sábado, 3 de fevereiro de 2018

Discurso do governador marca início da abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará abriu os trabalhos da 29ª Legislatura com sessão solene na manhã desta sexta-feira (2), no Plenário 13 de Maio. A instalação da 4ª Sessão Legislativa da 29ª Legislatura contou com a presença do governador Camilo Santana (PT), que apresentou um balanço das ações do Governo no ano passado e uma projeção para o ano de 2018.
Na mensagem governamental, o Executivo prestou contas do exercício 2017, expondo a situação do Estado em áreas como saúde, educação e segurança. “Minha mensagem, embora carregada da necessária racionalidade, não poderia deixar de ser de entusiasmo e otimismo, porque está embasada em fatos que fizeram de 2017 um ano de grandes avanços para o Ceará e abriram caminhos para novas e significativas conquistas para o nosso Estado”, avaliou.
Camilo afirmou que o ano de 2017 foi mais “um grande ano” para a educação. “Além do maciço investimento em novas escolas e do fortalecimento da carreira do magistério, considerada a melhor do Brasil, ampliamos nosso programa de tempo integral e alcançamos os melhores resultados da história”, citou.
Segundo ele, a escola pública do Ceará superou a média brasileira em leitura, escrita e matemática das crianças matriculadas no terceiro ano do ensino fundamental e obteve os melhores resultados do Nordeste, conforme a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).
No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, o Estado colocou 77 escolas no ranking das 100 melhores insituições públicas do País. Os 24 primeiros lugares são do Ceará. “Passamos a apoiar cada vez mais nossos jovens para alcançar sucesso no Enem e batemos recorde de inscrição dos nossos alunos, com 99,51% de adesão, quando a média do Brasil foi de apenas 60%”, destacou.
Na saúde, Camilo afirmou que 2017 foi um importante ano para a área. “Batemos recorde de internações, cerca de 90 mil, 10% a mais que em 2016, e recorde histórico de cirurgias, mais de 65 mil, 12% a mais que no ano anterior”, informou.  Conforme ele, houve ainda uma redução da mortalidade hospitalar de 13%. “Também mantivemos, em 2017, nosso Ceará como estado referência em transplantes, com cerca de 1.500 procedimentos. Atendemos mais e melhor”, acrescentou.
Na segurança pública, de acordo com o gestor, não foram medidos esforços nem investimentos para reforçar a área. “Nunca nossos policiais trabalharam tanto, realizaram tantas prisões, desarticularam tantas quadrilhas e apreenderam tanta droga como em 2017”, observou.
Somente no ano passado foram convocados e formados quase 2.800 novos policiais militares, que já estão, de acordo com Camilo, reforçando o policiamento das ruas. “Outros 1.400 já estão em formação na academia. Pela Polícia Civil, foram 730 convocados em 2017. Outros 660 estão na academia e reforçarão nosso setor de inteligência e nossas delegacias”, informou.
Ele destacou também a criação do Plano Estadual de Segurança Pública. A ideia consiste em um trabalho de três volumes, a partir de estudos e dados estatísticos, experiências realizadas dentro e fora do Brasil, além de um plano de ações que contempla a intersetorialidade, com prazos e metas, e o papel de cada signatário. “O plano, inédito no País, foi elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entidade considerada referência na área em todo o Brasil, e está à disposição de qualquer cidadão no site do governo do Estado”, explicou.
Antes do pronunciamento do governador, o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), destacou a satisfação em receber os convidados e agradeceu a visita do governador à Assembleia.
Participaram, entre outras autoridades, a vice-governadora Izolda Cela (PDT); o desembargador do Tribunal de Justiça, Washington Luís; o vice-presidente da Casa, deputado Tin Gomes (PHS); o primeiro secretário da Casa, deputado Audic Mota (PMDB); a procuradora-geral de Justiça em exercício, Vanja Fontenele, e a defensora pública do Estado Mariana Lobo.

Últimas notícias