Uma solenidade realizada na manhã ontem (quinta-feira, 24), no “Dia Nacional do Aposentado”, inaugurou as novas instalações do Fundo de Previdência Social do Município- PREVICRATO. O equipamento está funcionando em novo endereço: na Praça da Sé, 682, no Centro da cidade. O evento foi realizado com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil e de diversas autoridades municipais.
Durante a cerimônia, o presidente do Previcrato, Antônio Albuquerque, destacou que a nova instalação oferece melhores condições para atender aos aposentados. Albuquerque agradeceu aos colaboradores e disse que a equipe está empenhada em fornecer informações, praticidade e celeridade nos processos.
O presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano, lembrou que fez parte, em 2010, da comissão que criou o regime próprio de previdência no município. O chefe do legislativo disse ainda que o prefeito colocou uma pessoa responsável para gerenciar a previdência, e lembrou que a Câmara Municipal tem fiscalizado as contas da instituição.
O prefeito Zé Ailton Brasil, por sua vez, abraçou os aposentados, agradeceu ao apoio que tem recebido do Poder Legislativo e desejou que o novo espaço possa servir bem a “todos aqueles que cumpriram a missão de servir a população do Crato”, disse.
O gestor parabenizou os aposentados pelo dia e afirmou esperar que até o meio do próximo ano, inaugurar a sede definitiva para que os aposentados tenham um espaço em que sintam a extensão do seu lar.
Rita de Cássia Morais Leite, que é aposentada pelo município, afirmou que é uma satisfação contribuir com a previdência. “É uma satisfação enorme fazer parte da Previcrato, depois de tantos anos de trabalho, eu que trabalhei 36 anos, e saber que a Previcrato está funcionando em boas mãos”, comentou.
A cerimônia foi acompanhada pelo Chefe Adjunto do Gabinete, Felipe Correia, pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subsecção Crato, Reno Feitosa; e pelos vereadores Antônio de Mano, Bebeto Anastácio, Fernando Brasil e Thiago Esmeraldo, além de aposentados da previdência.
Dia do Aposentado
A data celebra a sanção, em 24 de janeiro de 1923, pelo presidente Artur Bernardes, do projeto do deputado Elói Chaves que criava uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários das empresas de estrada de ferro do Brasil. Considerada a primeira lei brasileira de previdência social, a data foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Nacional.
(Assessoria de Imprensa)