quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Ceará tem o melhor índice de alfabetização dos últimos 10 anos
Os resultados do Spaece de 2017, divulgados nesta quinta-feira (22) pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar, mostram que 88,2% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública enquadram-se no nível desejável de alfabetização. Em 2007, o índice era de 39,9%
O número de alunos da rede pública que finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados em 2017 marcou o melhor desempenho de aprendizagem nos últimos dez anos da Educação no Ceará. De acordo com os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) do ano passado, divulgados nesta quinta-feira (22), 88,2% desses alunos (92.752) enquadram-se no nível desejável de alfabetização. Em 2007, quando o Spaece passou a avaliar o processo, o índice era de 39,9%. As informações foram apresentadas pelo governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, no Palácio da Abolição.
Os dados também analisaram o desempenho dos alunos do 5º e 9º do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática – ambas apresentaram crescimento expressivo. De acordo com o chefe do Executivo, os resultados mostram os esforços que os municípios, junto ao Governo do Ceará, têm direcionado para a melhoria da educação dos cearenses. “Os dados são muito significativos, pois mostra os resultados de pactuação e cooperação, além do esforço dos municípios. (O Spaece) está trazendo resultados e melhorando a cada ano. São os melhores números de toda a história do sistema”, avaliou o governador. A solenidade contou, ainda, com a participação de prefeitos, secretários e servidores da Educação dos municípios cearenses. Veja a apresentação.
Essa cooperação, disse Camilo Santana, foi importante, principalmente, nos últimos anos. “Foi um período complicado para os municípios do ponto de vista econômico, de seca. Mesmo assim, os municípios têm colocado (a educação) como prioridade, como uma grande política de redução de desigualdade, (criação) de oportunidade, de justiça. É uma alegria muito grande ter o Ceará como referência”, afirmou. “Estamos com 12 estados já levando a experiência do Ceará na Educação nos últimos anos”, continuou.
O secretário Idilvan Alencar enfatizou que a Secretaria da Educação está dando todo o suporte aos estados que querem se espelhar no modelo de gestão do Estado. “Desde o ano passado, estamos assinando convênio, dando todo o material didático e todos os direitos autorais para que eles possam fazer igual ao Ceará. Isso é motivo de orgulho para todo cearense”, sublinhou. “´É um trabalho árduo, que começa desde o primeiro dia letivo. Até essa avaliação, eu sei o esforço de regionais, coordenadores de Crede (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), de equipes da Seduc e dos municípios”, destacou.
(Governo do Ceará)