinson, Epilepsia e, ainda, Autistas, idosos e qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade na rede de saúde pública do estado do Ceará.
A pulseira conterá código, onde será possível saber o nome do paciente, endereço, telefone para contato (em caso de emergência), possíveis alergias a medicamentos, informações complementares (como tipo sanguíneo e doenças preexistentes), além de outras informações que podem ajudar em caso de tratamento emergencial. A pulseira será confeccionada com material resistente ao contato com a água e de difícil retirada. A distribuição do material poderá ser realizada através das secretarias envolvidas, sendo adquirido de forma gratuita e facultativa.
“Esse é um projeto que vai precisar contar com a parceria de todos. Por exemplo, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, precisa trabalhar em parceria com o setor de desenvolvimento de projetos tecnológicos do Estado do Ceará (na criação de mecanismos para o funcionamento e na elaboração de banco de dados). Além disso, o projeto já conta com a apreciação dos meus pares na Casa e ainda necessita do apoio dos Municípios, que terão participação fundamental nesse processo”, destaca Nizo Costa.