Deputado Leonardo Araújo |
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará projeto de lei nº 66/18 de autoria do deputado estadual Leonardo Araújo que institui a Campanha Março Verde destinada ao desenvolvimento de iniciativas sociais em prol da saúde dos animais de rua e domésticos, a ser realizada, anualmente, no mês de março, em alusão ao Dia Nacional dos Animais, comemorado em 14 de março.
Segundo o parlamentar, "este projeto faz parte da adoção de políticas públicas voltadas à proteção e defesa dos animais de rua e domésticos, sendo fundamental a adesão dos “amantes dos animais. Em meio às atitudes de maus-tratos envolvendo animais no Estado do Ceará, ganha destaque a necessidade de desenvolver boas práticas de incentivo à proteção dos animais de rua e domésticos. Apesar das iniciativas das instituições de proteção animal no sentido de realizar campanhas e desenvolver ações em prol da sensibilização da sociedade para a defesa da integridade física e sanitária dos animais, é imprescindível ampliar o debate sobre o tema, com vistas a permitir uma maior participação da sociedade em busca desse objetivo", justificou Leonardo Araújo.
A Campanha Março Verde tem como objetivo desenvolver ações que contribuam para a proteção da integridade física e sanitária dos animais de rua e domésticos; realização de campanhas socioeducativas voltadas à adoção de animais em estado de abandono; esclarecimentos a população acerca da importância da prevenção de zoonoses; promover atividades, tais como eventos, debates, seminários e palestras, voltados à conscientização das pessoas a respeito do cuidado e atenção à saúde dos animais de rua e domésticos; divulgar a legislação de proteção animal, a fim de orientar a sociedade acerca dos direitos dos animais de rua e domésticos; e incentivar a população a denunciar aos órgão públicos os casos de maus-tratos envolvendo animais de rua e domésticos.
A escolha da cor verde para simbolizar a campanha tem relação com o significado dessa cor, que representa a esperança, a liberdade, a natureza viva, além de estar associada à renovação. Essa campanha busca, de fato, renovar os pensamentos humanos, de modo a favorecer uma maior consciência quanto à importância da proteção da saúde dos animais de rua e domésticos.