quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Roberto Cláudio e capitão Wagner tecnicamente empatados, aponta o Ibope

Pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem (quarta-feira, 14) mostra liderança do candidato à reeleição à Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). RC tem 34% das intenções de voto. Em segundo, aparece Capitão Wagner (PR), com 28% das menções dos entrevistados. Considerada a margem de erro da sondagem, RC e Wagner estão tecnicamente empatados.
A ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT) vem em terceiro, com 18% da preferência do eleitor. Heitor Férrer (PSB) tem 7%, ficando em quarto lugar.
Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada no dia 22 de agosto, tanto Wagner quanto RC cresceram fora da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
RC saiu de 29% para 34%, enquanto o parlamentar do PR subiu de 21% para 28%. Luizianne manteve o mesmo índice.
Heitor tinha 9% no primeiro levantamento e agora apresenta 7%. Ronaldo Martins (PRB) tinha 4% e agora, 3%. João Alfredo (Psol) caiu de 2% para 1%. Francisco Gonzaga e Tin Gomes (PHS) atingiram 1% na primeira pesquisa e agora não pontuaram.
Segundo turno
O instituto fez três simulações de segundo turno entre os candidatos. Capitão Wagner e Roberto Cláudio aparecem empatados tecnicamente caso a eleição fosse hoje. O deputado possui 43% das menções contra 42% do atual prefeito.
Na simulação entre RC e Luizianne, o pedetista leva vantagem, com 54% da preferência contra 29%. A deputada também se mantém atrás em caso de disputa com Wagner no segundo turno: 54% a 31%.
O Ibope ouviu eleitores sobre a rejeição dos candidatos. Tin é o mais rejeitado, com 41%, seguido de Luizianne, com 40%. Gonzaga aparece com 29%, João Alfredo tem 26%, RC vem com 24% e Ronaldo Martins, 22%. Heitor tem 20% e Wagner, 18%.
Para 44% dos entrevistados, a gestão de RC é ótima ou boa; outros 37% a consideram regular, e 17% avaliam-na como ruim ou péssima.
A pesquisa, encomendada pela TV Verdes Mares, aponta que 59% das menções aprovam o governo, enquanto 37% desaprovam.
O instituto ouviu 805 eleitores entre 11 e 13 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
(O Povo)

Últimas notícias