sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Câmara de Juazeiro discute Segurança Pública


A Câmara realizou na quarta-feira (7), no Memorial Padre Cícero, uma Audiência para tratar sobre a questão da Segurança Pública. Bastante representativa, a Audiência contou com as presenças do Comandante do Policiamento do Interior (CPI), Júlio Aquino, do Comandante do 2° BPM, de Juazeiro, Luciano Rodrigues, Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Norberto, do Delegado Regional da Polícia Civil, Juliano Marcula, da Delegada da Polícia Federal, Josefa Lourenço, do Secretário de Segurança Pública do Município, Hamílton Macedo, do Vice-prefeito Giovanni Sampaio, do Comandante da Guarda Municipal, Cláudio Belino, o ex-vereador Agnaldo Carlos, além de Sindicatos e representantes da sociedade civil. Compareceram também os vereadores Claudionor Mota e Rita Monteiro.
A Audiência foi aberta pelo Presidente da Câmara, vereador Glêdson Bezerra e presidida pelo vereador Capitão Vieira que solicitou a realização da mesma.
Vieira apresentou dados do Batalhão sobre a violência na região e destacou o aumento nas apreensões ligadas ao consumo e tráfico de drogas, que segundo ele, é o maior alimentador do crime. Vieira diz não ser possível cruzar os braços e achar que essa situação é normal e todos tem que participar ativamente, denunciando, combatendo e educando para a mudança dessa realidade. “Temos que mudar a legislação e os nossos legisladores da Câmara alta precisam atentar para isso”, ressalta Vieira.
Os Comandantes da Polícia Militar apresentaram o trabalho que vem sendo realizado e de acordo com o comandante do CPI falta comprometimento e envolvimento pessoal dos que fazem o sistema e que a integração das ações mudaria essa realidade de violência. “Existem soluções prontas, baratas e exequíveis, mas em algum lugar alguém se beneficia com o caos”, comenta. Ele aponta que falta educação em todos os níveis e é preciso haver um acompanhamento de rotina das crianças para educá-los nos melhores caminhos. “A família precisa estar atenta e acompanhando o dia a dia e os governos atuando no acompanhamento multidisciplinar”, afirma.
Várias medidas foram propostas e serão encaminhadas à Secretaria de Segurança do Estado e aos órgãos responsáveis, como a criação da Vara da Infância em Juazeiro, Delegacia de combate ao uso e tráfico de entorpecentes, possibilidade de abertura para Policiais Militares participarem ativamente das investigações, criação do Núcleo da Coordenadoria de Inteligência na Região, das Delegacias Distritais e a implantação dos Bloqueadores de celulares nos presídios, dentre outros.

Últimas notícias