O Ministério da Educação confirmou a abertura de cinco novos cursos de medicina no Ceará. As cidades contempladas são: Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixadá e Russas. A comunicação das vagas foi feita nesta quarta-feira (2) e o edital oficializado a oferta deve ser lançado em breve. Crato, que não se preparou adequadamente no governo Ronaldo Gomes de Matos ficou de fora.
"O Ceará precisa estabelecer as condições necessárias para a formação adequada dos jovens do interior, entre elas, a do ensino superior. A implantação dos cursos de medicina possibilita um futuro com mais oportunidades, especialmente para os jovens. Os municípios do Ceará já estão aptos a receber o curso, pois passaram por várias etapas avaliativas. O que nós sempre defendemos é que se instale no Estado oportunidades para os nossos jovens, como essas que se abrem com os cursos de medicina. É mais um fruto do nosso trabalho trazendo resultados concretos em resposta à reivindicação antiga da nossa população”, defendeu o senador Eunício Oliveira, presidente do Senado.
O tema inclusive foi tratado em reunião de Eunício com o ministro da Educação, Mendonça Filho, no último dia 6 de abril. Na ocasião, o presidente do Congresso destacou, além da abertura dos novos cursos de medicina, a liberação de recursos para investimentos em infraestrutura com vistas à melhoria da educação nas cidades cearenses.
(Com informações da Agência Senado)