sábado, 10 de fevereiro de 2018

Criadores de animais reagem a interesse da prefeitura de tentar retomar administração do Frigorífico Industrial de Juazeiro.


Repercute de forma negativa entre os criadores de animais, marchantes e comerciantes donos de frigoríficos em todo o Cariri, o desejo da Prefeitura de Juazeiro do Norte retomar a administração do Frigorífico Industrial do Cariri, sediado em Juazeiro. Criadores reconhecem a excelência do serviço agora prestado. Até a administração passada o serviço era de péssima qualidade e mal atendia aos criadores de Juazeiro.
Hoje criadores de pelo menos cinco municípios (Juazeiro, Crato, Barbalha, Caririaçu, Missão Velha e Várzea Alegre) fazem diariamente o abate de seus animais em Juazeiro.
No último anos da administração Raimundo Macedo (2013-2016), a Sassá Empreendimentos ganhou a concessão para explorar o serviço no Frigorífico de Juazeiro por 15 anos. Em pouco menos de 2 anos já investiu mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos, tais como: câmara frigorífica, recuperação da infraestrutura do prédio, três caminhões ar-refrigerado e esgoto, entre outras benfeitorias. Além disso, emprega mais de 60 pessoas, direta ou indiretamente.
No último dia 5, Juazeiro do Norte sediou audiência pública com representantes de diversos municípios do interior do Estado com o objetivo de tratar da necessidade da fiscalização e do controle de produtos de origem animal.
Na ocasião, o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o médico veterinário, Ives Tavares, ressaltou a importância dos órgãos de fiscalização das esferas federal, estadual e municipal, para que o produto que chegue à mesa dos consumidores tenha qualidade e que não seja transmissores de doenças. O Frigorífico de Juazeiro chegou a ser citado como exemplo de administração por atender a todos do quesitos estabelecido por lei, inclusive o selo SIE (Selo de Inspeção Estadual).
O evento contou com a presença do prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra e de Altemar Antunes, o "Sassá", administrador do Frigorífico Industrial do Cariri, sediado em Juazeiro do Norte.
Na oportunidade, Sassá explicou o papel do frigorífico no processo do alimento desde o abate do animal até a sua saída para a comercialização e o consumo final. Sassá também destacou a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do SIE, este último, disponibilizado por apenas municípios cearenses: Fortaleza e Juazeiro do Norte.
Criadores querem entender a razão do suposto interesse da Prefeitura de Juazeiro do Norte a retomar a administração do frigorífico.

Últimas notícias