Em 2012, Edmilson Leite teve suas contas da gestão 2007 rejeitas pela Câmara Municipal de acordo com o decreto nº 41/2010, editado pela Câmara Municipal de Caririaçu. Alegando não ter tido a oportunidade da ampla defesa, a Justiça concedeu o pedido de tutela de urgência suspendendo o efeito do juiz eleitoral de Caririaçu, tornando Edmilson elegível.
Desta forma, Edmilson leite concorreu as eleições 2016 sobre efeito dessa liminar e sagrou-se vitorioso nas urnas obtendo 51.72% dos votos validos.
A decisão do desembargador Francisco Banhos Pontes, por ser monocrática, cabe recurso ao próprio TJCE, que deve definir através de reunião do pleno, a situação do prefeito eleito até a data da diplomação, agendada pela Justiça Eleitoral para 14 de dezembro. O recurso também pode ser apresentado ao TSE, em Brasília.
No entanto, caso seja mantida a decisão do desembargador Francisco Banhos Pontes, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) poderá agendar eleição suplementar para prefeito e vice em Caririaçu.
O prefeito eleito Edmilson Leite já acionou seus advogados que estão em Brasília.