sábado, 31 de dezembro de 2016

Cearense está entre os milionários da Mega Sena da Virada


Uma aposta feita no Ceará está entre as seis que irão dividir o prêmio de R$ 220.948.549,30 da Mega da Virada, sorteada neste sábado (31), véspera de Ano Novo. O apostador cearense foi a aposta em Fortaleza e cada bilhete fará jus a receber a quantia de R$ 36.824.758,22. Os demais ganhadores foram de Campo Grande (MS), Salvador (BA), Trizidela do Vale (MA), Belo Horizonte (MG) e Vila Nova (RS).

180 prefeitos e vice-prefeitos assumem mandato neste domingo

Arnon em Juazeiro e Zé Aílton, no Crato, assumem neste domingo.

No primeiro dia do ano, 180 prefeitos e vice-prefeitos, além de milhares de vereadores tomam posse em seus respectivos municípios no estado. O estado do Ceará possui 184 municípios. Em quatro deles (Barro, Saboeiro, Tianguá e Catarina), os presidentes das câmaras serão empossados no cargo até as eleições suplementares a ser determinadas pelo TSE, já que os candidatos que receberam maior votação foram impugnados pela Justiça Eleitoral..
Fortaleza está entre as cidades que reelegeram seus prefeitos. Apoiado pelo Governador Camilo Santana e pelos irmãos Ciro e Cid Ferreira Gomes, Roberto Cláudio (PDT) toma posse às 18 horas na Câmara Municipal, ao lado do seu vice, Moroni Torgan (DEM).
Em Juazeiro do Norte, a posse do prefeito Arnon Bezerra (PTB) só acontece às 19 horas, no auditório do Memorial Padre Cícero.Antes porém, as atenções se concentram na Câmara Municipal, onde será escolhido por meio do voto direto e aberto o futuro presidente da mesa diretora. Darlan Lobo (PMDB) é o candido da situação, enquanto Capitão Vieira (PTN) é o nome da oposição.
Edmlson e Rosivan Leite assumem em Caririaçu

No Crato, o prefeito Zé Aílton Brasil (PP) não deverá ter dificuldade para eleger o presidente da casa. O ex-presidente Florisval Coriolano (PRTB) está de volta e tem 11 dos 19 votos em disputa. A eleição acontece às 9 horas, no Crato Tênis Clube. O médico Maurício Almeida (PDT), é o candidato da oposição e tem 8 votos. Após a escolha, o presidente eleito dará posse no mesmo local ao prefeito Zé Aílton Brasil e o vice André Barreto.
Em Barbalha, o vereador Vevé deve assumir a presidência da câmara, caso não ocorra nenhum imprevisto. Depois de uma semana conturbada com denúncia de traição e assédio ao grupo de oposição por parte do bloco da situação com apoio do prefeito Argemiro Sampaio, a eleição deverá ser tranquila e favorável a Vevé, que tem apoio de Fernando Santana e do governador Camilo Santana. Argemiro será empossado logo em seguida.
Eleição tranquila e favorável também ao prefeito eleito de Caririaçu. Edmilson Leite (PDT) será empossado na câmara municipal, onde instantes antes será conhecida a mesa diretora. Edmilson apoia o vereador José Irlando.

Mensagem do governador aos cearenses

O governador Camilo Santana mandou mensagem de ano novo aos cearenses.
Confira:


PSL de Santana do Cariri vai pedir expulsão de vereador acusado de traição e a impugnação da chapa da oposição


A direção do Partido Socialista Liberal (PSL) em Santana do Cariri promete reagir diante o ato de traição do vereador Gildo Lopes (PSL), que deixou a base de apoio à prefeita Danieli Machado e será candidato à presidência da Câmara Municipal pela oposição. A eleição será neste domingo, dia 1º de janeiro.
Nesta sexta-feira (30), o PSL deliberou pelo ato de expulsão de Gildo Lopes, devido o mandato pertencer ao partido e não ao candidato eleito, conforme a legislação eleitoral em vigor. Em seu lugar poderá assumir o suplente Ivanildo Santos.
O PSL também entrou na Justiça com pedido de impugnação da chapa  encabeçada por Gildo Lopes, que se aliou a oposição em troca da indicação para presidência da mesa diretora. Com a traição, a oposição passa a ter 6 dos 11 vereadores da câmara. O atual presidente do poder legislativo santanense, vereador Fernando Maia é candidato a reeleição pela base de apoio à prefeita Danieli Machado.

PDT faz pressão e ameaça expulsar vereadora eleita Aninha Teles


O PDT ameaça punir com expulsão a vereadora eleita Aninha Teles, caso não siga a orientação do partido, que é votar com o bloco de opsição na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
O presidente da sigla, Roberto Sampaio já esclareceu o posicionamento do partido a vereadora e caso Aninha vote contra a orientação do PDT será aberto processo de expulsão por infidelidade partidária. Caso se confirme a vaga ficaria com o suplente Diogo Machado.
A eleição para escolha da mesa diretora da Câmara Municipal de Juazeiro acontece neste domingo, dia 1 de janeiro. Disputam a presidência os vereadores Capitão Vieira Neto pelo bloco de oposição e o vereador Darlan Lobo, que apoia o prefeito eleito Arnon Bezerra. Cada candidato afirma ter 11 votos, número necessário para se eleger.
Aninha Teles se elegeu pelo grupo de oposição, mas teria mudado de lado nos últimos dias, o que asseguraria a vitória de Darlan Lobo.
Aninha não foi localizada para falar sobre o assunto.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Edmilson Leite nomeia seu secretariado em Caririaçu

Edmilson Leite tomará posse neste domingo.

O prefeito eleito de Caririaçu, Edmilson Leite, já escolheu seu secretariado. E como foi anunciado aqui no blog na semana passada, das 15 atuais secretarias, apenas sete irão fazer parte do primeiro escalão do município neste inicio de governo. A redução, segundo Edmilson Leite se faz necessária por conta da queda no repasse dos recursos federais como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Confira as pastas e o secretariado:
Educação, Cultura, Esporte e Juventude - Múcio Lacerda Botelho.
Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Habitação - José Iran da Silva
Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - Fábio Silva Alcântara.
Saúde - Bruna Aurélia Valeriano
Planejamento e Finanças - José Marcos Alves Vilar.
Assistência Social - Zélia Feitosa
Administração e Segurança - Francisco Gomes Santana.
O secretariado será oficialmente anunciado neste domingo, dia 1º de janeiro, quando acontecerá a posse de Edmilson Leite em Caririaçu.

A melhor tilápia do Crato é no Luiz Wellington

O anfitrião Luiz Wellington e esse blogueiro.

E na última sexta-feira do ano, olha só onde esse jornalista foi parar. Na casa do futuro secretário de de Infraestrutura do Crato, o engenheiro civil, Luiz Wellington Brandão, onde é servida pelo assessor Tuia, a melhor tilápia na brasa da região,
Luiz Wellington é da cota pessoal do prefeito eleito Zé Aílton Brasil e ficará encarregado de administrar uma das mais importantes pastas do futura gestão.
Depois de uma semana de descanso com a família na Argentina e no Paraguai, Luiz Wellington já está de volta ao Crato e só ontem, por telefone, soube ontem da sua nomeação.
Com vasta experiência na política, pois já foi vereador em duas legislaturas, o engenheiro tem muito a contribuir para a nova administração municipal

Ainda como suplente Dr. Santana está de volta à Assembleia Legislativa juntamente com outros quatro deputados que serão efetivados

A mesa diretora determinou a convocação dos novos parlamentares para a segunda, dia 2

A mesa diretora da Assembleia Legislativa se reuniu nesta sexta-feira (30), para finalizar os trabalhos referente a ano de 2016. E a última reunião foi para a leitura da renúncia dos deputados estaduais Zé Aílton Brasil (PP), eleito prefeito do Crato; Ivo Gomes, eleito prefeito de Sobral; Laís Nunes, prefeita eleita de Icó; e Naumi Amorim, prefeito eleito de Caucaia.
No mesmo ato, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque efetivou
Dedé Teixeira (PT), Raquel Marques (PT), Mário Hélio (PDT), Fernando Hugo (PP) e Manoel Santana (PT), que será deputado suplente. A posse dos novos deputados será nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro, às 17 horas, na Assembleia Legislativa.

Governador envia mensagem à Assembleia Legislativa instituindo média salarial do Nordeste para PMs e Bombeiros


Em sua página no Facebook, o governador Camilo Santana informa que cumpriu mais um compromisso de campanha ao enviar nesta sexta-feira (30) à Assembleia Legislativa,  a mensagem que institui a média salarial do Nordeste para os policiais militares e bombeiros militares.
Confira a mensagem a postagem do governador:
"Tenho a satisfação de informar às nossas tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que enviei, agora à tarde, à Assembleia Legislativa, a mensagem que institui a Média Salarial do Nordeste para as duas corporações, conforme prometido. Cumpro, assim, compromisso que assumi ainda em campanha. Faço isso, mesmo diante de um cenário de crise financeira em todo o país, como reconhecimento pelo relevante trabalho realizado por nossos homens e mulheres da PM e Bombeiros no combate à criminalidade no Ceará. Quero contar, cada vez mais, com o apoio de cada um de vocês para trazermos mais segurança e tranquilidade para todas as nossas famílias cearenses".
Camilo Santana
Governador do Ceará

Vereador trai grupo político da prefeita e se candidata a presidente da câmara municipal com apoio da oposição em Santana do Cariri

Com a traição de Gildo Lopes, a oposição passa a ter maioria na câmara municipal

E tem traição política na disputa pela presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Santana do Cariri, no Cariri Oeste. Depois de fechar apoio à reeleição do atual presidente da câmara Fernando Maia (PDT), o vereador Gildo Lopes eleito pelo mesmo partido da prefeita Danieli Machado (PSL) com 507 votos e que até ontem (quinta-feira, 29) fazia parte do mesmo grupo político passou para a oposição.
Gildo vai concorrer à presidência da casa legislativa com apoio de mais cinco vereadores eleitos pelo bloco oposicionista, tirando assim, se concretizada a traição,a chance de reeleição de Fernando Maia.
O mais interessante é que até a noite de ontem (29), Gildo Lopes havia fechado apoio a Fernando Maia, durante reunião no Gabinete da Prefeita.
Um dia antes, Gildo chegou a comemorar a reeleição de Fernando Maia

O grupo composto por seis vereadores eleitos pela base da prefeita chegou a comemorar o acordo em almoço, mas nesta manhã acabou surpreendido com a inscrição da chapa encabeçada por Gildo Lopes.

Zé Leite deixa Prefeitura de Barbalha trabalhando

Betilde Sampaio e Zé Leite estão deixando a Prefeitura de Barbalha, após oito anos. (Foto: Flávio Pinto)

O prefeito de Barbalha, Zé Leite (PT) vai deixar a prefeitura da mesmo forma que iniciou em 1º de janeiro de 2009: trabalhando. É que neste sábado (31), Zé Leite vai entregar às 11 horas, de forma simbólica, o ambulatório da UPA. A entrega será simbólica porque os professores e alunos da Faculdade de Medicina, que fazem parceria com UPA estão no período de férias. O início do atendimento ao público está previsto a partir de fevereiro, já com a nova gestão do município.
Nesta sexta-feira (30), Zé Leite reuniu a imprensa e apresentou a revista Barbalha em Destaque. O exemplar é institucional e relata as ações e obras dos oito anos de gestão de Zé Leite à frente da prefeitura.
Em sua fala o prefeito que se despede ressaltou pontos importantes da sua administração, tais como, o fato de deixar em estoque a merenda escolar em todas as escolas municipais, remédios em todos os postos de saúde e inclusive na Central de Medicamentos. O futuro gestor também terá em caixa os R$ 31 milhões do precatório do Fundeb, R$ 1,4 milhão para o aterro sanitário do município, além do pagamento servidor em dia. "Sempre procurei entrar e sair pela mesma porta nestes oito anos. Vou deixar Barbalha como gostaria de ter recebida em 2009", disse Zé Leite.
Participaram do encontro, a vice-prefeita de Barbalha Betilde Sampaio, vereadores, secretários e servidores municipais.

Conheça o secretariado do Crato


O prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil e o vice-prefeito Andre Barreto apresentaram nesta sexta-feira  (30), mais nove secretário para sua gestão 2017-2020.
Antes do anúncio, Ze Ailton agradeceu aos cratenses pelos 23 meses que esteve na Assembleia Legislativa e ressaltou as várias propopistas e emendas que ajudou o governo do estado se fortalecer, especialmente o município do Crato. Como exemplo citou a aprovação do projeto de lei wue assegurou ao Crato a área que compreende o Distrito Industrial do Cariri.
Como medidas prioritárias, Zé Aílton Brasil anunciou que vai criar o Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico que terá função deliberativa e agregada ao Gabinete do Prefeito. Cortes no número de servidores comissionados passará dos atuais 400 para 290. Também foi anunciada que haverá controle fiscal e da receita do município sem que ocorra aumento da carga tributária, mas a cobrança e fiscalização dos impostos." Vamos controlar a receita sem aumento, mas cobrando o que é devido ao município", afirmou Zé Aílton Brasil.
Confira lista completa do secretariado:
Saúde - André Barreto.
Educação - Otonite Cortez.
Finanças - Carlos Eduardo Marino
Procuradoria - Ernani Brigido Neto.
Chefe de Gabinete - Paulo de Tarso (vereador nao reeleito)
Secretaria de Administração - Luis Carlos Saraiva.
Controladoria e Ouvidoria - Otoni Lima Bezerra.
Ação Social - Maria Águeda Leite Duarte
Meio Ambiente e Serviços Públicos - Francisco Junior Brito.
Infraestrutura- Luiz Wellington
Cultura- Wilton Dendê
Esportes - Lamar
Agricultura e Pecuária - Gilcélio Alves Pereira.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Zé Aílton Brasil anuncia mais nove secretários nesta sexta-feira

Zé Aílton dará coletiva nesta sexta para concluir lista de secretários.

O prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil (PP) vai anunciar o restante do seu secretariado nesta sexta-feira (30), a partir das 11 horas, no auditório da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL-Crato). Serão anunciados mais nove secretários, já que no último dia 23, Zé Aílton anunciou os titulares para as pastas da Educação (Otonite Cortez), Procuradoria Geral do Município (Ernani Brígido), Finanças (Carlos Eduardo Marino) e o vice-prefeito eleito André Barreto (PDT), como secretário de Saúde.
O prefeito eleito vai extinguir sete das atuais secretarias por contensão de despesas. Também pretende diminuir o número de cargos comissionados no município. Essas e outras informações serão repassadas durante a coletiva.

Camilo antecipa pagamento do mês de dezembro para servidores

O governador Camilo Santana (PT) usou as redes sociais para anunciar nesta quinta-feira, 29, o depósito do salário do mês de dezembro para os 140 mil servidores do Estado, num total de cerca de R$ 750 milhões. O gestor estadual informou ainda, em vídeo, que autorizou o repasse de R$ 40 milhões para serem rateados entre os 20 mil professores da rede pública estadual.
"Informo aqui aos nossos mais de cento e quarenta mil servidores que o Estado do Ceará depositou, já hoje, o salário deste mês de dezembro, num total de cerca de 750 milhões de reais. Isso acontece, uma semana após concluirmos o pagamento integral do 13o salário a todos os nossos servidores. Com muita austeridade na gestão temos conseguido honrar todos os nossos compromissos", comunicou Camilo.
Ao lado do secretário da Educação, Idilvan Alencar, Camilo anunciou que o repasse aos professores será pago em uma folha suplementar no dia 13 de janeiro. "Quero agradecer a todos vocês da rede pública pelo empenho, trabalho, dedicação e os resultados que o Ceará tem alcançado com êxito na educação do Estado do Ceará", disse o governador.

Eleição para câmara municipal - Confinamento de vereadores da oposição vaza e plano é desfeito

A fazenda pertence a familiares do vereador eleito Zé Barreto.

Não demorou nem 24 horas a tentativa de confinamento do grupo de vereadores que pretendem fazer oposição ao governo Arnon Bezerra. Depois de vazar para a imprensa nesta quinta-feira (29) que 10 vereadores iniciaram plano de confinamento numa fazenda no município de Jardim para passar a virada do ano e só retornaria a Juazeiro no domingo, dia 1º de janeiro, momentos antes da eleição na câmara municipal, todo plano foi desfeito para não chamar atenção.
Depois do vazamento, o grupo foi disperso por determinação do Capitão Vieira Neto (PTN), que deve ser indicado pela oposição para disputar a presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte contra Darlan Lobo (PMDB) candidato com apoio do prefeito eleito Arnon Bezerra.
Vereadores pretendiam se confraterniza nesta fazenda na zona rual de Jardim

Capitão Vieira e Darlan Lobo alegam ter 11 votos cada. Só que na câmara são 21 vereadores. Neste caso alguém está julgando ter um voto mais, talvez para colocar pressão no grupo adversário.
O fato é que Darlan, que tinha 10 votos até as últimas 48 horas, conseguiu apoio da vereadora Aninha Teles, esposa de Antônio de Lunga.
Já Capitão Vieira afirma que pode ter até domingo (1º de janeiro), data da eleição, adesão de mais dois ou três votos, além dos 11 que assegura ter.
ESTRATÉGIA
O líder da oposição, Capitão Vieira é quem comandará a eleição para a mesa diretora. Por questão estratégica deverá chamar primeiramente o grupo aliado a Darlan Lobo para votar. Caso a eleição esteja empatada, pedirá a seu grupo - que começará a votar logo em seguida -, para votar em Gledson Bezerra (PMN), que ora está no grupo de apoio a Darlan Lobo, A estratégia é deixar Gledson com poder de eleger-se, pois seria o voto de desempate. Gledson, embora seja voto contabilizado pró Darlan, oficialmente tem mantido-se independente.

Fernando Santana cobra unidade e oposição com responsabilidade em Barbalha

Fernando Santana com grupo de vereadores de Barbalha

Uma oposição com responsabilidade e pensando sempre no bem de Barbalha. Essa é a proposta de Fernando Santana para seu grupo de nove vereadores no município. Fernando esteve reunido com oito dos nove vereadores da sua base e que farão parte da legislatura 2017-2020.
No grupo dos nove, já há consenso o nome do vereador Vevé para sair como candidato à mesa diretora da Câmara Municipal, cuja eleição acontecerá neste domingo, dia 1º de janeiro de 2017.
Fazer uma oposição madura, consciente e que, principalmente fiscalize as contas públicas com responsabilidade são os pedidos de Fernando para o grupo, que foi eleito com apoio dele e do governador Camilo Santana, em Barbalha.

Gestão de Arnon terá eleição para escolha de diretores escolares

Arnon esteve nos estúdios da Rádio Tempo FM

O governo Arnon Bezerra pretende lançar no próximo ano, eleição direta para a escolha de diretores das escolas municipais. A informação é da futura secretária de Educação, Maria Loreto de Lima, que ao lado do prefeito eleito Arnon Bezerra estiveram no estúdio da Rádio Tempo nesta quinta-feira (29).
Segundo Loreto, a prioridade será concluir o calendário letivo de 2016 previsto para fevereiro e logo em seguida, até o meio do próximo ano, anunciar a eleição para escolha dos diretores. "É a forma mais democrática para a escolha", pontuou Loreto Lima. A medida, se implantada, deve dar uma basta nos casos de apadrinhamento político na direção das escolas.
Já Arnon falou sobre a repercussão do seu secretariado e pediu compreensão dos juazeirenses para o início de sua gestão. Para o prefeito eleito, os nomes foram minuciosamente estudados e avaliados e todos terão oportunidade de dar o melhor por Juazeiro. "Todo secretário terá liberdade para fazer o melhor, lembrando que haverá limitação. Teremos um planejamento para cada pasta", afirmou.

Prefeito de Juazeiro anuncia secretariado


O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra  ( PTB) anunciou nesta quinta-feira  (29), os nomes do seu secretariado.
Confira:
Educação- Maria Loreto de Lima
Meio Ambiente e Infraestrutura- Luiz Ivan.
Esportes- Luciano Basílio
Desenvolvimento Econômico Michel Araújo
Junior Feitosa - Turismo e Romaria.
Controladoria e Ouvidoria -  Elisa Fernandes Lavor.
Ação Social - Isabela Bezerra.
Procuradoria - Bernardo Oliveira
Chefe de Gabinete - Nildo Rodrigues.
Amaju - Sidney Kalrrais.
Segurança Pública - Delegado Tenório de Brito.
Saúde - Nizete Tavares.
Agricultura - Romão França.
Planejamento e Gestão - Evaldo Soares.
Cultura - Alemberg Quindins.




Hoje é o último dia de funcionamento das agências bancárias em 2016

Hoje (29) é último dia de funcionamento das agências bancárias para atendimento ao público. A partir de amanhã (30) as agências ficam fechadas e só abrem no próximo dia útil, dia 2 de janeiro. Por isso, as pessoas que precisam resolver questões bancárias este ano precisam fazê-lo até hoje.
Vale lembrar que todas as contas com vencimento nos dias em que as agências estiverem fechadas podem ser pagas no primeiro dia útil após o vencimento sem incidência de multa. Do dia 30/12/2016 até 01/01/2017, os clientes podem realizar operações bancárias nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone.
Existem ainda os correspondentes bancários, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. Eles também podem realizar operações bancárias, mas o cliente precisa verificar os horários de funcionamento de cada um, que são independentes dos bancos.

Em Iguatu, tudo pronto para cerimônia de posse de Ednaldo Lavor, Marcos Sobreira e dos 17 vereadores

Ednaldo Lavor, Marcos Sobreira e os 17 vereadores tomam posse neste domingo. (Foto: Rogério Ribeiro)

Em Iguatu, tudo pronto para a solenidade de posse do prefeito eleito Ednaldo Lavor (PDT), do vice, Marcos Sobreira (PDT) e dos 17 vereadores eleitos e diplomados.
Após definir o seu secretariado, o prefeito eleito de Iguatu, Ednaldo Lavor, o vice, Marcos Sobreira, juntamente com a sua equipe, já organizaram oficialmente a cerimônia de posse que ocorrerá no dia 1º de janeiro.
A posse de Ednaldo Lavor, Marcos Sobreira e dos vereadores estão garantidas após obterem os requisitos necessários: o deferimento de suas respectivas candidatura, a aprovação de suas contas de campanha e a diplomação feita pela Justiça Eleitoral, que aconteceu no dia 14 de dezembro.
A solenidade está sendo preparada pelo cerimonial da Câmara Municipal em parceria com o cerimonial da equipe de comunicação do prefeito eleito, Ednaldo Lavor e do vice, Marcos Sobreira.
A programação está prevista para começar neste domingo 1º de janeiro de 2017, às 16h30min, no auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira. Primeiro serão empossados os 17 vereadores, depois segue com a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Logo depois, o prefeito e o vice serão empossados e oficializados chefes do Executivo Municipal.
(Com informações do rrinterativo.com.br)

Assembleia Legislativa aprova Lei Orçamentária 2017 e entra em recesso


A proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2017, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em sessão extraordinária ontem ( quarta-feira 28). Com isso, o Poder Legislativo entra em recesso parlamentar e retoma seus trabalhos no dia 1º de fevereiro de 2017, com a posse da Mesa Diretora eleita para o biênio 2017/2018, tendo à frente o presidente Zezinho Albuquerque (PDT).
A matéria, prevista no projeto de lei nº 103/16, oriundo da mensagem nº 8.056/16, teve 1.234 emendas aprovadas pelos parlamentares.
O deputado Evandro Leitão (PDT), relator da LOA e líder do governo Camilo Santana (PT) na Casa, destacou o número elevado de emendas aceitas. Ou seja, das 1.293 emendas propostas pelos deputados, 1.234 tiveram parecer favorável do relator, 21 receberam parecer contrário e 38 foram retiradas da pauta pelos próprios autores. “Isso é fruto do diálogo que tivemos com cada um dos parlamentares no Plenário, sempre com o intuito de contribuir com a mensagem”, ressaltou.
Cerca de 90% das emendas propostas versam sobre perfuração de poços profundos, construção de areninhas, aquisição de ambulâncias, implantações de perícias forenses e construções de trechos em rodovias. O vice-presidente da Assembleia, deputado Tin Gomes (PHS), destacou que cerca de 60% das emendas de autoria de deputados da oposição foram acatadas.
Adequação
Evandro Leitão havia proposto emendas redistribuindo os recursos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Entretanto, com a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) acatando Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extinguiu o TCM, o relator da LOA propôs, em novo relatório, que do total dos R$ 102.854.648  destinados ao TCM na LOA,  R$ 20.087.037 sejam repassados às despesas de Pessoal e Encargos Sociais e Aquisição de Medicamentos do Fundo Estadual de Saúde e o restante, da ordem de R$ 82.767.611, retornem ao TCM. A emenda, bem como a proposta de  lei orçamentária, foram acatadas com abstenção do deputado Renato Roseno (Psol).
Durante a sessão extraordinária, parlamentares de oposição tentaram adiar a votação da LOA. Os deputados Roberto Mesquita (PSD), Renato Roseno (Psol) e Dra. Silvana (PMDB) protestaram contra o tempo para a apreciação do elevado número de emendas. O deputado Roberto Mesquita entrou com recurso para adiar a votação em dois dias, mas o pedido foi rejeitado pelo plenário. O presidente em exercício Tin Gomes (PHS), atendendo aos apelos da oposição, suspendeu a sessão por uma hora e meia para dirimir dúvidas sobre emendas apresentadas ao projeto governamental.
Após a retomada dos trabalhos, novos questionamentos surgiram com a aprovação da liminar que sustou a PEC do TCM. O deputado Renato Roseno ponderou pelo adiamento da votação da LOA, enquanto Heitor Férrer (PSB), embora criticando a tentativa de derrubar a PEC, chegou a sugerir que fossem repassados a totalidade dos recursos do órgão até uma decisão de mérito sobre o assunto.  O plenário, entretanto, aprovou a nova emenda apresentada pelo deputado Evandro Leitão.
Comissão de recesso
Após a aprovação da LOA, Tin Gomes anunciou o colegiado que ficará em regime de plantão durante o recesso parlamentar que inicia amanhã e segue até dia 31 de janeiro.
Os parlamentares que compõem a Comissão de Representação de Recesso são os deputados Moisés Braz (PT), Leonardo Pinheiro (PP), Bruno Pedrosa (PP), Augusta Brito (PCdoB), Walter Cavalcante (PP), Dra. Silvana (PMDB), Fernanda Pessoa (PR), Roberto Mesquita (PSD) e Ferreira Aragão (PDT).
Durante o período de recesso, que inicia nesta quinta-feira (29/12) e segue até 31/ 01 de 2017, o colegiado fica responsável por conduzir os trabalhos do Poder Legislativo.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Arnon Bezerra anuncia nesta quinta-feira seu secretariado

Arnon foi diplomado no último dia 12, prefeito de Juazeiro do Noerte

O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra, anuncia nesta quinta-feira, 29, às 10 horas, a equipe que irá compor o secretariado do Governo Municipal de 2017/2020. O anúncio acontece durante coletiva de imprensa, no auditório do Office Cariri (10º andar), no Município.
O prefeito eleito decidiu levar ao conhecimento da população a sua equipe de trabalho e abordar os critérios de escolha para compor a administração, antes mesmo da solenidade de posse, que ocorre no próximo domingo, atendendo à grande expectativa do público sobre os nomes que vão compor o secretariado.
No próximo dia 1º de Janeiro, acontece a solenidade de posse do prefeito eleito, Arnon Bezerra, e do vice-prefeito, Giovanni Sampaio, no Memorial Padre Cícero, a partir das 19 horas, após escolha do presidente do Legislativo Juazeirense.
(Colaborou Elizangela Santos)

Ministra do STF suspende PEC que extinguiu TCM

A ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu nesta quarta-feira, 28, liminar suspendendo PEC que extinguiu o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). Segundo a decisão, a Emenda Constitucional tem seus efeitos suspensos até novo julgamento do ministro Celso de Mello, relator do caso na Corte.
Como o STF está de recesso desde 19 de dezembro, a medida deverá ser objeto de nova decisão apenas em fevereiro do ano que vem. Na quarta-feira passada, 21, deputados estaduais aprovaram PEC de Heitor Férrer (PSB) que extinguiu o TCM, o incorporando ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A decisão da Assembleia é questionada pela Associação Nacional de Tribunais de Contas (Atricon), em conjunto com o presidente eleito do TCM, Domingos Filho. Em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), eles alegam diversas inconstitucionalidades na tramitação da matéria.
(O Povo)

Luiz Ivan paga folha de dezembro aos servidores de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro do Norte começou a pagar os salários dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro nesta quarta-feira (28). O prefeito Luiz Ivan Bezerra autorizou o desembolso de R$ 8,5 milhões, sendo R$ 5,9 milhões para os funcionários da Secretaria de Educação e mais R$ 2,6 milhões junto ao pessoal que integra o chamado Fundo Geral. Ele informou que o processamento da folha da Secretaria de Saúde está sendo concluído e o pagamento acontecerá nas próximas horas.

Pais de alunos devem ficar atentos para lista de material escolar

Deputado Chico Lopes

Neste final de ano em que os pais se veem às voltas com várias contas e com a compra de material escolar, vale ter atenção à lei federal que protege o consumidor da exigência de itens abusivos, em escolas de todo o País. A lei 12.886/2013, que determina que os estabelecimentos de ensino são proibidos de incluir nas listas de material escolar produtos de uso coletivo, que não sirvam exclusivamente para uso individual do aluno. A lei, de iniciativa do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) garantiu economia para os pais e gerou ações de entidades de defesa do consumidor, para fiscalização do cumprimento da lei.
Entidades de defesa do consumidor, como o Procon Fortaleza, divulgaram portaria com a lista de itens do material escolar que não podem ser exigidos pelas instituições de ensino para efetivação das matrículas do ano letivo 2017. Itens abusivos que venham a ser cobrados e sejam fornecidos pelos pais deverão ser ressarcidos em dobro, destaca o Procon Fortaleza, que está aberto a receber denúncias de pais sobre descumprimento da lei.
“Um dos momentos mais desafiadores para os pais, sobrecarregados por matrícula, mensalidade, fardamento, livros, além de impostos como IPVA e IPTU, é a compra de material escolar. Nestes três anos anteriores em que valeu a lei do material escolar, tivemos a satisfação de receber mensagens de pais de todo o Brasil, apontando que fizeram economia, pela proibição das exigências descabidas que muitas escolas faziam antes", avalia o deputado Chico Lopes, integrante da Comissão de Defesa do Consumidor e presidente da Comissão de Legislação Participativa, da Câmara dos Deputados.
Itens abusivos: o que diz a lei
A lei proíbe a exigência de itens como papel ofício em grandes quantidades, papel higiênico, álcool, flanela e outros produtos administrativos, de consumo, de limpeza e higiene pessoal. As escolas também ficam impedidas de criar taxas de material escolar, para compensar os itens que não poderão mais fazer parte da lista de material. Pastas, plástico para pastas classificadoras, cartuchos de impressão, apagadores e até medicamentos são outros itens citados no texto de justificativa da lei.
Caso itens abusivos e de uso coletivo constem da lista de material ou do contrato firmado entre a escola e os pais, a cláusula do contrato que dispõe sobre o material será considerada nula. As escolas também não poderão criar taxas específicas de material escolar, para “compensar” os itens que não poderão mais ser inclusos na lista, alerta o deputado Chico Lopes.
Itens de responsabilidade das escolas
Pela lei, cabe exclusivamente às escolas, e não aos pais de alunos, arcar com itens de uso coletivo, como papel ofício em grandes quantidades, papel higiênico, álcool, flanela e outros produtos de limpeza e escritório. O projeto proíbe que esses e outros itens - como fita adesiva, cartolina, estêncil, grampeador e grampos, papel para impressora, talheres e copos descartáveis, esponja para louça - sejam incluídos nas listas de material escolar.

Governador Camilo Santana lança o Hora de Plantar 2017

Camilo anunciou o Hora de Plantar ao lado de prefeitos eleitos da região.

O Governo do Ceará lançou, nesta quarta-feira (28), no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato, o Projeto Hora de Plantar. Para o próximo ano, o programa de auxílio a agricultores familiares aumentará de 132 mil para 150.639 o número de beneficiados, sendo 22.694 destes na Região do Cariri.
Nesta edição, o projeto distribuirá 3.217 toneladas de sementes e 7.555.181 mudas para homens e mulheres do campo em todo o Estado. A ação tem investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17,2 milhões, dos quais R$ 3,3 milhões são destinados para a região. Participam do Projeto 182 municípios, ficando de fora apenas Fortaleza e Eusébio, que não possuem zona rural.
O governador Camilo Santana foi responsável por entregar as primeiras sementes e mudas a alguns dos agricultores que estavam no Parque de Exposição. Durante seu pronunciamento, ele destacou o histórico de compromisso do Estado no zelo pelo homem do campo e sua identificação com o setor agrário. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará, Camilo Santana lembrou que há muitos anos o trabalho de políticas na área rural vem sendo desenvolvido. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário executa, há 29 anos, o Programa Hora de Plantar, com foco em fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos beneficiários.
"Nós estamos iniciando um programa que já tem quase 30 anos de existência. E ele tem um significado muito forte. Para mim especialmente porque quem criou esse programa foi Eudoro Santana (o programa foi criado em 1987, pelo então secretário da Agricultura). Na época, era a Arrancada da Produção. Deu muito certo no Ceará e permanece. Quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (entre 2007 e 2010), aumentamos a quantidade de sementes distribuídas no Ceará", pontuou o governador.
O governador ressaltou ainda que o Ceará tem se destacado com a maior política de Garantia-Safra do Nordeste brasileiro, com anistia a agricultores no período de seca, dispensas de pagamento e suporte durante o período sem cultivo. "Temos 350 mil cotas destinadas aos agricultores, que, caso sofram no período de seca, recebam seguro. Por causa dessas políticas não se repete mais o que acontecia há 20 anos, que eram pessoas pedindo esmola ou saqueando comércios. São políticas de segurança alimentar dessa população que sofre no período de seca", finalizou.

Taiano e Cícero Palácio confiantes numa administração participativa em Tarrafas

Cícero Palácio, Taiano com o prefeito eleito de Assaré, Neto Alcântara, Girleuda e lideranças de Tarrafas

E quem esteve presente nesta quarta-feira (28), no lançamento do Projeto Hora de Plantar do Governo do Estado, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crato, foi o prefeito eleito de Tarrafas, Tertuliano Araújo, o "Taiano" (PP)  e o vice Cícero Palácio (PT). Os dois estiveram à frente de uma comitiva de políticos e empresários do município para prestigiar a solenidade comandada pelo governo Camilo Santana.
Taiano, que assumiu a prefeitura interinamente no últimos três meses, com a licença da prefeita Girleuda, está confiança numa boa administração, pois pegou a máquina administrativa em perfeita harmonia com a população, inclusive com todas as contas em dias com servidores e fornecedores. O vereador Cícero Palácio terá papel importante na futura administração.

Comitiva de Santana do Cariri presente no Projeto Hora de Plantar

Governador Camilo Santana com a comitiva de Santana do Cariri. (Foto: Flávio Pinto)

O vice-prefeito eleito de Santana do Cariri, Juracildo Fernandes Maia (PCdoB) e o vereador João Cabral (PT) comandaram a comitiva daquele município que esteve nesta quarta-feira (28), no Crato, para acompanhar o lançamento do Projeto Hora de Plantar, do Governo Estadual.
Na oportunidade, Juracildo e os vereadores  João Cabral e Fernando Maia cobraram do governador ações para a agricultura do município. A comitiva também teve acompanhamento do líder político do município, José Maia.

Zé Aílton abre Seminário de Validação do Plano de Governo

Zé Aílton abriu a solenidade no Crato. (Fotos: Flávio Pinto)

O prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil (PP) abriu nesta quarta-feira (28), o Seminário de Validação do Plano de Governo 2017-2020. O seminário reúne especialistas e profissionais de 11 áreas com atuação pré-determinadas como primordiais para a próxima gestão.
O seminário discutiu durante toda a manhã planos de governo para Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Infraestrutura, entre outras. No período da tarde, os projeto serão definidos pelas equipes e apresentados aos prefeito eleito Zé Aílton Brasil.
O auditório da Urca ficou lotado de participantes

O auditório da Urca ficou lotado.Zé Aílton pediu paciência ao cratenses pois prevê que terá um início de governo muito difícil, pois vai iniciar a administração com sérios problemas financeiros, principalmente pela queda de 7% dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Professores Onite, Francisco do Ó e Patrício Melo participaram da mesa ao lado de Zé Aílton e André Barreto.

Participaram também do encontro, o vice-prefeito eleito André Barreto, o reitor da Urca Patrício Melo, o vice-reitor Francisco do Ó e, a futura secretária de Educação do município, Otonite Cortez, além dos vereadores Henrique Leite, Amadeu de  Freitas e o Dr. Renan, este último vereador eleito para próxima legislatura.

Falta de quorum adia votação de doação de terrenos na câmara de Juazeiro

E não surtiu efeito a convocação extraordinária que o presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador Danty Benedito (PMN) fez aos edis locais.
Na sessão programada para acontecer ontem (terça-feira, 27), apenas nove vereadores apareceram. Como não foi atingido o quorum mínimo para a realização da sessão extraordinária, os projetos para aprovação de doação de terrenos fica adiada para a próxima legislatura. Também estava na pauta a votação das contas de gestão 2012 do ex-prefeito Manoel Santana.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Cheiro de traição em Barbalha

Rosario está ptestes a trair base do governador 

Tem cheiro de traição em Barbalha. Esse é o sentimento dos barbalhenses, que acompanham o desenrolar da tentativa de assédio ao vereador eleito Rosário (PTN). Parlamentar bem votado nas eleições de outubro passado com 1.401 votos, Rosário fez parte da coligação que apoiou o candidato Fernando Santana (PT) e agora pode mudar de lado, traindo o grupo do governador Camilo Santana, que o apoiou na eleição.
De olho em fazer a maioria na câmara municipal, o prefeito eleito Argemiro Sampaio (PSDB) tem investido pesado no grupo da oposição, que fez nove dos 15 vereadores para a próxima legislatura.
Para atrair Rosário, o prefeito eleito tem oferecido vantagens e até apoiá-lo na disputa pela presidência da Câmara Municipal, uma vez que o grupo oposicionista esta bem articulado e coeso em fazer uma oposição responsável e bem solidificada à futura administração municipal.
Se concretizada a traição, Rosário irá por caminho, no qual, considerado imperdoável para o grupo que o ajudou e principalmente, para os eleitores que o elegeram, pois a expressiva votação recebida na zona rural de Barbalha foi baseada no apoio dado pelo governador Camilo Santana.
Vale ressaltar ainda que Rosário ainda corre risco de ter mandato cassado por problemas com a Justiça Eleitoral. Assim sendo, amigos e correligionários do vereador aconselham a pensar duas vezes, antes de consumar o ato da traição.

Governador muda até sexta-feira parte do secretariado

O governador Camilo Santana vai mudar até a próxima sexta-feira (30),  o secretariado estadual. O governador ainda não adiantou nomes, mas deixou claro em relato a jornalistas em Fortaleza que a primeira grande mudança será na Secretaria de Segurança, embora os índices de aproveitamento do trabalho da Pasta estejam bem melhores que os dos anos anteriores, mas bem inferior ao que o próprio governador projetou.
O ainda deputado federal Moroni Torgan, eleito vice-prefeito de Fortaleza, será um dos quadros importantes na nova estrutura da Secretaria de Segurança, embora não chegue a ser o secretário. Outra mudança já definida será na Secretaria de Esporte. Camilo dará posse aos novos secretários no início da próxima semana, iniciando o seu terceiro ano de gestão.
(Com informações DN)

Caririaçu: "Situação está pacificada", diz vereador Tiago de Rossine sobre eleição para presidência da Câmara Municipal

Vereadores, prefeio Edmilson Leite e o vice Rosivan Leite tomam posse no domingo (1/01)

Conquistados os votos nas urnas, a hora agora é de garantir o voto dos colegas vereadores. As articulações para a formação da próxima mesa diretora na Câmara Municipal de Caririaçu tem sido tranquila, a base da situação conseguiu eleger a maioria dos parlamentares dando tranquilidade ao grupo. Seis parlamentares garantiram vaga no legislativo de Caririaçu dentro da coligação que elegeu Edmilson Leite(PDT).
No dia 1º de janeiro, estarão em jogo, além da cadeira de presidente da Câmara Municipal de Caririaçu, as funções de vice-presidente; a de primeiro e segundo secretário. Além da administração do duodécimo do Poder Legislativo da Caririaçu, o grupo organiza as pautas dos projetos para votação, entre outras atribuições. Já as comissões permanentes da Casa, como a de Constituição e Justiça, são formadas posteriormente.
Em entrevista a radio Padre Cicero FM de Juazeiro do Norte o vereador Tiago de Rossine eleito com 1103 votos afirmou que o grupo de situação está cada vez mais unido desmentindo alguns boatos que correram na cidade. Na entrevista Tiago confirmou os nomes da oposição para compor a mesa diretora, “terá como presidente o vereador Zé Irlando, Tiago como vice, Marcos Araújo como primeiro secretário e Lô da Miragem como segundo secretário”. Afirmou o vereador.
Na última semana os vereadores Eraldo da Miragem e Onasses Viana que marcharam juntos com a coligação que defendia o nome de João Marcos(PMDB) declararam voto para a chapa encabeçada por Zé Irlando.
(Tribuna.blog.br)

Governador Camilo Santana no Crato

O governador Camilo Santana fará o lançamento do Projeto Hora de Plantar 2017 nesta quarta-feira (28), às 9h da manhã. O evento acontece no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato. Na ocasião, serão feitas entregas simbólicas de sementes aos agricultores familiares da região.
Serviço
Lançamento Hora de Plantar Safra 2017
Data: 28/12/2016
Horário: 9h
Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante – Rua Rui Barbosa, 295 – Crato-CE

Ministério Público recomenda aos prefeitos a utilização dos recursos de repatriação para pagar servidores

O procurador-geral de Justiça (PGJ), Plácido Barroso Rios, expediu recomendação aos prefeitos cearenses, orientando-os a utilizar os recursos da repatriação para pagamento de salários dos servidores que estejam em atraso. Os valores, que deverão ser liberados pela União aos municípios até o dia 30 deste mês, chegam a um montante total de R$ 232 milhões.
A chamada “repatriação” é um incremento de receitas extraordinárias para os municípios promovida pela União e, a pedido dos atuais Prefeitos, o Executivo federal publicou, na última terça-feira (20/12), edição extra do Diário Oficial da União, decidindo pela liberação dos recursos repatriados aos municípios.
A recomendação do PGJ-CE considerou que muitos municípios enfrentam, no momento, dificuldades financeiras e que os gestores públicos devem atender às necessidades mais urgentes, dentre elas, as folhas salariais eventualmente atrasadas e o 13º salário dos servidores municipais no prazo legal, além de pagamento da própria folha de dezembro.
Segundo o documento, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Poder Judiciário já têm atuado em diversos municípios para garantir a normalização dos pagamentos e, caso a recomendação seja desconsiderada, serão instaurados procedimentos administrativos para averiguar atos de improbidade administrativa e, neste caso, os Prefeitos não poderão alegar “posteriormente desconhecimento do tema”, consta na recomendação.
(Site do MPCE)

Agências bancárias abrem até quinta-feira (29)

As agências bancárias de todo o país estarão abertas para atendimento ao público até a próxima quinta-feira (29) e fecham na sexta-feira (30) para o recesso de Ano Novo. O atendimento será retomado no dia 2 de janeiro, segunda-feira, primeiro dia útil de 2017.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta que contas e carnês com vencimento na data em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado bancário sem cobrança de multas por atraso.
A alternativa para o dia em que não houver atendimento nos bancos é utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone e correspondentes bancários como casas lotéricas e agências dos Correios.

Governador garante média do Nordeste para PMs com base em 2016

Durante entrevista à Rádio Verdes Mares, em Fortaleza, nesta terça-feira (27), o governador Camilo Santana garantiu que ainda este ano envia para a Assembleia Legislativa, mensagem que garante média salarial do Nordeste para policiais militares com base em 2016.
Camilo ressaltou ainda que a medida é mais um compromisso do governador assumido com a categoria que será cumprido.

PPL segue no apoio a Zé Aílton Brasil e na câmara vai de Florisval Coriolano


Reunida ontem (segunda-feira,26), a direção do diretório municipal do Partido da Pátria Livre (PPL), decidiu que vai continuar na base de apoio ao prefeito eleito do Crato Zé Aílton Brasil (PP). Na mesma reunião também ficou declarado o apoio à candidatura do vereador Florisval Coriolano (PRTB) para presidência da mesa diretora da Câmara Municipal.
No Crato, o PPL tem como presidente Alex Saraiva e elegeu no último dia 2 de outubro, o vereador Antônio de Mano.

Quatro deputados estaduais serão efetivados em janeiro

A de 1º de janeiro a Assembleia Legislativa mudará sua composição. Embora os trabalhos no parlamento estadual se encerrem nesta semana, os deputados estaduais só recomeçam as atividades em fevereiro sem Zé Aílton Brasil, Ivo Gomes, Laís Nunes e Naumi Amorim. Os quatro renunciam seus mandatos até sexta-feira. Eles vão assumir as prefeituras, respectivamente, das cidades de Crato, Sobral, Icó e de Caucaia.
Com suas renúncias, serão efetivados como deputado: Fernando Hugo, Rachel Marques, Mário Hélio e Dedé Teixeira.

Polícia Federal cumpre mandados em empresas contratadas na campanha de Dilma e Temer

A Polícia Federal cumpre ordens judiciais nesta terça-feira (27) para investigar empresas contratadas na campanha eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer, dentro de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentada pelo PSDB, que busca cassar a chapa.
Os agentes visitam gráficas que, segundo as investigações já realizadas, não teriam prestado os serviços contratados. Em análise dos documentos apresentados concluída neste mês, peritos viram suspeitas de que recursos pagos teriam sido “desviados e direcionados ao enriquecimento sem causa de pessoas físicas e jurídicas diversas para benefício próprio”.
O objetivo da operação desta terça é verificar se empresas subcontratadas na campanha tinham capacidade operacional para efetivamente prestar os serviços. Os agentes também visitam o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Os mandados judiciais foram expedidos pelo ministro Herman Benjamin, relator do processo de cassação da chapa no TSE.
No último dia 15, um relatório elaborado pelo TSE informou que o Ministério Público e a PF viram indícios de fraude e desvio de recursos na campanha. A análise levou em conta dados obtidos na quebra de sigilo bancário de gráficas informadas pela chapa como prestadoras de serviços.
Em agosto, os peritos consideraram que as empresas não apresentaram documentos suficientes para comprovar o trabalho pago pela campanha. O relatório também levou em conta documentos apresentados pela defesa de Dilma que comprovariam o uso dos recursos. Mas para os peritos, eles não foram suficientes para responder aos questionamentos sobre os gastos.
A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff considerou o relatório "inconsistente", afirmando que os peritos concluíram "de forma genérica por supostos traços de fraude e desvio”. Em nota, o advogado da petista, Flávio Caetano, afirmou que o laudo do TSE não apresenta nenhum fato ou documento que embasam suas conclusões. “Laudo pericial deve ser feito para produzir provas, não se prestando a meras ilações ou conjecturas”.
Ao comentar o relatório, a defesa de Temer, por sua vez, afirmou que Temer e o PMDB não foram responsáveis pela contratação de empresas fornecedoras da campanha de 2014. Em nota, o advogado Gustavo Guedes afirmou que o presidente e o partido “não detêm conhecimento sobre qualquer irregularidade no pagamento e na prestação dos serviços” e que, se for provada irregularidade na contratação, cabe abrir nova investigação para buscar os responsáveis.
(G1)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Divulgada cerimônia de posse de Zé Aílton Brasil e André Barreto, no Crato


O cerimonial do prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil divulgou nesta segunda-feira  (26), a programação para a solenidade de posse do prefeito e do vice André Barreto.
A programação começa no sábado (31/12), um dia antes da posse que será no domingo primeiro de janeiro de 2017, quando Zé Aílton Brasil e André Barreto participam de Missa de Ação de Graças, na Igreja da Sé. A missa será as 9 horas e aberta aos cratenses.
No domingo, a solenidade da posse será a partir das 9 horas, no salão do Crato Tênis Clube. Antes da posse, os 19 vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020, realizam eleição para a mesa diretora e só depois, Zé Aílton Brasil e André Barreto serão empossados.

Arnon Bezerra adia de quarta (28) para quinta (29), anúncio do seu secretariado

Em virtude da vinda do governador, prefeito eleito Arnon Bezerra adiou a divulgação do secretariado

O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB) adiou de quarta-feira (28) para a quinta-feira, dia 29, o anúncio do seu secretariado. O motivo é a vinda do governador Camilo Santana nesta quarta-feira ao Crato, onde será anunciado o lançamento do Projeto Hora de Plantar, do Governo do Estado. O prefeito foi convidado para acompanhar a comitiva de Camilo no evento. O anúncio será feito à imprensa da região e mais uma vez o prefeito eleito esquivou-se a comentar os nomes. Segundo Arnon, quem será secretário já foi convidado.

Edmilson Leite vai diminuir pela metade o número de secretarias em Caririaçu

Edmilson vai pregar austeridade na sua gestão

Austeridade com o dinheiro público. Essa será a principal vertente do governo Edmilson Leite (PDT) à frente da Prefeitura de Caririaçu, a partir do dia 1º de janeiro de 2017.
Com a diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Edmilson Leite vai diminuir pela metade o número de secretarias municipais, passando das atuais 14 para 7 ou até mesmo 6 secretarias.
Saúde, Educação, Ação Social, Agricultura, Finanças, Infraestrutura e Obras serão as prioridades para o início do governo. "As demais nãos serão extintas, mas não vou nomear secretários por enquanto. Conforme for a necessidade do governo e o aumento no repasse do FPM vou readequando essas pastas", disse o prefeito eleito de Caririaçu.
Os nomes dos secretariados estão sendo definidos. Por enquanto, nenhum nome foi oficialmente convidado, mas Edmilson Leite deve anunciá-los até o final de semana, pois no domingo (1º de janeiro), o prefeito já quer anunciá-los durante o ato da posse, que acontece às 9 horas, na Câmara Municipal.

Hora de Plantar - Camilo vem ao Crato nesta quarta-feira

O governador Camilo Santana estará nesta quarta-feira (28), na Região do Cariri. O governador participará do lançamento do Programa Hora de Plantar, às 9 horas, no Parque de Eventos Pedro Felício Cavalcante. O programa é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e consiste em distribuir sementes para o plantio dos pequenos e médios agricultores.
Na oportunidade, o governador será recepcionado pelo prefeito eleito Zé Aílton Brasil, que recebeu apoio de Camilo durante a campanha eleitoral.

domingo, 25 de dezembro de 2016

Zé Aílton Brasil anuncia nomes de quatro secretários

Zé Aílton Brasil terá o vice André Barreto como secretário de Saúde

O deputado estadual e prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil revelou, oficialmente neste domingo de Natal (25), os nomes dos primeiros secretários que irão compor o primeiro escalão do Governo Municipal do Crato, a partir de janeiro de 2017.
O vice-prefeito eleito André Barreto (PDT) comandará a Secretaria da Saúde. André é Farmacêutico, formado pela UFC e tem especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vereador de 2001 a 2008.
A ex-reitora  da Urca Otonite Cortez será secretária de Educação. Mestre em História Social pela UFRJ, Otonite participou da equipe de transição montada por Zé Aílton Brasil, onde teve papel importante na área.
O advogado Ernani Brígido Silva Neto , presidente do diretório municipal provisório do PDT foi convidado e aceitou o cargo de Procurador-Geral do Municípío. É cunhado do deputado federal André Figueiredo, que apoiou e pediu voto para Zé Aílton na campanha eleitoral. Ernani foi procurador-adjunto Judicial de 1998 a 2000 e atualmente é assessor jurídico do município de Penaforte.
O economista e auditor da Sefaz, Carlos Eduardo dos Santos Marino será o secretário de Finanças do governo Zé Aílton Brasil. É considerado da cota pessoal do prefeito eleito com quem já trabalhou na Sefaz e vinha exercendo atualmente a Chefia de Gabinete do deputado Zé Aílton Brasil na Assembleia Legislativa. Carlos Eduardo é formado pela UFCe Doutor em Economia formado pelo CAEN da UFC, além de professor universitário.
DEMAIS NOMES
O prefeito eleito vai enxugar o quadro de secretarias passando das 20 atuais para 13. A Câmara Municipal receberá ainda nos primeiros dias do seu governo uma proposta de reforma administrativa reduzindo o número de secretarias e otimizando o funcionamento da máquia administrativa municipal.
Os nomes dos demais secretários, segundo Zé Aílton Brasil devem ser revelados na próxima quarta-feira, dia 28, quando vai apresentar aos cratenses seu plano de governo e os trabalhos realizados pela equipe de transição.

Quatro suplentes irão se efetivar na Assembleia com a saída de deputados eleitos prefeitos

Os deputados estaduais Zé Ailton Brasil, Ivo Gomes, Laís Nunes e Naumi Amorim, renunciam seus mandatos de deputados estaduais nesta semana. Eles vão assumir as prefeituras, respectivamente  dos municípios do Crato, de Sobral,  do Icó, e de Caucaia. A exceção de Ivo, todos os demais estão exercendo o mandato de deputado estadual pela primeira vez.
Com suas renúncias, vão se efetivar como deputado: Fernando Hugo, Rachel Marques, Mário Hélio e Dedé Teixeira. A efetivação dos suplentes já se dará no mês de janeiro, mesmo que as atividades normais da Assembleia só tenham início em fevereiro de 2017. Os atuais parlamentares que deixarão a Casa até o dia 31 de dezembro, ainda têm mais um ou dois dias de atividades, em razão de ainda não ter começado o recesso de fim de ano, por falta de votação do Orçamento de 2017, o que poderá acontecer na próxima terça-feira ou quarta-feira.

PMDB deve terminar a legislatura com apenas dois deputados

Na disputa para eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa cearense, no primeiro dia deste mês, para um mandato de dois anos, a partir de fevereiro próximo, o PMDB perdeu dois deputados: Audic Mota e Agenor Neto. Imediatamente depois da eleição, a tempo de votar com o Governo para extinguir o TCM, perdeu Tomaz Holanda. Para piorar a situação do partido, na última semana um advogado requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a publicação do acórdão da decisão que confirmou a incompetência do TCM de julgar contas de prefeito, mesmo ele sendo ordenador de despesas. A decisão foi num processo do ex-prefeito Rochinha, considerado inelegível pelo TRE cearense, para disputar uma vaga de deputado estadual em 2014.
A decisão do Supremo garantiu a Rochina o direito de ser candidato. Como ele disputou uma vaga de deputado estadual garantido por uma liminar, os votos que obteve acabaram não sendo contabilizados, e portanto, sem esses votos a coligação encabeçada pelo PMDB elegeu um deputado a mais, no caso Audic Mota, ficando Leonardo Araújo como o primeiro suplente. Como a decisão do Supremo garantiu a candidatura de Rochinha, os seus votos serão computados e o PMDB vai perder um deputado, no caso Leonardo Araújo, o último a entrar, tendo em vista a renúncia do deputado Carlomano Marques para assumir a Prefeitura do Município de Pacatuba.
Como já se passaram alguns meses da decisão e o Acórdão não foi publicado, o advogado fez o requerimento cobrando a sua publicação. Assim que ele sair a mudança acontecerá, e o PMDB ficará com apenas dois deputados: Silvana e Daniel Oliveira.
(DN)

sábado, 24 de dezembro de 2016

Governador Camilo Santana festeja o Natal do Acolhimento


Em sua página no Facebook, o governador Camilo Santana envia mensagem de Natal a todos os cearenses, através do vídeo gravado Palácio da Abolição durante a realização do Natal do Acolhimento, nesta sexta-feira (23).
"Desejo um Feliz Natal a todos os irmãos e irmãs cearenses. Que todos os lares sejam abençoados e que o espírito da solidariedade e do amor tome conta de cada coração. Esse vídeo simboliza um pouco esse sentimento. São imagens do nosso Natal do Acolhimento, ocorrido há dois dias no Palácio da Abolição, sede do Governo, que recebeu quase 300 crianças e adolescentes de abrigos e instituições do estado. Cada funcionário escolheu uma criança ou adolescente para apadrinhar e doar um presente. Aliás, mais que o presente, a principal doação foi de carinho, respeito e muito amor. Só assim construiremos uma sociedade mais justa, mais humana e de permanentes alegrias.
Que o Senhor Jesus abençoe a todas as nossas famílias"
Camilo Santana
Governador do Ceará


Emenda de Zé Aílton Brasil garante Distrito Industrial do Cariri no Crato

Thiago Esmeraldo acompanhou pessoalmente o trabalho da Comissão de Limites Territorial da Assembleia

O deputado estadual e prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil e o vereador reeleito Thiago Esmeraldo, ambos do PP, comemoram a aprovação da emenda parlamentar ao projeto de lei 230/2016 que assegura ao Crato os limites intermunicipais das cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri.
A emenda de autoria de Zé Aílton Brasil proporcionou uma caracterização mais fiel das linhas divisórias dos três municípios de acordo com a nova documentação geográfica, cartográfica e georreferenciamento da região. "O vereador foi grande incentivador dessa emenda. Na câmara cobrou esforços da bancada e esteve pessoalmente na Assembleia por várias vezes acompanhando todo o trâmite do projeto de lei, agora aprovado", afirmou Zé Aílton Brasil
Segundo Brasil, a emenda corrige o projeto de lei original e assegura ao município do Crato a área que compreende o Distrito Industrial e a área de exames de prática de direção e de apoio às auto-escolas da região, no distrito de Santa Rosa, onde convergem os três municípios do Crajubar. Fato esse que acarretaria possíveis prejuízos financeiros aos moradores do Crato que corria o risco de perder para Juazeiro do Norte esse importante empreendimento, que é essencial para os cratenses. "Além disso, a população também perderia uma grande área de terra no bairro São José, o que traria um grande impacto negativo no município, diminuindo uma área que é bastante valorizada na região", disse o deputado autor da emenda.
ENTENDA O CASO
Em 2013 foram realizados novos estudos topográficos na região pelo IBGE e pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), em parceria com a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e a União dos Vereadores do Ceará (UVC). Na ocasião, foi dado um prazo de 15 dias para os gestores do Crato, Juazeiro e Barbalha se manifestarem e discutissem o problema com o coordenador da Comissão de Limites Territoriais, que cuidava do assunto na Assembleia Legislativa, o ex-deputado Neto Nunes.
No entanto, na ocasião ficou decidido que o projeto fosse retirado de pauta de votação para que os novos estudos fossem realizados em toda área litigiosa.
DISTRITO INDUSTRIAL
O Distrito Industrial do Cariri (DIC) beneficia diretamente os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Com uma área superior a 1,6 milhão de m², o equipamento possui capacidade de abrigar várias indústrias de grande porte, além disso, a finalidade é desenvolver o Cariri, através de uma política de geração de emprego e renda para os moradores da região.

Ednaldo Lavor diminui secretarias e anuncia secretariado em Iguatu

Ednaldo Lavor fez o anúncio no auditório da CDL (Foto: Rogério Ribeiro)

O prefeito eleito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT) e o vice, Marcos Sobreira (PDT), anunciaram ontem (sexta-feira,23), o futuro secretariado do município e a nova estrutura administrativa, que cairá de 21 para 14 pastas. O número de comissionados também será reduzido para cerca de 200 cargos, regulamentando assim os gastos de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
No evento realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Iguatu), que contou com varias lideranças e a população, os pedetistas afirmaram que foi feito um estudo para promover fusões, cisões e incorporações entre secretarias.
De acordo com Ednaldo Lavor, “A nova estrutura que estamos apresentando à comunidade iguatuense não trará nenhum prejuízo no atendimento à nossa comunidade, pelo contrário, teremos todos os serviços prestados, mas com uma estrutura menor, consequentemente, uma folha menor, que proporcionará mais capacidade para investimentos da prefeitura nos serviços essenciais para o desenvolvimento de Iguatu” resumiu Ednaldo.
Segundo Ednaldo Lavor, a avaliação da equipe de transição sobre o atual estado financeiro da prefeitura de Iguatu é uma “tragédia” e preocupante. “Devido ao estado em se encontrar o país, uma crise financeira e política” lembrou Ednaldo que acrescentou “No grupo em que eu estava era truculento ou faz ou não estão com eles” definiu Ednaldo Lavor.
Os secretários de Cultura e de Trânsito ainda não foram anunciados, algo que segundo Ednaldo Lavor, será tratado com bastante cautela e cuidado, avaliando principalmente os aspectos técnicos para escolha dos novos secretários.
O vice-prefeito eleito, Marcos Sobreira falou da dívida que a gestão atual vai deixa, cerca de 53 milhões, “Essa equipe foi escolhido pelo critério técnico. As três palavras que o povo de Iguatu espera da nova administração são honestidade, humildade e trabalho” disse Marcos Sobreira.
Segundo e terceiro escalão
Os cargos de segundo e terceiro escalão só serão anunciados em janeiro, até lá, Ednaldo lavor e Marcos Sobreira estarão avaliando cuidadosamente cada opção, sempre com o cuidado de fazer o melhor para Iguatu.
Confira a lista dos secretários:
Secretário de Saúde: Dr. Marcelo Sobreira ( ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-secretário de saúde de Iguatu e ex-secretário adjunto de saúde de estado);
Secretária de Ação Social: Eliane Lavor ( vereadora reeleita e futura primeira dama);
Secretário de Esporte: Edson da ArtCore ( Empresário, suplente de vereador e patrocinador esportivo);
Secretário de Desenvolvimento Econômico: Murilo Braga (Empresário Iguatuense da construção civil);
Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo: Fábio Bandeira (Servidor Público Federal e gerente regional do IBAMA em Iguatu );
Secretário de Administração, Finanças, Planejamento e Gestão de Governo: Rafael Rufino (Técnico em finanças e atual prefeito de Catarina);
Secretária de Educação: Eliza Medeiros ( Uma das mais premiadas secretárias de educação do nordeste e atualmente secretária de educação de Pedra Branca);
Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Cida Albuquerque ( Vereadora, assistente social e professora de universitária);
Secretário da Cidadania e Relações Institucionais: Rubenildo Cadeira (Vereador reeleito e atual presidente da Câmara Municipal de Iguatu);
Secretário Agricultura e Pecuária: Hildernando Barreto (Agrônomo, suplente de vereador e especialista em grandes cultivos);
Secretário da Controladoria e Ouvidoria: Airton Lavor (ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-secretário em Aiuaba);
Secretário Executivo: Raimundo Mainha (coordenador da campanha e empresário em Brasília-DF);
Secretário de Trânsito: Não definido;
Secretário de Cultura:  Não Definido.
(rrinterativo.com.br)

André Figueiredo buscar ser candidato à presidência da Câmara dos Deputados

Ex-ministro das Comunicações do governo Dilma, o deputado André Figueiredo (PDT), será candidato à presidência da Câmara. O pedetista busca apoio com partidos de oposição e deve formalizar a candidatura em 17 de janeiro. "Existe um processo em construção, dentro de um projeto que não extrapole os limites do PDT, mas sim, eu sou candidato", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo.
Além de seu próprio partido, PT, PDT, PCdoB, PSOL e Rede, Figueiredo também avalia um apoio do PSB, que faz parte da base do governo. Apesar disso, ele nega que seja um candidato de oposição.
"Não me considero um candidato de oposição, mas um candidato que vai buscar fortalecer o Legislativo. Mesmo o PDT sendo atualmente um partido de oposição, na condição de candidatos à presidência da Câmara, teríamos um bom diálogo com o poder Executivo, o presidente da República e muitos seus ministros", afirmou.
Figueiredo pondera ainda que todos os partidos e parlamentares que quiserem fortalecer a candidatura serão bem-vindos. De acordo com ele, as negociações ainda estão em fase inicial e a maior parte das conversas foram por telefone. Ainda assim, ele disse que tem tido boa receptividade.
Além de Figueiredo, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) também deve lançar candidatura. O Centrão terá seu próprio candidato. Os mais cotados do grupo, por enquanto, são o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF), que foi ao segundo turno da última eleição, em disputa com Maia.
(Estadão)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Fernando Santana abre sua residência para agradecer apoio dos barbalhenses

Fotos: Flávio Pinto.

O secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, abriu as portas de sua residência em Barbalha, para festejar o Natal e agradecer o apoio que recebeu dos barbalhenses nas eleições 2016.

Ao lado do vereador Flávio Cruz, que foi candidato a vice da sua chapa e ainda da vice-prefeita Betilde Sampaio e de alguns vereadores eleitos e reeleitos, Fernando Santana afirmou que irá continuar a trabalhar pelo município e que estará vigilante. "Jamais, eu e governador Camilo Santana deixaremos de ajudar os barbalhenses e quero pedir aos nove vereadores que estarão na próxima legislatura que sejam vigilantes e trabalhem por Barbalha", disse Fernando Santana.
O secretário-adjunto falou ainda que novos projetos estão vindo e que em 2018 e 2020 o povo vai saber diferenciar suas escolhas", acrescentou.

Além de vereadores e da vice-prefeita, vários amigos e correligionários foram se confraternizar com Fernando Santana. Todos declararam apoio para o projeto político de Fernando e do governador Camilo Santana nas próximas eleições.

Sávio Bezerra diz que Arnon terá maioria na Câmara de Juazeiro

Sávio Bezerra
Principal articulador do grupo de vereadores que vai dar apoio na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte ao prefeito eleito Arnon Bezerra (PTB), o empresário Sávio Bezerra, irmão de Arnon, aposta que o futuro governo municipal terá maioria no legislativo juazeirense.
Para o empresário, a oposição está fazendo barulho, mas não incomoda. "Acho que a maioria vai estar com Arnon, pois devem ajudá-lo a governar e tirar Juazeiro desse marasmo político. Além do mais, quatro anos de oposição, sem apoio do governo é muito ruim em qualquer situação", afirmou Sávio em conversa com o blog.
Desde o fim das eleições de outubro, Sávio Bezerra está incumbido pelo irmão a aglutinar forças em torno da candidatura do candidato que terá apoio do executivo. Esse nome é o do vereador Darlan Lobo (PMDB), candidato que tem apoio de Sávio Bezerra e do grupo de parlamentares que apoiam o futuro governo Arnon Bezerra.
Recentemente Arnon foi convidado para reunião com a bancada da oposição, que deverá lançar Adauto Araújo (PSC) na disputa pela mesa diretora da câmara. A reunião acontece na casa do vereador Antônio Lunga, que não foi pra reeleição, mas elegeu sua esposa Aninha Teles.
Prudente, o prefeito eleito deixou o grupo bem à vontade e assegurou que não iria se envolver nas eleições da câmara, porém, deixou claro que o grupo que lhe apoia vai apoiar Darlan Lobo.
O blog também apurou que nessa reunião, alguns nomes do bloco oposicionista tentaram impor condições para adesão a Darlan, mas o prefeito eleito fez ouvido de mercador, demonstrando sua posição de trabalhar pelo bem de Juazeiro, sem troca de favores.
A eleição para a mesa diretora da câmara acontece dia 1º de janeiro de 2017. Logo em seguida, os vereadores darão posse ao prefeito eleito Arnon Bezerra.