Pelo menos 2 pessoas, incluindo um irmão do prefeito, foram presas hoje (24) durante uma Operação da Polícia Civil e do Ministério Público denominada de "Sinal Verde", que tem como objetivo acabar com um sistema de fraudes e corrupção no órgão municipal de trânsito do município de Nova Olinda (CE) . A operação começou no início da manhã e tem a participação de agentes da 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil e de policiais da 5ª CIA do 2º BPM com sede em Crato.
O objetivo da Operação é cumprir 2 mandados de prisão e 3 de busca e apreensão expedidos pelo juiz titular Herick Bezerra Tavares da Comarca de Nova Olinda contra funcionários do Detran e da Secretaria de Obras do Município envolvidos num esquema de fraude e corrupção denunciado pelo Ministério Público Estadual através da Promotoria de Justiça do município.
Foram presos o Secretário Municipal de Urbanismo e Obras, João Paulo Silva Sampaio (irmão do prefeito) e o gestor do órgão municipal de trânsito que é ligado a secretaria de obras Cicero Kedyson Queiroz da Silva conhecido como "Kessim".
Segundo o delegado regional Luiz Eduardo os dois operavam um esquema de retenção e entrega irregular de veículos no departamento. Os dois negociavam com as vítimas a liberação irregular de veículos apreendidos também de forma irregular. De acordo com as investigações os dois são suspeitos de participar de um esquema de vendas de veículos apreendidos irregularmente.
O Esquema
O delegado contou como o esquema funcionava
"Eles procuravam os proprietários dos veículos apreendidos e ofereciam retirada com valores mais baixos do que o que correspondiam aos valores das multas argumentando que pra fazer a retirada de forma legal não compensava"
Além disso, o delegado acrescentou, que a operação apura o sumiço de veículos da garagem do demutran.
Os acusados e outros funcionários públicos serão ouvidos ao longo do dia.
Até o momento ninguém se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Terceiro secretário na cadeia este ano
Com a prisão do secretário de Urbanismo e Obras ocorrida nesta manhã sobe para três o número de secretários municipais da administração Afonso Sampaio presos este ano sob a acusação de participação em esquemas de corrupção na prefeitura.
Ranilson Silva
(Radialista e Servidor Municipal)