sexta-feira, 7 de junho de 2019
Com os melhores resultados da educação na história, 182 municípios cearenses recebem Prêmio Escola Nota Dez
A educação cearense alcançou os melhores resultados de sua história no ano de 2018. E como forma de recompensar e estimular o trabalho desenvolvido nos municípios, uma grande festa nesta quinta-feira (6), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, marcou a entrega do Prêmio Escola Nota Dez para as melhores escolas públicas do ano passado, em 182 municípios. Promovido pelo Governo do Ceará, a iniciativa realizou 337 premiações em sua 11ª edição. O governador Camilo Santana marcou presença, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.
O Centro de Eventos recebeu milhares de educadores de diversas cidades do Ceará para receber a premiação das mãos do governador, com muita festa. “Hoje é um dia de reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido há anos no Ceará. É uma política que cada vez mais vem sendo ampliada, aperfeiçoada, pactuada com os municípios. É uma política continuada, meritocrática, que tem premiado alunos, professores, escolas, municípios, e o resultado está aí. O Ceará saiu em 2007 de 39% de alunos alfabetizados na idade certa para praticamente 90% das crianças do 2° ano alfabetizadas. Todos os indicadores têm melhorado. Em 2018 foram os melhores resultados desde quando o Programa (de Alfabetização na Idade Certa) se iniciou e é por isso que o Ceará hoje tem o reconhecimento de ter a melhor educação pública do Ensino Fundamental do país. Inclusive, no último IDEB, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará. Então, esse é o momento de reconhecer o trabalho de todos pela educação, que é a coisa mais importante para transformar o país, os estados e as cidades”, enfatizou o chefe do Executivo.
Das premiações entregues às escolas na 11ª edição do prêmio, 150 foram para os melhores resultados de alfabetização na idade certa ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Já com relação à avaliação dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática, critério adotado para premiar as escolas pelo desempenho de suas turmas do 5º e 9º anos, foram mais 150 e outros 37 prêmios, respectivamente.A avaliação alcançou 283.420 alunos das três séries de 5.142 escolas públicas.
Entusiasta e parte importante nesse modelo educacional adotado pelo Ceará na década passada, a vice-governadora Izolda Cela reconhece a importância da pactuação com os municípios. “É uma renovada alegria encontrá-los neste momento para celebrarmos a educação pública das crianças e jovens no Ceará. Isso acontece porque somos muitos e somos bem articulados. As gestões municipais também são responsáveis por isso e com isso os bons resultados só aumentam. Este trabalho está sustentando a educação do Ceará e todos os outros bons resultados que o Ceará atingiu ao longo dos últimos anos” destacou Izolda.
No início do Programa, apenas 14 municípios estavam no padrão desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2018, esse número saltou para 182. Quanto ao 5º ano, nenhum município cearense em 2008 apresentou média no nível adequado em Português e Matemática. Em 2018, 65 municípios já se encontravam com proficiência média no nível adequado nas duas disciplinas. No 9º ano é possível identificar que em Língua Portuguesa são 155 municípios nos melhores níveis e em Matemática são 48. Em 2010 eram 7 em Língua Portuguesa e 4 em Matemática. Mais uma vez, o Ceará obteve avaliação positiva em todos os municípios nesta etapa da educação básica.
Avaliação
Para conquistar a premiação, as escolas devem ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto nos 5º e 9º anos os estudantes devem obter notas entre 7,5 e 10 em Português e Matemática.
(Governo do Ceará)