O 13º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, foi encerrado neste sábado (19), no Centro de Eventos do Ceará. Com quase 300 participantes, o público pôde conferir palestras sobre redes sociais, nova política, estratégias eleitorais, fake news, pesquisas eleitorais, estratégias digitais, entre outros temas.
O último dia de Congresso foi marcado pelo lançamento do o E-book “Novas Estratégias Eleitorais para Um Novo Ambiente Político. O produto conta com textos de diretores e sócios da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP). O e-book é composto por 17 artigos assinados por consultores políticos de diversas formações e atuações, oriundos de 12 estados espalhados pelas cinco regiões do país.
Também no último dia de evento a juíza Kamile Castro ministrou palestra sobre Direito Eleitoral, em que teve como foco a propaganda eleitoral para entender o que é permitido e o que não é permitido em período eleitoral. Ela também tratou do financiamento coletivo de campanhas.
O compositor de jingles Lázaro do Piauí realizou um pocket show e tratou do tema “Jingles para conquistar votos”, onde tratou sobre dicas a respeito de como criar um jingle impactante. Em 2006, ele se tornou célebre por ter composto o jingle “Deixa o homem trabalhar”, utilizado na campanha de reeleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre o Congresso
O evento foi promovido pela empresas Manhanelli Associados e Marketing Político e Companhia/MP&Cia, com apoio institucional da ABCOP. O congresso discutiu temas como renovação política, uso da Internet nas campanhas eleitorais, novas técnicas de comunicação e de mobilização eleitoral e campanha permanente dentre outros. O evento reuniu profissionais de marketing e comunicação, pré-candidatos que às eleições 2018, representantes de partidos políticos, assessores políticos, imprensa em geral, estudantes universitários de áreas afins e movimentos sociais.