O prefeito eleito de Saboeiro, Gotardo dos Santos (PSD), conseguiu liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizando sua posse. A candidatura de Gotardo havia sido suspensa pela Justiça estadual. Com a decisão, ele deve assumir ainda hoje (quarta-feira, 11) o mandato, o que diminui para três o número de municípios do Ceará com gestores ainda “sub judice”.
Gotardo havia tido contas de campanha rejeitadas pela juíza eleitoral de Saboeiro, em decisão posteriormente referendada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O TSE, no entanto, entendeu que impedir a posse do prefeito eleito antes do julgamento final do processo causaria “dano irreparável” ao gestor.
O prefeito foi autorizado a tomar posse liminarmente, mas continuará aguardando julgamento final de suas contas no TSE. No processo, a coligação “Por um Saboeiro Mais Feliz” negou as irregularidades.
Além de Saboeiro, os municípios de Tianguá, Santa Quitéria e Barro vivem hoje situação semelhante. Com os prefeitos eleitos sob questionamentos da Justiça, as cidades correm risco de realizarem novas eleições até março.