Quatro deputados registraram candidatura à presidência da Câmara até o início da noite desta quarta-feira (1º). Oficialmente, estão protocolados os nomes de Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e André Figueiredo (PDT-CE). As candidaturas podem ser oficializadas até 23h desta quarta. A eleição será nesta quinta-feira (2).
Os outros deputados que já anunciaram candidatura são o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Rogério Rosso (PSD-DF), mas eles ainda não tinham feito os registros das candidaturas até a última atualização desta reportagem.
Nesta segunda (30), os quatro deputados que concorrem com o atual presidente entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a candidatura de Maia.
Opositores da candidatura do atual presidente argumentam que ele não pode se reeleger dentro de uma mesma legislatura (período de quatro anos do mandato de deputado).
Partidários de Maia afirmam que não se trataria de uma reeleição, já que o atual mandato dele é "tampão". Maia ganhou a eleição para presidência após a renúncia de Eduardo Cunha no ano passado.
Para ser eleito, um candidato à presidência da Câmara precisa obter a maioria dos votos, desde que estajam presentes à sessão, pelo menos, 257 dos 513 deputados. A eleição é secreta.