Eunício obteve 61 votos |
O senador Eunício Oliveira (PMDB) foi eleito nesta quarta-feira (1), presidente do Senado. Eunício obteve 61 votos, enquanto o senador José Medeiros (PSD-MT) teve 10 votos.
A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.
Ao tomar assento na cadeira de presidente, Eunício saudou o ex-presidente do Senado, o também cearense Mauro Benevides (1990-1992). Disse ainda que se dedicará ao mandato com força e honra. "Sou um sertanejo forjado ao desafio. Conheço bastante os problemas sociais a ser enfrentado, busco sempre o entendimento o consenso possível", disse Eunício.
Taciano e Vaval já estão em Brasília para a posse de Eunício no Senado |
Por enquanto, há acordo para os primeiros cargos da Mesa. Assim, a 1ª Vice-Presidência será ocupada por Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a 2ª Vice-Presidência será de João Alberto Souza (PMDB-MA) e a 1ª Secretaria ficará com José Pimentel (PT-CE). Há ainda impasse sobre a situação das segunda, terceira e quarta secretarias.A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.
Por enquanto, há acordo para os primeiros cargos da Mesa. Assim, a 1ª Vice-Presidência será ocupada por Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a 2ª Vice-Presidência será de João Alberto Souza (PMDB-MA) e a 1ª Secretaria ficará com José Pimentel (PT-CE). Há ainda impasse sobre a situação das segunda, terceira e quarta secretarias.Nesta quinta-feira (2), Eunício tomará posse em Brasília com a presença de jornalistas de todo o país, inclusive do Cariri. Por lá já se encontram os colegas Taciano Clécio e Vaval Medeiros, da Rádio Tempo FM de Juazeiro do Norte