terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Chuvas revelam precariedade das ruas de Juazeiro

Parte do muro da Avenida Aíltons Gomes desabou nesta madrugada

Não bastasse os problemas nas ruas de quase todos os bairros, como os buracos e valas, as chuvas que caíram na cidade nas últimas 24 horas trouxeram mais problemas de infraestrutura para a Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Parte de um muro de contenção que separa as duas pistas desabou com as chuvas que caíram nesta madrugada na avenida Aílton Gomes, trazendo perigo para transeuntes e veículo que utilizam aquele trecho, próximo ao mercado do Pirajá.
As pedras soltas e espalhadas pela avenida podem causar grave acidente. Até o final da manhã desta terça-feira (28), todo material destruído pela chuva ainda estava espalhado no local levando risco à população.
Ainda nesta terça, em contato com o blog, moradores de diversos bairros como Antônio Vieira, São José, Novo Juazeiro, Triângulo e Salesianos revelam que algumas ruas estão cheira de buracos, alguns já viraram cratera e, portanto, sem condições de tráfego. Os moradores pedem a presença do prefeito e/ou da sua equipe de fiscalização (se é que existe) no local para uma avaliação da necessidade urgente da recuperação dos trechos danificados.

Chuvas banham Crato e Juazeiro

Entre a madrugada e até as 10h horas desta terça-feira de Carnaval choveu 49.0mm no Crato e em Juazeiro já choveu 41.0mm. Segundo a Funceme pode chover ainda hoje em todo o Cariri.
Confira, de acordo com a Funceme, os 10 municípios mais atingidos pela chuva nesta terça.
Granja (Posto: Granja) : 55.0 mm
Mombaça (Posto: Boa Vista) : 54.5 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 53.0 mm
Camocim (Posto: Camocim) : 50.1 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 49.0 mm
Crato (Posto: Crato) : 43.4 mm
Juazeiro Do Norte (Posto: Juazeiro Do Norte) : 41.0 mm
Morada Nova (Posto: Aruaru) : 37.0 mm
Palmácia (Posto: Palmacia) : 36.6 mm
Assaré (Posto: Assare) : 35.0 mm

Aeronave com a banda "Aviões do Forró" faz pouso forçado

Os cantores Xand Avião e Solange Almeida, da banda Aviões do Forró, passaram por um susto na madrugada desta terça-feira, 28. O grupo seguia para Salvador, Bahia, após se apresentarem em Recife, Pernambuco, quando a aeronave fretada em que estavam passou por um problema técnico em uma das turbinas. O piloto foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Maceió.
Em comunicado, a banda informou que todos passam bem, lamentou o ocorrido e o cancelamento do show. “Agradecemos o carinho e a compreensão de todos”, diz um trecho.
Solange relatou os momentos de tensão vividos por todo o grupo em seu perfil no Instagram. “Quando estávamos no alto passando próximo a Maceió, eu ouvi um estalo alto e um clarão no motor do lado direito da aeronave onde estava sentada com o Edson. Fiquei atenta a tudo, achei que fosse um raio. Logo em seguida, o Wilson que nos acompanha me chamou e disse que a gente faria um pouso de emergência, que estava tudo sobre controle e que o motor da aeronave tinha parado”, disse a vocalista.
Durante o “problema técnico”, Sol disse que não ficou nada bem. “A gente lembra de tudo. Pensa nos filhos, pensa na família. Passa um filme, aquele filmão. E aí ficou todo mundo orando e pedindo a Deus. Ele mais uma vez perfeito, único e absoluto. A cada balançada o coração queria sair pela boca”, afirma a cantora.
Após o ocorrido, a banda cancelou o show que faria em Salvador, na Bahia. “Ninguém tem condições emocionais de entrar em um avião”, finalizou Solange Almeida, que se despede nesta terça-feira de Carnaval do grupo Aviões do Forró para seguir carreira solo. Por sua vez, Xand Avião assume a banda com novos integrantes.
(O Povo)

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Desconto no contra-cheque desagrada servidores e sindicato agenda manifestação para depois do Carnaval

Mazé dos Santos culpa a prefeitura por agir de má fé.

Assim que retornar de viagem do Carnaval, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), terá seu primeiro imbróglio administrativo para resolver. É que o Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (Sinsemjun) está convocando todos os filiados para uma manifestação na quinta-feira (2/3), às 10 horas, em frente ao prédio da prefeitura, contra o desconto duplo no contra-cheque do servidor neste mês de fevereiro.
É que, como a prefeitura pagou os meses de janeiro e fevereiro dentro do mês (fevereiro), houve desconto duplo do Imposto de Renda, o que fez alguns servidores perder mais 40% do vencimento.
Segundo os dirigentes do sindicato, houve má fé, pois o dinheiro descontado no contracheque dos servidores ficam retido para a prefeitura. "Foi esperteza da administração. Deviam ter consultado o sindicato, pois ninguém pediu pra receber antecipado. Se tivessem pago a partir do dia 1º de março, não haveria esse duplo desconto.", disse Mazé dos Santos, presidente do Sinsemjun, ao jornalista João Hilário, da Rádio Padre Cícero, neste sábado (25).
NOTA
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Gestão (SEGEST), esclareceu por meio de nota à imprensa que os descontos feitos no pagamento dos servidores municipais nesses dias 23 e 24 de fevereiro, estão sendo efetuados dentro da legalidade.
"O Secretário da SEGEST, Evaldo Soares, esclarece que houve mais de um pagamento no mês de fevereiro, ou seja, foi pago a folha de janeiro no começo de fevereiro, houve pagamento de uma Gratificação de Desempenho Fiscal e Incremento da Arrecadação dos Tributos (GDFIAT), também no mês de fevereiro e, agora, aconteceu o pagamento da folha referente ao mês em curso.
Ele explica que o cálculo do imposto de renda retido na fonte é feito sobre o total de todos os pagamentos realizados dentro do mês. “Então, não houve nenhum desconto irregular. Apenas estão sendo seguidas as orientações da legislação em vigor", diz a nota.

Ligar de telefone fixo para celular está mais barato


As ligações feitas de telefones fixos para celulares estão mais baratas a partir de hoje (25). Os valores das chamadas locais tiveram uma redução entre 16,49% e 19,25% e, para as ligações interurbanas, a queda é entre 7,05% e 12,01%, dependendo da empresa.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a queda no custo das ligações se deve à redução das tarifas de interconexão, que é o valor cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra operadora para a realização de ligações. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem ocorrer até 2019, segundo previsão da Anatel.
A redução das tarifas vai beneficiar os 41,8 milhões de assinantes de telefone fixo do país. Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações devem aumentar os investimentos na ampliação de suas redes, na melhoria da qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores, conforme determinações da Anatel.
(Agência Brasil)

Vereadores requerem academias populares para suas comunidades



Fotos: Divulgação

Três vereadores apresentaram requerimentos durante as sessões através dos quais solicitam a instalação de equipamentos em praças do Crato, as conhecidas academias populares.
Lunga, do PSD, requereu a instalação de uma academia popular em praça de Dom Quintino. Segundo ele relembra, a prática de atividade física é saudável e sugerida por médicos.
“Em Dom Quintino”, diz o vereador, “nem tem academia nem lugar para caminhar. Então o prefeito tem que ajudar o povo de Dom Quintino porque lá o pessoal faz caminhada na rua, na poeira, e ele fazendo uma academia numa praça vai ficar algo bonito, organizado e o povo vai se sentir bem”, justifica o parlamentar cratense.
Vereador pelo PSC, Tico da Serrinha fez a mesma solicitação, desta vez para a Praça Dona Ceicinha, no bairro Seminário. Pediu, ainda, que ela seja reformada pela Prefeitura. Já Pedro Alagoano, do PSD, foi além requerendo que sejam instaladas academias populares em todas as praças do Crato.
Conforme o vereador, cidades menores do que o Crato já possuem esse tipo de equipamento. “Então porque o Crato não pode ter?”, questiona. “Entramos com requerimento que foi aprovado e agora vai para a sanção do prefeito Zé Ailton Brasil que também está com a vontade de instalar esses equipamentos nas nossas praças”, afirma. “Espero que o mais breve possível o povo do Crato seja contemplado com esse equipamento que vai melhorar sua qualidade de vida através da prática esportiva”, acrescenta.
Entenda os trâmites
Depois de dar entrada na casa os requerimentos são discutidos e votados durante as sessões ordinárias da Câmara. Aprovados, são encaminhados à Secretaria do Legislativo cratense para que sejam redigidos ofícios a serem remetidos aos órgãos ou setores competentes.
Neste caso em específico, são enviados à Secretaria de Infraestrutura do município. Nela, conforme o secretário Wellington Brandão, cada vereador do Crato possui uma pasta para seus requerimentos, que são analisados.
(Assessoria de Imprensa)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Estado de saúde do senador Eunício Oliveira é estável


A direção do Hospital Santa Lúcia, em Brasilia, divulgou nesta sexta-feira (24), boletim médico sobre o estado de saúde do presidente do Senado, Eunício Oliveira. De acordo com médico cirurgião-geral do hospital, o quadro clínico do senador está evoluindo muito bem, de forma estável e sem intercorrências.
Na quinta-feira (24), o senador Eunício Oliveira foi submetido a uma cirurgia de urgência para a retirada da vesicula.

Audiência Pública no Crato discute Reforma da Previdência



As alterações na Previdência Social brasileira pretendidas pelo Governo Federal foram discutidas na primeira Audiência Pública da 28ª Legislatura da Câmara Municipal do Crato. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (23) no auditório da escola de educação profissional Maria Violeta Arraes.
Trabalhadores e representantes de quatro sindicatos - trabalhadores rurais, comerciários, bancários e servidores municipais – participaram da audiência proposta pelos vereadores Amadeu de Freitas e Pedro Lobo, ambos do PT.
“Foi cumprido o nosso papel que era de mobilizar a sociedade, discutir e debater com as representações da sociedade civil organizada, para que pudéssemos sair daqui com uma agenda para o mês de março para mobilizarmos a sociedade sobre os efeitos negativos desta reforma que tem no seu bojo a retirada de direitos dos trabalhadores, tanto do campo como da cidade”, avalia Pedro Lobo.
Secretária de Políticas Sociais da Fetraece (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará), Cícera Vieira afirma que a proposta de Reforma da Previdência impacta profundamente a classe de trabalhadores, especialmente, segundo contra, os trabalhadores rurais da Região Nordeste.
“Uma proposta que impacta muito é a questão da aposentadoria”, alerta Cícera. “Atualmente, os trabalhadores rurais se aposentam homens aos 60 anos e mulheres aos 65. A proposta do governo coloca para 65 anos seja homem ou mulher e, além de aumentar dez anos, desconsidera a jornada de trabalho colocando trabalhador e trabalhadora em pé de igualdade”.
Ainda segundo a sindicalista, estudos apontam que mulheres trabalham cerca de 42 anos para se aposentar e homens 46 anos no atual regime da Previdência. Para ela, caso a reforma seja aprovada, a atuação profissional aumentaria consideravelmente esse tempo.
“Essa proposta que o governo apresenta desconsidera a realidade do trabalho do homem do campo, a forma que ele tem para arrecadação para sua soberania alimentar, a renda per capita do trabalhador e trabalhadora rural. É uma forma de desigualdade que o governo apresenta”, adverte.
A audiência ainda recebeu opiniões, como da vereadora Vicência (PMN). Segundo a parlamentar cratense, a reforma prejudica tão somente o trabalhador, notadamente o rural. Secretário de Agricultura e Pecuária do Crato, Zilcélio Alves disse notar certo marasmo de sindicatos, entidades e classes sociais em se posicionarem contra a proposta de reforma.
Já para a ativista Valéria Carvalho, as informações repassadas durante a audiência “precisam ser levadas para a rua para que as pessoas possam se conscientizar”. Neste sentido, ações serão desenvolvidas durante o mês de março e já nesta durante o período de carnaval.
(Assessoria de Imprensa)

Unidades Sesc fecham no período momino

As unidades Sesc (Administração, Centro, Fortaleza, Iracema, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu), Centros Educacionais Sesc Ler, Escola Educar Sesc e Unidades Móveis OdontoSesc  não funcionarão no período de Carnaval, retomando suas atividades na quinta-feira (2/3).
Já os restaurantes Sesc RioMar Kennedy e RioMar Papicu, em Fortaleza, retomam o funcionamento na quarta-feira (1/3). Durante este período, a Colônia Ecológica Sesc Iparana funcionará normalmente com atividades de lazer e hospedagem.

Ministro do STF manda soltar goleiro Bruno


Bruno deve deixar ainda hoje a prisão em Belo Horizonte

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal de Federal (STF), concedeu o habeas corpus para o goleiro Bruno Fernandes, em liminar deferida na última terça-feira (21). Ele foi condenado a 22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio, sua ex-namorada, e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho.
O ministro Marco Aurélio Mello entendeu que Bruno tem direito a responder em liberdade enquanto aguarda o resultado dos recursos à condenação.
“A esta altura, sem culpa formada, o paciente está preso há 6 anos e 7 meses. Nada, absolutamente nada, justifica tal fato. A complexidade do processo pode conduzir ao atraso na apreciação da apelação, mas jamais à projeção, no tempo, de custódia que se tem com a natureza de provisória”, diz trecho da decisão.
A decisão não se aplica a outras eventuais condenações que o jogador esteja sujeito. A medida precisa ser comunicada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que foi feito nesta sexta-feira (24), e ao juiz de Execução Penal em Minas Gerais.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ainda não foi notificado da decisão.
O advogado Lúcio Adolfo informou que já está com uma cópia e que provindencia a comunicação junto à Apac, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda segundo o defensor, o jogador deve deixar o local ainda nesta sexta-feira (24).
"Ele está preso exclusivamente em face do processo pela morte de Eliza. Só advogado neste caso, mas tenho conhecimento que já houve o cumprimento referente à condenação no Rio", disse Adolfo. Em 2010, Bruno foi condenado por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal contra Eliza Samudio.
Condenação
Em 8 de março de 2013, Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho.
Bruno foi condenado a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por sequestro e cárcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver. A pena foi aumentada porque o goleiro foi considerado o mandante do crime, e reduzida pela confissão do jogador.
Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.
(G1)

Bancos fecham no Carnaval e só reabrem ao meio-dia da quarta-feira de cinzas

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (27/2) e na terça-feira (28). Já na quarta-feira de cinzas (1º de março), os bancos abrirão ao meio-dia.
A população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
A FEBRABAN lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 27 ou 28/2 como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira (1º/3).

TRE lança Sistema de Pagamento de Multas Eleitorais

O TRE do Ceará, através da Corregedora Regional Eleitoral, lançou o Sistema de Parcelamento de Multas Eleitorais. Trata-se de sistema informatizado inédito, fruto de parceria realizada entre a Corregedoria e a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-CE, a ser implantado com o objetivo de calcular os valores devidos nos casos de parcelamento de multa deferidos pelo juiz eleitoral.
O lançamento ocorreu no Gabinete da Corregedoria, no dia 20/2. O Sistema de Parcelamento de Multas Eleitorais deverá ser utilizado pelos Cartórios Eleitorais como ferramenta para o cálculo dos valores mensais decorrentes de parcelamento de quantia devida ao erário, nos termos da Lei nº. 9.504/1997, alterada pela Lei nº. 18.891/2013, e da Lei nº. 10.522/2002.
Ao lançar o novo sistema, a corregedora do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, ressaltou que "o servidor da Justiça Eleitoral terá seu trabalho facilitado com a utilização do novo sistema e, principalmente, rapidez no atendimento aos cidadãos e precisão no cálculo do parcelamento das multas eleitorais".
O sistema, bem como o manual de orientação aos usuários, encontram-se disponíveis para consulta na página da Corregedoria, na intranet, no seguinte endereço: http://sistemas.tre-ce.gov.br/calculoMulta/login.xhtml
(TRE-CE)

Servidores de Caririaçu recebem salário de fevereiro,hoje

Edmilson Leite é prefeito de Caririaçu

Pelo segundo mês consecutivo, mesmo diante das dificuldades financeira que a maioria dos municípios cearenses enfrenta no momento, o prefeito de Caririaçu Edmilson Leite determinou o pagamento dos 1.297 servidores municipais dentro do mês trabalhado. O dinheiro está sendo depositado nesta sexta-feira, 24.
O pagamento dentro do mês é um cumprimento da palavra dada por Edmilson Leite durante sua campanha eleitoral. No dia 28 de janeiro passado, Caririaçu foi o primeiro município cearense a pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado..
E pagar o salário dentro do mês trabalhado será prioridade do governo Edmilson Leite. "Foi assim nas minhas duas gestões passadas e se Deus permitir vou continuar honrando essa atitude", lembra o prefeito.
A folha de pagamento é algo em torno R$ 1,8 milhão, que está sendo injetado na economia do município com pagamento do mês de fevereiro dos servidores.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Deputada Fernanda Pessoa quer Frente Parlamentar para beatificação de Padre Cícero

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) quer uma Frente Parlamentar, na Assembleia Legislativa, para reunir documentos e depoimentos que levem à beatificação do padre Cícero. O movimento da Casa que pode levar o padre a ser considerado santo ocorre depois que a igreja se “reconciliou” com o cearense ainda no final de 2015.
A intenção é buscar fatos históricos da vida do padre, demonstrando como ele praticou as chamadas “virtudes cristãs”, além de mostrar de que maneira os fiéis o consideram “santo”.
“Padim Cícero continua fazendo história mesmo depois de 83 anos de seu falecimento e com o perdão da igreja nada mais do que justo com os seus fiéis darmos início a Beatificação”, disse a deputada Fernanda Pessoa.
A Frente pretende realizar audiências públicas na região do Cariri, ouvir as autoridades locais, a população e reunir representantes da Igreja católica, deputados, pesquisadores e firmar parcerias com a Universidade Estadual do Ceará e a Urca.
(O Povo)

Carnaval Livre, no Crato


A Secretaria de Cultura do Crato está apoiando a I Edição do do Carnaval Livre, que acontece de 25 e 28 de Fevereiro. O evento é idealizado pelo Coletivo Carnaval Livre, fruto da união entre artistas, produtores culturais, grupos de cultura popular e instituições cratenses e vem desenvolvendo um trabalho de resgate do carnaval cultural em todos os finais de semana do mês de fevereiro, levando alegria a foliões, tanto do Crato como das cidades vizinhas, com festas nas ruas do centro da cidade, nas praças e em casas de shows. A intenção do grupo é transformar o feriado, tão querido entre os brasileiros, numa data realmente comemorativa no Crato, como um dia já foi.
O final de semana de carnaval se inicia com o tradicional Desfile das Virgens, no final da tarde desta sexta-feira (24), quando milhares de homens saem às ruas da cidade travestidos de mulher. A concentração acontece na Praça do Mirandão a partir das 15h.
A secretaria de Saúde do Crato disponibilizará para o evento tenda para distribuição de preservativos, além de uma ambulância que acompanhará os foliões durante todo o trajeto. A distribuição de preservativos acontece também no sábado de Carnaval, na Praça Siqueira Campos, a partir das 14h.

Governo garante criação do Fundo Penitenciário do Estado



O Governo do Ceará garantiu a criação do Fundo Penitenciário do Estado do Ceará (Funpen-CE). O Projeto de Lei, de autoria do governador Camilo Santana, foi aprovado pela Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (23). O Fundo, ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), vai garantir que o Ceará receba recursos diretamente do Fundo Penitenciário Nacional. Atualmente, R$ 52 milhões já estão assegurados, aguardando apenas a criação do mecanismo. O projeto segue agora para a sanção do governador Camilo Santana.
Os recursos do Funpen garantirão o aparelhamento, reforma e ampliação das unidades prisionais, aquisição de materiais, capacitação de pessoal, assim como financiarão atividades e programas educacionais e de inclusão social. Os programas e a aplicação dos recursos serão aprovados por um conselho gestor, composto por membros da Sejus, Secretaria da Fazenda do Estado, Assembleia Legislativa e Conselho Penitenciário.
“A aprovação do Fundo era necessária para que nós pudéssemos ter um sistema penitenciário que possa ressocializar e não apenas encarcerar”, destaca a secretária Socorro França. Ela complementa: “Estamos providenciando a regulamentação do decreto para assegurar o que a lei diz, para que esses recursos sejam aportados e a gente possa iniciar a aplicação. Já temos muitas demandas, o importante é se planejar para começar o trabalho”.
Além de recursos federais, o Fundo poderá receber rendimentos oriundos de atividades produtivas desenvolvidas nas unidades prisionais ou fora, envolvendo assistidos pelos programas de inclusão social da Sejus; repasse dos contratos de mão de obra apenada; produto de alienação de equipamentos, viaturas ou materiais emprestados do sistema, entre outros.
(Governo do Ceará)

Senador Eunício Oliveira passa por cirurgia de urgência em Brasília


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), após exames clínicos na noite de ontem (quarta-feira,22), foi submetido a uma pequena intervenção cirúrgica hoje (24) pela manhã para a retirada da vesícula (colecistectomia).
Segundo a assessoria do senador, o procedimento foi realizado com sucesso e o senador recupera-se bem, conforme boletim médico divulgado no início da tarde de hoje pelo Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

Bulhões Produções grava com Solange "ex-Aviões" para programa "Hoje em Dia" da TV Record



O programa será exibido no próximo mês

A Bulhões Produções e Eventos, de Juazeiro do Norte, esteve na cidade de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, gravando com a cantora Solange Almeida, que até pouco tempo cantava na banda "Aviões do Forró", para o programa Hoje em Dia da TV Record. A entrevista foi feita pela apresentadora Ticiane Pinheiro (Tici), filha da famosa garota de Ipanema Elô Pinheiro numa descontraída visita na casa de Solange. Sempre ao lado do filho Rafael, Solange fez questão de mostrar o talento do jovem que já compõe músicas e tem uma voz competente para com o talento musical.
Emoção e muitas revelações foram proporcionadas nas quatro horas de gravação, visitando todos os cômodos da casa de Solange, que mora em uma belíssima residência em um condomínio fechado no Eusébio. Sempre muito simpática e com um belo astral, Solange falou de sua carreira profissional, do seu futuro e de sua saída da banda "Aviões do Forró". Destacou também o seu novo trabalho, um DVD que fez com a participação de vários artistas como: Ivete Sangalo, Cláudia Leite e o maestro do Roberto Carlos, Eduardo Lajes. A entrevista completa será exibida no inicio de março no programa Hoje em dia da TV Record.
De Juazeiro do Norte foram escalados sete profissionais da Bulhões Produções e Eventos para aos trabalhos em Fortaleza, composta de dois repórteres cinematográficos, um diretor de iluminação, dois operadores de áudio e dois assistentes. A empresa juazeirense tem prestado muitos serviços para as Televisões do Sul e Sudeste do Brasil há mais 20 anos, realizando reportagens, captura de imagens e som para documentários, vinhetas e comercias. “É muito gratificante poder realizar um trabalho a nível nacional para uma grande emissora de TV e com artistas consagrados pelo grande público. Isso legitima nossa competência como profissionais do interior, especialmente da região do Cariri cearense”, afirmou o Yório Bulhões, responsável pelas gravações.
(Colaborou Roberto Bulhões)

Prefeita de Santana do Cariri começa prestar contas com a Justiça





A prefeita de Santana do Cariri, Danieli Machado, foi condenada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), no último dia 14, em um processo eleitoral nº 162-97 sobre propaganda antecipada, no qual foi condenada a pagar R$ 5.000,00 (cinco mil reais) de multa.
Um dia dia depois (15.02), o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Recife, acatou denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público Federal a respeito da contratação irregular do médico e pai da prefeita, Arclebio Machado, que era lotado no PSF do distrito de Dom Lene e, no mesmo horário, cumpria expediente no Hospital e Maternidade Senhora Santana, recebendo remuneração pelos dois locais.
No fórum da comarca de Santana do Cariri, Danieli esteve frente a frente em audiência com o ex-prefeito Jesus Werton Garcia, para tratar de um processo de indenização por danos morais por ter denegrido a imagem do seu concorrente em uma mesa de bar, fato registrado em um vídeo que viralizou na internet.
O reflexo negativo foi instantâneo no Facebook e em grupos de WhatsApp com comentários condenando a postura da prefeita. A população espera com ansiedade pelo desfechar desses fatos.
 

Time do Ceará homenageia deputado Danilo Forte por ter articulado patrocínio com a Caixa para o clube

Presidente do clube, Robinson Castro entregou a homenagem a Danilo Forte

Nesta noite de ontem (quarta-feira, 22), antes do jogo do Ceará contra o Flamengo, válido pela Primeira Liga, na Arena Castelão, uma homenagem.
O presidente do clube, Robinson de Castro, entregou placa de reconhecimento ao deputado federal Danilo Forte (PSB) por sua atuação em favor da conquista, pelo alvinegro, do patrocínio master da Caixa Econômica Federal.
Danilo, que é alvinegro, ainda ganhou a nova camisa do alvinegro com a marca da Caixa. Depois disso, o parlamentar, claro, com Robinson, foi pra…galera.
(blog do Eliomar)

Carnaval não é feriado no Ceará, entenda porquê

Muitos trabalhadores terão de bater ponto no período momino.

"Vai passar o Carnaval aonde?". Essa tem sido a pergunta mais ouvida nos últimos dias no Ceará. Isso porque é entendido pela população em geral que o período momino é considerado feriado no estado. Não é. Na verdade, não há lei estadual nem federal que regule sábado, domingo, segunda-feira nem a terça-feira como dias de folga. A quarta-feira de cinzas ou a metade dela também não é considerada de descanso. É um dia comum de serviço, na visão do direito trabalhista brasileiro.
As empresas podem sim determinar que os funcionários venham trabalhar normalmente, sem pagar nada mais por isso. De acordo com Vinicius Vilardo, advogado trabalhista, da CHC Advocacia, a polêmica se deve a um costume antigo de as empresas liberarem seus funcionários. "Via de regra, o feriado de carnaval, seja qual dia for, deve estar previsto em Lei Municipal, o que muitas vezes não é o caso. Na hipótese negativa, o empregado deverá verificar se existe alguma previsão na convenção da sua categoria ou acordo coletivo que já garanta esta situação. Caso inexista tal disposição e não exista autorização do empregador com seus subordinados, o empregado não tem direito à folga", comenta.
O especialista alerta que empresa e empregado devem, de preferência, ajustar com antecedência se o funcionário deverá trabalhar ou não no período. Caso se recuse a vir, o funcionário levará falta e sofrerá desconto das horas não trabalhadas no salário. No entanto, caso o empregador autorize o descanso do empregado nesse período, tal situação pode se tornar direito do empregado: "Se a empresa autorizar a ausência de um empregado no período de carnaval ano após ano, o descanso neste período adere ao contrato de trabalho tacitamente, tornando-se garantido a este empregado usufruir do mesmo, ainda que esse direito não esteja previsto em lei ou norma coletiva", explica Vinicius.
Outros estados
Em algumas unidades da Federação como no Rio de Janeiro, por exemplo, existe lei estadual que determina o período carnavalesco como feriado. Já que esse período não se enquadra na lista de feriados nacionais. Nesse caso, as empresas públicas e privadas são realmente obrigadas a liberarem seus colaboradores para a festa.

Prefeitura começa pagar salário de fevereiro a partir desta sexta-feira (25)

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, anunciou nesta quinta-feira (24) que a Prefeitura começa a pagar o salário de fevereiro dos servidores municipais a partir de amanhã (sexta-feira, 24). O pagamento antecipado é por conta do Carnaval, que se inicia neste sábado (25) e vai até o final do mês, dia 28 (terça-feira)

Formada Comissão Especial para elaborar proposta de pagamento do precatório do Fundeb


Dentro do prazo estipulado pelo acordo junto ao Ministério Público Estadual, foi formada a Comissão Especial, que irá elaborar uma proposta para o pagamento dos recursos dos precatórios do antigo Fundef entre os professores de Juazeiro do Norte. A publicação no Diário Oficial do Município ocorreu neste dia 20 de fevereiro, com a lista dos nomes que compõe a comissão.
A Presidência desta Comissão Especial será exercida pela Secretária de Educação do Município, Maria Loureto de Lima, que terá 60 (sessenta) dias, a partir da nomeação no Diário Oficial, para apresentar ao Prefeito Arnon Bezerra, um Relatório Circunstanciado sobre o pagamento dos recursos do precatório do Fundef de Juazeiro do Norte, onde deverão indicar quais os profissionais da Educação que terão direito a receber os 60% do valor dos precatórios disponíveis para esse fim.
O relatório deverá ser enviado pelo Executivo juazeirense à Câmara Municipal em forma de Projeto de Lei, para que possa ser discutido e votado pelos vereadores de Juazeiro do Norte. Somente então, a Prefeitura deverá fazer o pagamento dos 60% dos recursos do precatório do Fundef que os professores têm direito, conforme rezar a nova Lei Municipal.
A Reunião junto ao Ministério Público foi realizada no dia 6 de fevereiro, com a presença do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, Sindicato – Apeoc, representantes do Legislativo, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, além da Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, Procuradoria do Município, Chefia de Gabinete, entre outros setores. O encontro aconteceu mediante iniciativa da Administração Municipal, no intuito de encaminhar com a maior brevidade possível a resolução do pagamento dos precatórios aos professores, com orientação da justiça.
Foram estipulados até 10 dias úteis, contabilizados após a realização da reunião, para a formação da comissão, ocorrida no último dia 15 com publicação no Diário Oficial em 20 de fevereiro.
Os nomes que fazem parte da comissão:
I – DO PODER PÚBLICO:
1 – BERNARDO DE OLIVEIRA NETO – Procurador Geral do Município -PGM;
2 – MARIA LOURETO DE LIMA - Secretária Municipal de Educação - SEDUC;
3) – CARLOS RENATO MIRANDA - Coord. Administrativo e de Controle – SEDUC;
4) - MARIA ZENIRA DE MACEDO CARNEIRO MAIA - Coordenadora de Articulação e Gestão – SEDUC;
5) – ANTÔNIA EDNA BELÉM GOMES - representante do Conselho Municipal de Educação;
6) – MARIA DODRIGUES PONTES ALEXANDRE - Presidente do Conselho do FUNDEB;
7) – NADJA KÊNIA DE FIGUEIREDO ÂNGELO PIANCÓ - Advogada da SEDUC.
II – DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS – SISEMJUN:
1) - EDILBERTO GONÇALVES DE OLIVEIRA - representante do SISEMJUN;
2) – ANTÔNIO RODRIGUES DE OLIVEIRA - representante do SISEMJUN;
3) – FRANCISCA LINA DE JESUS -  representante do SISEMJUN;
4) – MARIA JOSÉ DOS SANTOS SILVA - Presidente do SISEMJUN.
III – DO SINDICATO DOS PROFESSORES E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO E MUNICÍPIOS DO CEARÁ – APEOC:
1) – FRANCISCO REGINALDO FERREIRA PINHEIRO - representando a APEOC;
2) – DERINEIDE BARBOSA CORDEIRO - representando a APEOC;
3) – CICERO AURELISNOR MATIAS - representando a APEOC.
IV – DA CÂMARA MUNICIPAL:
1) – VEREADOR JOSÉ BARRETO COUTO FILHO - Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal;
2) – VEREADORA AURICÉLIA BEZERRA - relatora da Comissão de Educação da Câmara Municipal;
3) - VEREADORA RITA DE CÁSSIA MONTEIRO GOMES - como membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal;
4) – VEREADOR ANTÔNIO VIEIRA NETO - representante da Câmara Municipal;
5) – VEREADOR JOSÉ ADAUTO ARAÚJO RAMOS - representando a Câmara Municipal.
(Assessoria de Imprensa)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Divisão territorial entre Juazeiro, Crato e Barbalha é debatida no Palácio da Abolição

Secretários Nelson Martins, Fernando Santana e deputado Dr. Santana participaram da reunião na casa Civil.

E o imbróglio envolvendo a Lei Estadual nº 16.198 que entrou em vigor no último dia 16 de janeiro, e trata da nova demarcação de terras no Ceará foi parar no Palácio da Abolição. Nesta quarta-feira (22), o secretário da Casa Civil Nelson Martins, e o secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana; comandaram uma reunião que discutiu a divisão territorial do Cariri, especificamente, Juazeiro, Crato e Barbalha. Entre os presentes estavam ainda secretários municipais e representantes das três cidades.
De acordo com o que ficou esclarecido, nada foi modificado em relação à lei anterior. A emenda colocada pelo então deputado estadual Zé Aílton Brasil, hoje prefeito do Crato, foi para que a área do distrito industrial composta por Crato, Juazeiro e Barbalha ficasse divida em partes iguais, nada mais. "Sendo assim, Juazeiro do Norte não perderá como foi veiculado. O único impasse ficou em relação aos loteamentos que ficam entre Juazeiro e Barbalha. O deputado Dr. Santana abrirá debate com os prefeitos das duas cidades para solucionar esta questão relacionada aos loteamentos e registros em cartórios, nada mudará em relação aos limites entre os municípios", explicou Fernando Santana.
CÂMARA MUNICIPAL.
No final da reunião, Fernando Santana recebeu ligação do presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador Gledson Bezerra, na qual, ambos discutiram a possibilidade de levar os técnicos de todos os órgãos envolvidos na demarcação geográfica para uma apresentação na casa legislativa após o Carnaval.

Receita pedirá e-mail e número de celular na declaração do Imposto de Renda deste ano




A Receita Federal passará a pedir e-mail e número de celular dos contribuintes na declaração do Imposto de Renda deste ano. O preenchimento dessas informações não será obrigatório. A Receita garante que os dados serão coletados somente para ampliar o cadastro e só serão utilizados com aviso prévio e autorização dos contribuintes.
Segundo o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita continua a não enviar e-mails para os contribuintes.
Em entrevista para apresentar informações sobre a declaração deste ano, Adir disse ainda que, nos próximos anos, é possível que a Receita passe a exigir CPF de todos os dependentes de qualquer idade. Na declaração deste ano, dependentes com 12 anos ou mais devem ter o CPF informado. Em 2016, a idade para obrigatoriedade de apresentação do CPF era 14 anos. “Muitos cartórios já emitem a certidão de nascimento com o CPF. É uma garantia de identificação, facilita o trabalho de cruzamento”, argumentou.
A partir das 9h de amanhã (23), o programa de geração da declaração já poderá ser baixado pela internet, e o envio será liberado a partir das 8h do dia 2 de março. O prazo vai até as 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 28 de abril.
Serão obrigados a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física este ano aqueles que receberam rendimentos tributáveis, como de trabalho assalariado, proventos de aposentadorias, pensões, aluguéis e atividade rural, superiores a R$ 28.559,70; contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem realizou em qualquer mês do ano passado alienação de bens ou direitos em que foi apurado ganho de capital, sujeito à incidência do imposto ou fez operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros; contribuintes com posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor acima de R$ 300 mil; quem passou à condição de residente no Brasil; contribuintes que optaram pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo dinheiro será usado na compra de imóveis no país no prazo de 180 dias.
Limites
O limite de rendimento isento para maiores de 65 anos é de R$ 24.751,74 (incluído o 13º) no ano (13 x R$ 1.903,98). O limite para o desconto simplificado é de vR$ 16.754,34, para despesas com instrução, de R$ 3.561,50, para dedução de dependentes, de R$ 2.275,08; e para a dedução da contribuição patronal paga em 2016 como empregador doméstico, de R$ 1.093,77.
Receitanet
Neste ano, não será preciso instalar o programa de envio da declaração em separado. O Receitanet foi incorporado ao programa gerador da declaração.
Depois da instalação do programa, liberado para download a partir das 9h de amanhã (23), as atualizações serão automáticas. Outra novidade é que, ao digitar ou importar nomes ou CPF/CNPJ, o sistema armazenará os dados para facilitar o preenchimento nos campos subsequentes. Essa funcionalidade poderá ser desativada em Menu – Ferramentas – Recuperação de Nomes.
(Agência Brasil)

Senado aprova indicação do Alexandre Moraes ao STF

O plenário do Senado aprovou, 55 votos a favor e 13 contra, a indicação do jurista Alexandre de Moraes ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes da votação, Moraes foi submetido, na terça-feira (21), a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Na comissão, a indicação de Moraes foi aprovada com 19 votos favoráveis e 7 contrários.

STF valida fim de sigilo de delação de ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado



A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) validou ontem (21) o fim do sigilo da delação premiada do ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado, um dos colaboradores das investigações da Operação Lava Jato. Por unanimidade, o colegiado entendeu que o sigilo dos depoimentos pode ser retirado a pedido do Ministério Público.
Os ministros julgaram um recurso protocolado pela defesa de Sérgio Machado e de seus filhos, que também fizeram delação, contra uma decisão do ex-ministro Teori Zavascki, que, no ano passado, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e retirou o sigilo dos depoimentos. Os advogados afirmaram ao STF que a intimidade dos delatores foi violada e que os colaboradores têm direito de não ter a identidade revelada.
Para a defesa, a PGR teria quebrado cláusula do acordo no qual a divulgação das informações era proibida. Os advogados também alegaram que a Lei 12.850/2013, conhecida como Lei da Delação, impede a retirada do sigilo antes do oferecimento de denúncia contra os investigados.
Os ministros seguiram o voto proferido pelo relator do caso, Edson Fachin. Para o ministro, o sigilo das investigações pode ser levantado tendo em vista o princípio constitucional da publicidade.
“É possível determinar o levantamento de sigilo levando-se em consideração, a partir desse fato, que sua manifestação não mais interessa às investigações, como asseverou a PGR, e não serve mais à garantia do êxito do esforço investigativo”, afirmou Fachin.
O ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o relator e entendeu que os depoimentos podem ter o sigilo retirado quando não se trata de informações que comprometam as investigações e a segurança do delator. Para Lewandowski, a suspensão do sigilo evita a divulgação seletiva dos depoimentos pela imprensa. “Aquilo que interessa à sociedade deve vir à luz. Nestes casos em que está envolvida a corrupção em alto nível, em caráter institucional, a luz do sol, a meu ver, é o melhor desinfetante”, disse.
No julgamento desta terça-feira, o ministro Dias Toffoli votou a favor da liberação do sigilo no caso de Sérgio Machado, mas entendeu que o levantamento deve ser decidido caso a caso. Toffoli argumentou que a regra é a manutenção do sigilo em função da cláusula do acordo e da lei.
“Penso que a questão relativa ao sigilo não pode ficar única e exclusivamente ao sabor do Estado. Se estamos diante de um negócio jurídico personalíssimo, que visa também tratar dos interesses do colaborador, é evidente que a colaboração se manterá sigilosa até o oferecimento da denúncia. Há um outro lado. Não é só proteger a investigação, mas proteger eventualmente a própria integridade física do colaborador”, disse Toffoli.
Delação
Nos depoimentos, o ex-presidente da Transpetro disse que repassou propina para mais de 20 políticos de vários partidos. Segundo Machado, foram repassados ao PMDB “pouco mais de R$ 100 milhões”, que tiveram origem em propinas pagas pelas empresas que tinham contratos com a Transpetro.
De acordo com os termos do acordo de delação, divulgados hoje, Sérgio Machado vai devolver R$ 75 milhões aos cofres públicos. Desse total, R$ 10 milhões deverão ser pagos 30 dias após a homologação, que ocorreu no mês passado, e R$ 65 milhões parcelados em 18 meses. Por ter delatado supostos repasses de recursos da Transpetro para políticos, Machado vai cumprir pena em regime domiciliar diferenciado.
(Agência Brasil)

Romeirão terá melhoramentos

A Secretaria de Esporte Juventude e Cultura de Juazeiro do Norte, com o intuito de melhorar ainda mais os espetáculos que acontecem no Estádio Municipal Mauro Sampaio, o Romeirão, e atendendo algumas exigências do Ministério Público, já realiza o processo de licitação para a compra de materiais e garantir reforma. Equipamentos de iluminação, câmeras para monitoramento do estádio e módulo gerador de energia já estão sendo licitados. Estas foram algumas das exigências apresentadas pelo Ministério Público, com o intuito de dar mais segurança, qualidade e conforto aos envolvidos nos eventos que são realizados no Romeirão. Agora é só aguardar o fim dos trâmites legais para as melhorias serem executadas.
(Assessoria de Imprensa)

TSE confirma vitória nas urnas de Ramilson/Marinez eleitos em Aiuaba

TSE reconheceu a vitórias nas urnas da chapa Ramilson/Marinez

Em meio a um clima de luto pelo assassinato da vereadora Cely Arrais, 35, nesta terça-feira (21), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou a vitória do prefeito Ramilson Moraes nas eleições de 2016, no município de Aiuaba, na Região do Inhamuns.
Eleito com uma diferença de 1.290  votos, a vitória estava sendo contestada na Justiça Eleitoral pelo candidato derrotado Adalberto Feitosa, que obteve 3.598 votos contra 4.888 votos da chapa Ramilso/Marinez. A vereadora assassinada era do bloco de apoio a Ramilson na Câmara Municipal de Aiuaba.
O recurso apresentado pela oposição de Aiuaba era contra o deferimento do registro de candidatura da vice-prefeita Marinez Sales, mas não foi considerado pelos ministros do TSE. Cabe recurso so STF, mas como perdeu em todas as instâncias, dificilmente Adalberto Feitosa irá recorrer mais uma vez.

Ministério da Saúde vai fazer estudo para disponibilizar verba suplementar para os hospitais de Barbalha


Após audiência com o presidente do Senado. Eunício Oliveira, a comitiva formada por diretores do hospitais São Vicente, Santo Antônio e do Coração estiveram no Ministério da Saúde, em Brasília, nesta terç-feira (21), onde foram recebidos pelo secretário executivo, Antônio Carlos Figueiredo Nardi e do secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis. Alí, os representantes de Barbalha iniciaram a recolhimento de dados e troca de informações para que a pasta possa identificar as medidas de auxílio possíveis ao caso.
Ao ressaltar que a eficiência do serviço de saúde pública e do SUS depende da participação efetiva da tríade União, Estado e município, o secretário, Francisco de Assis, disse que o ministério não fugirá da responsabilidade de auxiliar as unidades nesse momento de dificuldade. “As equipes vão ficar a semana aqui estudando com vocês. Vamos fazer as contas, comparar os dados e custos de cada hospital. Vamos analisar o que o ministério já destinou através de produção e incentivos e ver se podemos ajudar com uma suplementação ou complementação orçamentária, disse.
Durante o encontro, Eunício reconheceu a referência dos atendimentos e procedimentos executados pela rede hospitalar do município de Barbalha ao longo dos anos. “Temos consciência de que Barbalha é referência na saúde para a região e inclusive para municípios de outros estados. Mais de 1,5 milhão de pessoas dependem do atendimento público daqueles hospitais que realizam do simples ao complexo procedimento com grande qualidade técnica”, disse.
O senador cearense se colocou à disposição para buscar junto ao ministério da Saúde uma saída para o impasse. “Vamos apresentar todos os dados e fazer com que o ministério conheça todo o processo. Vamos protocolar o que for preciso e assim cobrar uma medida urgente”, defendeu.
Integraram a comitiva José Correia Saraiva, Diretor do Complexo Hospitalar Santo Antônio; Irmã Rosamaria de Lira, Diretora Executiva do Hospital São Vicente de Paulo Antônio e Ernani de Freitas, Secretário Executivo do Hospital São Vicente de Paulo, além do corpo técnico dessas unidades e do prefeito.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Com apoio do deputado Adail Carneiro, Caixa fecha patrocínio com o Ceará

Adail Carneiro se empenhou pessoalmente em ajudar o clube no patrocínio 

Nesta terça-feira (21), o time do Ceará recebeu oficialmente o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Depois de anos de negociação, o tão sonhado patrocínio foi fechado em Brasília e teve a mediação do deputado federal Adail Carneiro (PP), que se empenhou pessoalmente realizando várias visitas e reuniões com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi e o presidente do Ceará, Robinson de Castro.
A Caixa é patrocinadora de grande clubes do futebol brasileiro, como Corinthians e Flamengo, que disputam a Séria A. Já na Série B, a Caixa patrocina entre outros o Bahia e o Goiás. "Não houve nenhuma dificuldade para que esse recurso em forma de patrocínio fosse liberado", afirmou o deputado Adail Carneiro.

Parque São Raimundo Nonato quase pronto para receber os milhares de foliões em Várzea Alegre


Em Várzea Alegre, o Parque Cívico São Raimundo Nonato começa a ser finalizado para receber os milhares de foliões para abertura do Carnaval, neste sábado (25). A cidade que tradicionalmente realiza o melhor Carnaval do Sul cearense, não teve carnaval ano passado por recomendação do TCM, mas volta em 2017 com força total, após o prefeito Zé Hélder fechar parceria por meio de licitação com a iniciativa privada.
A Pop Eventos, empresa vencedora da licitação quer proporcionar aos foliões o melhor carnaval da região e para isso contratou 12 bandas que irão se revezar durante os quatro dias de folia.

Confira a programação:

Sábado, dia 25/02
– Bom de Mexer
– Lagosta Elétrico
– Irmãos de Farra
Domingo, dia 26/02
– Açoite
– Magníficos Elétrico
– Theska Lima
 Segunda-feira, dia 27/02
– Dona Rosa
– Guilherme Dantas
– Pagodão 26
Terça-feira, dia 28/02
– Fabinho
– Ítalo & Reno
– Boca Loka
Desfile das escolas de samba
No domingo, dia 26, desfila a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro – ESURD.
Na segunda-feira, dia 27, o desfile é da Mocidade Independente do Sanharol – MIS.
Na terça-feira, 28, é dia do desfile da estreante Império Cadenciando do Riachinho.

Governador responde perguntas de internautas no primeiro bate papo via Facebook


O governador Camilo Santana realizou, na tarde desta terça-feira (21), o primeiro contato direto, ao vivo, com internautas, via Facebook. O chefe do Executivo ressaltou que esse é um compromisso firmado por ele e que será realizado toda terça-feira, às 13h. "Não queria perder essa oportunidade de conversarmos, de batermos um papo, de responder perguntas, sugestões, críticas. Quero cumprir rigorosamente essa data", disse.
Antes de responder às perguntas, o governador falou sobre as ações realizadas, referindo-se à sua agenda recente. "Esses dias foram muitos intensos, estivemos no Cariri, inaugurando e visitando obras. Depois fomos para a região dos Inhamuns, onde inauguramos o Batalhão do Raio, em Tauá. Em breve, vamos inaugurar o Raio em Canindé. A meta é intensificar o policiamento nas cidades de médio e grande portes, Fortaleza e Região Metropolitana. Ontem estive em Guaiúba, onde tive o prazer de autorizar a construção do Polo Químico Industrial. Será pioneiro no Nordeste algo desse porte. O Estado vai investir em toda a estrutura e 27 empresas já assinaram protocolo, com o intuito de se instalarem nessa área, que vai gerar dois mil empregos diretos", disse.
A primeira pergunta foi de Diego Lima, que questionou sobre a convocação da terceira turma dos aprovados no concurso da Polícia Civil. "Chamei duas turmas no ano passado e pretendo chamar, até o final de março ou início de abril, a terceira turma. Lembrando que todas as ações que fizermos precisam ser feitas com muita responsabilidade para que comprometam a situação fiscal do Estado", frisou o governador.
Célio Júnior perguntou quando será instalado o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) de Canindé. "Sábado implantamos em Tauá e, logo depois do Carnaval, em março, vamos levar para Canindé. Aqui mesmo pelo Facebook estarei anunciando a data exata", disse.
Rosa Diógenes perguntou quando será anunciado o concurso para agentes penitenciários. "Tudo o que posso dizer agora é que vão estudando pois, em breve, estaremos lançando o concurso. Estamos definindo o número de vagas, mas adianto que serão no mínimo mil", antecipou.
Wilder Caldas questionou sobre a possibilidade da instalação de uma usina de dessalinização do Pecém. "Desde que assumi o governo, tenho buscado essa alternativa. Estamos vivendo o pior período de seca e a dessalinização é uma grande saída para consumo humano. Visitei Dubai, o maior centro de água dessalinizada do mundo. O problema é que o custo é muito alto. Estamos lançando uma Parceria Público-Privada, que traria essa experiência, mas sairia por 1 dólar cada metro cúbico, mais de R$ 3. Já a água que viria da transposição do São Francisco custaria R$ 0,50", explicou o chefe do Executivo.
Evandir Florêncio perguntou se uma base do Ciopaer será instalada no Sertão Central. "Sim, uma das minhas decisões na segurança pública foi interiorizar as bases do Ciopaer. Antes, a nossa base só ficava em Fortaleza e demorava o tempo de deslocamento. Hoje, temos uma base no Cariri, uma em Sobral, estou comprando dois novos helicópteros e um deles vai ficar na base do Sertão Central, que ficará em Quixadá e vai ajudar muito as ações de segurança no Ceará", esclareceu.
Carlos Taffarel perguntou sobre o teleférico na localidade Vila do Caldas, em Barbalha. "Está em obras. O órgão licenciador fez alguns questionamentos. Finalmente conseguimos a isenção da área e espero estar em breve subindo lá o cruzeiro de Caldas. Em breve estarei em Barbalha autorizando a duplicação da estrada Barbalha-Missão Velha e aproveitarei para anunciar essa obra que é um sonho antigo e vai impulsionar o turismo da região", respondeu.
Kleiza Pessoa questionou sobre a aprovação da média salarial para Polícia e Bombeiros Militares. "Enviei o projeto de lei para a Assembleia Legislativa e deverá ser votado depois do Carnaval. É um compromisso que assumi e, mesmo com muitas dificuldades, quero esclarecer que foram pesquisadas todas as médias do Nordeste, atualizadas para 2016 e até o final do meu governo, todos os militares, ativos e inativos, ganharão a média do Nordeste", informou.
Manoel Lopes perguntou sobre o novo residencial do "Minha Casa, Minha Vida" no Crato. "Um já foi entregue no ano passado, tive oportunidade de entregar, beneficiando 500 famílias. Entreguei lá também o novo camelódromo, um grande centro comercial que vai atender aos comerciantes e às pessoas que usufruem desse mercado. Fui visitar o segundo empreendimento do 'Minha Casa, Minha Vida', a construtora prometeu que entregaria até o final de março. A Caixa colocou que uma das condições para fazer era a construção do acesso, que é responsabilidade da construtora. Vamos ficar na cola para que possamos entregar essas unidades, peço que fiscalizem as obras, pois as famílias estão esperando com muita ansiedade", disse.
Perto do fim da transmissão, Camilo Santana falou sobre alguns dos sonhos mais antigos do povo cearense, entre eles, a refinaria no Pecém. "Vamos trabalhar muito para trazer a refinaria. Estive na China, em Dubai, Amsterdam, em busca de investimentos. O ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra, afirmou que vai abrir um concessão para empresas estrangeiras explorarem petróleo no Brasil. Isso viabiliza a refinaria no terreno que era da Petrobras", disse.
"Entre nossos sonhos, um já é realidade que é a siderúrgica. O outro é o HUB da TAM, que não desistimos. Já conseguimos a ampliação do aeroporto, em março abriremos um leilão para a iniciativa privada. O terceiro, estaremos em Roterdã para firmar essa parceria do porto de lá com o porto do Pecém. A ideia é atrair novos investimentos para trazer mais desenvolvimentos para nossos jovens, o povo trabalhador do Ceará", concluiu.
(Governo do Ceará)

Mesa diretora anuncia nova composição das comissões técnicas da Assembleia


F
Deputado Tim Gomes é vice-presidente da Assembleia Legislativa. (Foto: Máximo Moura)

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tin Gomes (PHS), anunciou, nesta terça-feira (21), a composição das comissões técnicas da Casa. Logo em seguida, foram eleitos presidentes e vice-presidentes de 14 das 18 comissões. As demais terão seus dirigentes escolhidos nesta quarta-feira (22).
 Para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foram indicados como titulares os deputados Sérgio Aguiar (PDT), eleito presidente; Antônio Granja (PDT), vice-presidente, além de Evandro Leitão (PDT), José Sarto (PDT), Elmano Freitas (PT), Leonardo Araújo (PMDB), Carlos Felipe (PCdoB), Capitão Wagner (PR) e Joaquim Noronha (PRP).
 Para a de Orçamento, Finanças e Tributação, os indicados foram: Joaquim Noronha (PRP), presidente; Antônio Granja, vice-presidente; Walter Cavalcante (PP); Evandro Leitão (PDT); Mirian Sobreira (PDT); Elmano Freitas (PT); Roberto Mesquita (PSD); Danniel Oliveira (PMDB) e Carlos Matos (PSDB).
 Já na Comissão de Fiscalização e Controle, José Sarto (PDT) foi eleito presidente e Bruno Pedrosa (PP), vice-presidente. Os demais titulares indicados foram Robério Monteiro (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Capitão Wagner (PR), Roberto Mesquita (PSD), Odilon Aguiar (PMB), Antônio Granja e Tomaz Holanda (PPS).
Para Seguridade Social e Saúde foram anunciados os deputados Carlos Felipe, presidente; Leonardo Pinheiro, vice-presidente; José Sarto; Lucílvio Girão (PP); Dr. Santana (PT); Drª Silvana (PMDB) e Fernanda Pessoa (PR) como titulares.
A Comissão de Agropecuária continua com o deputado Moisés Braz (PT) como presidente, sendo eleito Antônio Granja para a vice-presidência. Os demais componentes anunciados foram Jeová Mota (PDT), Roberto Mesquita e Carlos Matos. Já para Ciência, Tecnologia e Educação Superior foram indicados os deputados Mirian Sobreira, eleita presidente, e Rachel Marques (PT), vice-presidente, além de Walter Cavalcante, Odilon Aguiar e Jeová Mota.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania tem agora a deputada Rachel Marques como presidente e Renato Roseno (Psol) na vice-presidência. Passam a integrar o Colegiado os deputados Leonardo Pinheiro, Jeová Mota e Dr ª Silvana.
Na Indústria, Comércio, Turismo e Serviços os integrantes indicados foram:  Robério Monteiro, presidente; Bruno Gonçalves (PEN), vice-presidente, além de Elmano Freitas, Roberto Mesquita e Sérgio Aguiar.
Para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido foram eleitos o deputado Roberto Mesquita para a presidência e Jeová Mota para vice-presidente. Também passam a integrar o Colegiado Renato Roseno, Moisés Braz e Robério Monteiro. A Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano ficou composta por Heitor Férrer (PSB), que permanece como presidente; Tomaz Holanda na vice-presidência; Bruno Pedrosa; Robério Monteiro e Roberto Mesquita.
Para a Comissão de Infância e Adolescência foi reeleita para a presidência a deputada Bethrose (PMB) e eleito para vice Robério Monteiro, além de Renato Roseno, Aderlânia Noronha (SD) e Rachel Marques como titulares.
Já para a Comissão de Cultura e Esportes, Gony Arruda (PSD) foi reconduzido como presidente e Ferreira Aragão (PDT) eleito vice-presidente.  Os outros titulares são Jeová Mota, Walter Cavalcante e Elmano Freitas. A de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca passou a ser presidida por Carlos Matos, tendo Leonardo Pinheiro como vice-presidente. Os demais titulares indicados foram Mirian Sobreira, Roberto Mesquita e Moisés Braz.
Já a de Educação passou a ser presidida pela deputada Drª Silvana, e como vice foi eleita Rachel Marques. Os demais titulares indicados foram David Durand (PRB), Mirian Sobreira, Ferreira Aragão, Mário Hélio (PDT) e Jeová Mota.
As quatro comissões que faltam eleger presidente e vice são: Defesa do Consumidor, que tem como novos titulares os deputados Fernando Hugo (PP), Jeová Mota, Leonardo Pinheiro, Dr. Santana, Odilon Aguiar, Joaquim Noronha e Robério Monteiro; Defesa Social, composta por Antônio Granja, Evandro Leitão, Elmano Freitas, Dra. Silvana e Walter Cavalcante; Trabalho, Administração e Serviço Público, integrada por Agenor Neto (PMDB), Elmano Freitas, Walter Cavalcante, Odilon Aguiar e Leonardo Pinheiro, e Juventude, cujos titulares indicados foram Bruno Pedrosa, Fernanda Pessoa, Bruno Gonçalves, Drª Silvana e Rachel Marques.

Vereadora é assassinada a tiros dentro de casa em Aiuaba

Cely estava no segundo mandato em Aiuaba.

A vereadora Jucely Alves Arrais, a "Cely", de 35 anos; foi assassinada no início da tarde desta terça-feira (21), no município de Aiuaba, na Região dos Inhamuns. Segundo a Polícia, a vereadora estava em casa na zona rural, distrito de Bom Nome, quando homens armados e em dois veículos chegaram em sua residência e fizeram os disparos. A vítima ainda chegou a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu. A Polícia ainda não sabe a causa do crime.
Cely era cunhada do vereador Valmir do Bom Nome, de 58 anos, que havia sido assassinado durante comício na campanha eleitoral de 2016, na localidade de São Nicolau. O crime aconteceu no dia 24 de setembro, A Polícia também ainda não sabe dizer se os dois crimes têm alguma relação. Outro fato intrigante é que um irmão da vereadora e proprietário de um clube no município de Pio IX (Piauí), havia sido executado em julho passado.
A vereadora Cely estava no segundo mandato, Ela foi reeleita na coligação que elegeu o prefeito Ramilson Moraes, com 398 votos. Hoje pela manhã, a vereadora não havia comparecido à sessão da câmara realizada nesta manhã.

Prefeitura de Juazeiro vai recorrer da lei que diminuiu área territorial do município

Prefeito Arnon Bezerra utilizou o rádio para se pronunciar sobre o assunto.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra afirmou nesta terça-feira (21), que a Procuradoria Geral do Município Norte vai entrar na Justiça contra a aprovação da Lei n° 16.198, aprovada no dia 22 de dezembro de 2016 pela Assembleia Legislativa. A lei refaz os limites territoriais de diversos municípios no Estado do Ceará, dentre eles está Juazeiro do Norte. Algumas áreas que pertencem à cidade, com essa lei, passam a fazer parte do município de Barbalha e do Crato.
Com isso, parte do território juazeirense foi desmembrado para o município vizinho, inclusive atingindo lotes de terra, fábricas e parte do distrito industrial. Esse tipo de alteração é criteriosa, e necessita de consulta pública à população, por meio de plebiscito, além de alguns critérios estabelecidos na própria Constituição Federal, como também na Constituição Estadual, para que seja aprovado, porém isso não aconteceu.
A lei foi publicada no dia 16 de janeiro no Diário Oficial do Estado e recebeu emanda do então deputado estadual Zé Aílton Brasil, hoje prefeito do Crato.
O procurador-geral do município, Bernardo Oliveira, entra ainda nesta terça-feira junto Tribunal de Justiça do Estado do Ceará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, para que sejam suspensos os efeitos dessa legislação.
Sem querer polemizar o assunto, e consequentemente se indispor com o colega e prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil, o prefeito de Juazeiro do Norte atribuiu o caso como um "embaraço político", pois caberia aos assessores legislativos observar que tal lei não tinha como ser aprovada no plenário da Assembleia. "Não quero culpar ninguém, mas o deputado quando manda uma emenda ou projeto cabe aos assessores orientá-lo. Talvez isso tenha ocorrido. O fato é que vamos recorrer e Juazeiro não ve perder nada", disse o prefeito Arnon Bezerra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Enquanto a polêmica cresce em todo o Cariri, o prefeito do Crato Zé Aílton Brasil, que se encontra em Fortaleza, por meio de sua assessoria de imprensa enviou a seguinte nota para o blog:
"Acerca da lei n° 16.198, aprovada no dia 22 de dezembro de 2016 pela, Assembleia Legislativa.
Quando o projeto foi apresentado foram verificadas inconsistências nos limites territoriais da região do Crajubar. Nesse pressuposto será disposta a atualização georeferenciada dos limites municipais em relação ao distrito industrial.
De modo algum essa lei será implementada no sentido de prejudicar nenhuma das cidades. Em data marcada posteriormente e o mais rápido possível será realizada uma reunião para que dúvidas sejam dissipadas em absoluto com representantes das cidades Crato Juazeiro e Barbalha e seus respectivos procuradores junto ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE e ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE.
O Prefeito do Crato Zé Ailton Brasil está a disposição para maiores esclarecimentos e ressalta o comprometimento em viabilizar melhores condições para o município no qual é gestor, mas sempre pensando no fortalecimento da região.
Caso ainda haja distorções ou não entendimentos, poderão ser resolvidos por meio de emendas parlamentares e consensos entre os gestores do Crajubar. Pois o principal desses questionamentos se faz presente: O diálogo", diz a nota.

Carnaval no Sesc-Crato


A Unidade Crato do Sesc está em clima de carnaval. A instituição que integra o Sistema Fecomércio - CE, através do Sesc-Crato realiza durante o mês de fevereiro uma programação para todas as idades, com bailes, oficinas de artes, aulão de ginástica, exposição mediada e orientações sobre os cuidados com a saúde.
Para quem quer ficar com o corpo em forma e aprender as coreografias do momento, na segunda-feira (20/2), às 17h30, o Sesc promove um aulão gratuito de ritmos carnavalescos. A atividade acontece no estacionamento da Unidade Crato e é a oportunidade do público cratense conhecer o novo mix da modalidade Body Systems.
As pessoas com mais de 50 anos têm programação especial. Nos dias 21 e 22/2, os participantes do projeto Trabalho Social com Idosos (TSI) participam do Ateliê de Artes, onde criam adereços carnavalescos e resgatam as típicas marchinhas.
Já no dia 23/2, às 18h, é realizado um Baile de Pré-Carnaval, que resgata as canções clássicas do festejo momino com a Orquestra Sonata. Para participar é recomendado a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado às entidades assistidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc. A programação tem ainda concurso de fantasias e orientações de saúde, e é aberta ao público.
Cuidados com a saúde
Além da festa, o Sesc também se preocupa com a saúde dos comerciários, bem como do público em geral. Nos dias 18 e 25/2, a Praça Siqueira Campos recebe a partir das 9h o Sesc Folia na Comunidade. São realizadas ações recreativas, orientações em grupo e exposição mediada, com informações sobre saúde, como IST/AIDS/Hepatites virais, álcool e outras drogas.
No comércio do Crato, até o dia 25, acontece o Caia na Folia com Sua Saúde em Dia, que, além das exposições mediadas, promovem dinâmicas e jogos, ensinando de forma lúdica. Já as escolas públicas da cidade recebem ações preventivas até o dia 22/2.
Programação
Caia na Folia com Sua Saúde em Dia
Local: lojas do comércio do Crato
Período: até o dia 25/2
Sesc Saúde Prevenção
Local: Escolas públicas do Crato
Período: até 22/2
Sesc Folia na Comunidade
Local: Praça Siqueira Campos
Datas: 18 e 25/2
Horário: a partir das 9h
Aulão de Ritmos Carnavalescos
Local: Estacionamento da Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 442)
Data: 20/2
Horário: 17h30
Investimento: Gratuito
Ateliê de Artes - Adereços Carnavalescos
Local: Área de convivência do TSI (Rua André Cartaxo, 442)
Datas: 21 e 22/2
Horários: Manhã e tarde
Investimento: Gratuito para TSI
Baile de Carnaval Pré-Carnaval
Local: Quadra Poliesportiva da Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 442)
Data: 23/2
Horário: 18h
Investimento: Gratuito
SERVIÇO
Programação de carnaval na Unidade Crato do Sesc
Informações: (88) 3523.4444
(Assessoria de Imprensa do Sesc)

CCJ do Senado sabatina hoje Alexandre Moraes, indicado por Temer para o STF

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sabatina nesta terça-feira (21), em reunião marcada para às 10h, o ministro da Justiça licenciado, Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Além dos senadores, os cidadãos podem participar da sabatina enviando perguntas e comentários pelo Portal e-Cidadania.
Alexandre de Moraes é o primeiro nome escolhido para o tribunal por Temer, que assumiu a chefia do Executivo em maio de 2016. Ele foi indicado para a vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo no dia 19 de janeiro.
Durante a sabatina, os senadores membros da CCJ podem perguntar a Alexandre de Moraes suas opiniões sobre temas que estejam na alçada do STF ou em discussão na sociedade e no Congresso Nacional. Também podem interpelar o indicado a respeito de seu currículo profissional e outros fatos de sua vida que considerarem relevantes.
Cada senador terá dez minutos para formular seus questionamentos, e Moraes terá o mesmo tempo para responder. São previstas também réplica e tréplica, de cinco minutos cada.
A sabatina não tem limite de tempo, e sua duração pode variar muito. A do ministro Edson Fachin, em 2015, prolongou-se por mais de 11 horas, enquanto a de Teori Zavascki, em 2012, foi concluída em pouco mais de três horas.
Votação
Imediatamente após a sabatina, a comissão votará a indicação, em procedimento secreto. O nome precisa ser aprovado pela maioria simples dos membros (maioria dos presentes à reunião). Caso o resultado seja favorável à indicação, o parecer da CCJ será encaminhado ao plenário do Senado. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, já manifestou a intenção de fazer a votação em plenário no mesmo dia.
Alexandre de Moraes precisa da aprovação de, pelo menos, 41 dos 81 senadores para tornar-se o novo ministro do Supremo Tribunal Federal. A votação em plenário também será secreta.
(Agência Brasil)

Chacina em Fortaleza deixa cinco mortos nesta terça

Cinco pessoas, sendo quatro homens e uma mulher, foram vítimas de chacina na madrugada desta terça-feira (21), em Fortaleza. Outras quatro pessoas ficaram feridas. O crime ocorreu no interior de uma residência localizada no bairro  Bom Jardim.
A informação inicial da Polícia dá conta de que dois bandidos armados desceram de um veículo e invadiram um dos apartamentos do Condomínio Popular Leonel Brizola, conhecido como “Carandiru”, localizado na esquina das ruas  Sargento Barbosa e Oscar Araripe.
Os assassinos, conforme testemunhas, estavam a bordo de um veículo EcoSport de placas HXH-8566 (CE), que foi encontrado abandonado, logo após o crime, no bairro Granja Lisboa.
Tiros
Um grupo de pessoas estava escondida no apartamento e seriam integrantes de uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas. Havia, ao menos, nove pessoas, sendo duas mulheres e sete homens no local, quando o imóvel foi invadido pelos assassinos, que já entraram atirando.
Quatro pessoas morreram no local e outra na Sala de Emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. Outros quatro feridos – três homens e uma segunda mulher – também foram levados para aquela unidade de Saúde e um dos baleados, em estado grave, foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).
Quatro pessoas suspeitas da chacina foram detidas durante a madrugada por policiais militares do 17º BPM (Conjunto Ceará) e encaminhadas ao plantão do 12º DP (Conjunto Ceará).
Os corpos foram removidos do local do crime para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e as identidades das vítimas ainda estão sendo checadas pelas equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Polícia suspeita de que a chacina tenha sido motivada por uma  “guerra” entre traficantes de drogas dos bairros Bom Jardim e Genibaú.
(Com informações de Fernando Ribeiro)

Prefeito Roberto Cláudio anuncia expansão da rede fibra ótica de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio anuncia, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (21), às 14h, no Paço Municipal, um balanço do programa de expansão da Fibrafor, rede de fibra ótica que conecta todos os órgãos da Prefeitura. Fortaleza tem, hoje, uma das maiores redes públicos de fibra ótica do País, tenho registrado nos últimos quatro anos um anaço de quase 1.000%, caminhando para se consolidar como cidade digital que utiliza a tecnologia para ampliar e aperfeiçoar os serviços e as políticas públicas em áreas como educação, saúde e mobilidade.
A integração da rede beneficia, diretamente, as áreas de Educação e Saúde, promovendo a interligação, por cabos de fibra ótica, de escolas, postos de saúde entre outras unidades das duas áreas.
No início de 2013, a Fibrafor tinha apenas 26 quilômetros de extensão e foi ampliada para 240 quilômetros. Na coletiva, o prefeito vai repassar detalhes de como será o processo e os prazos de expansão, além dos benefícios que a Capital terá com a expansão da rede.
Serviço
Anúncio da expansão da Fibrafor (Fibra Ótica de Fortaleza)
Data: 21/02/2017 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Paço Municipal

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

FGTS não foi depositado corretamente para cerca de 7 milhões de trabalhadores

Cerca de 7 milhões de trabalhadores não tiveram depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), incluindo contas ativas e inativas, feitos corretamente por seus empregadores. São 198,7 mil empresas devedoras de depósitos de FGTS, segundo informações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
Com isso, muitos trabalhadores que quiserem sacar o saldo do FGTS de uma conta inativa podem ter problemas. Só em São Paulo, são 52,8 mil empresas devendo depósitos no FGTS de seus empregados e ex-empregados, em um total de R$ 8,69 bilhões em débitos. No Rio de Janeiro, as dívidas chegam a R$ 4,1 bilhões, distribuídos entre 27,7 mil empresas inadimplentes.
De acordo com a procuradoria, só em inscrições de empresas na dívida ativa, existe um débito de R$ 24,5 bilhões. Contudo, nem todas as empresas listadas entre as devedoras estão inscritas na dívida ativa, ou seja, o valor desse débito é maior. Uma empresa só é inscrita na dívida ativa quando não faz acordo com o Ministério do Trabalho, ou fazer o acordo, mas não o cumpre.
O rombo nas contas dos trabalhadores poderia ser ainda maior. Entre 2013 e 2016, a Procuradoria da Fazenda conseguiu recuperar R$ 466,9 milhões, efetuando a cobrança junto às empresas.
Caso o trabalhador verifique que a empresa para a qual trabalha ou trabalhou não fez os depósitos corretamente, ele deve procurar a própria empresa. Outra dica é ir a uma Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho. O ministério é o órgão responsável pela fiscalização dos depósitos nas contas do FGTS dos trabalhadores.
(Agência Brasil)

Câmara aprova em primeiro turno a Reforma Administrativa da gestão Zé Aílton Brasil

Mesa diretora volta a apresentar o projeto nesta terça-feira (21) 

A Câmara de Vereadores do Crato aprovou em primeiro turno, na sessão desta segunda-feira, 20, a Reforma Administrativa enviada pelo prefeito Zé Aílton Brasil. A proposta ainda precisa ser analisada em segundo turno previsto para esta terça-feira, 20.
O projeto do Poder Executivo prevê alterações na estrutura organizacional-administrativa do município que resultaria em economia anual aproximada a R$ 30 milhões.
Depois de dar entrada na Câmara em 13 de fevereiro, a proposta foi analisada pelos vereadores e recebeu parecer favorável das Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento. Recebeu, ainda, quatro emendas modificativas e uma aditiva dos parlamentares cratenses.
Presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB)  destacou a obediência que a Mesa Diretora terá para com o Regimento Interno do Legislativo cratense. “Foi um compromisso desta nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de que todo projeto de lei, seja da Mesa, seja do vereador ou do Poder Executivo, será bem discutido, independente da urgência. Isso é feito para que não haja nenhum problema quanto à sua votação”, explica o presidente.
Florisval Coriolano ressaltou que foi feito todo o esforço para somar a agilidade em dar parecer e colocar o projeto em votação à análise minuciosa da proposta pelos vereadores. Para isso, a Mesa Diretoria distribuiu cópia do projeto entre todos os parlamentares.
A proposta de Reforma Administrativa novamente será submetida à discussão e votação dos vereadores na sessão desta terça-feira, 21. “Amanhã remeteremos ao prefeito para que ele sancione e comece a funcionar a nova estrutura administrativa municipal”, finaliza o presidente.
(Assessoria da Câmara)