Em vinte dias de campanha dos candidatos, a Justiça Eleitoral do Ceará registrou 819 denúncias de eleitores feitas através do formulário na internet, no telefone 148 (Disque-Eleitor) e nos próprios cartórios eleitorais em todo o Estado.
Do total de denúncias, 387 (47,25%) foram registradas no formulário eletrônico, disponibilizado no site do TRE. No Disque-Eleitor (148), que recebe denúncias de eleitores apenas da capital, houve 271 ligações com questionamentos e reclamações sobre a propaganda irregular. Outras 161 denúncias foram anotadas no balcão dos cartórios eleitorais.
O TRE esclarece que nem todas as denúncias, quando averiguadas pelos fiscais da propaganda eleitoral, são consideradas procedentes. Em Fortaleza, das 168 denúncias apuradas, foram ajuizadas 46 representações (arquivo anexo) perante a Comissão da Propaganda Eleitoral e do Poder de Polícia, constituída por quatro zonas eleitorais. A maioria, 19 (40%), diz respeito à invasão de programa do horário eleitoral destinado a outro cargo ou candidato.
(TRE-CE)