segunda-feira, 1 de abril de 2019
Governo do Crato inaugura Praça do CEU, no Mirandão, na próxima sexta-feira (5)
A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura e de Infraestrutura, entrega na próxima sexta-feira (5) à população cratense, o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados da cidade, mais conhecido como Praça do CEU. A solenidade inicia às 17h, com as presenças do prefeito municipal, Zé Ailton Brasil e todo o secretariado. Coordenado pelo Ministério da Cidadania (Antigo Cultura) e realizado em parceria com prefeituras municipais, os centros são construídos preferencialmente em comunidades de alta vulnerabilidade social.
O equipamento está localizado à Rua Teodorico Teles Neto, s/n, no bairro do Mirandão, e contemplará a população local, o Conjunto Conviver e também os adjacentes, como Muriti, Santa Luzia, São Miguel e Vila Lobo. Durante o processo, surgiu uma nova comunidade, o Conjunto Monsenhor Montenegro, no Barro Branco, que também pode ser englobado pelo projeto.
O CEU reúne em sua infraestrutura biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra coberta, playground e pista de caminhada. Um equipamento completo para promoção da cultura, esporte, social e lazer.
A gestão administrativa do equipamento será realizada pela Prefeitura Municipal e um Núcleo Gestor formado por representantes dos bairros contemplados, e a sociedade civil organizada será responsável pela articulação das ações do local.
A entrega deste equipamento representa uma grande vitória para todo o município. A obra da praça iniciou em 2013 e desde que assumiu a gestão, o prefeito Zé Ailton e o secretário Wilton Dedê se empenharam em finalizar a sua implantação e entregar à sociedade. “O projeto vem desde 2013, vem se arrastando e nessa gestão a gente deu prioridade, desembaraçamos alguns processos e, enfim, conseguimos. A nossa expectativa é que o equipamento se instale, e de forma muito positiva influencie na vida das comunidades envolvidas no projeto. Parte do equipamento já vem sendo utilizado pela população, atendendo a uma orientação do projeto, a de que nós devemos incentivar o uso para o empoderamento das comunidades em relação ao equipamento”, comentou o secretário.
(Assessoria de Imprensa)