A troca aconteceu com os moradores do bairro Araça. |
A Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Especializada de Vigilância Epidemiológica de Aurora, que tem a frente o secretário de saúde, Raimundo Alexandre e o Biomédico e Gestor em Saúde Publica, Richard Luna, respectivamente, realizaram na manhã da terça-feira, 31, a campanha de substituição de potes de barro por tambores junto aos moradores do bairro Araçá. Os tambores foram adquiridos com recursos da Prefeitura de Aurora e distribuídos gratuitamente à população.
Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Richard Luna, depois de analisar os dados dos levantamentos dos índices do ano de 2016 que são realizados pelos Agentes de Endemias, verificou-se que uma grande parte dos focos com larvas e pupas do Aedes aegypti se concentrava em potes, e assim tomou-se a decisão por parte da coordenação de solicitar da prefeitura a aquisição de tambores com tampas para substituir os potes e assim eliminar esses tipos de criadouros, o que foi prontamente aceito e autorizada à compra pelo prefeito Adailton Macedo.
Foram distribuídos nessa primeira etapa da campanha 40 tambores de 60 litros. Na ocasião 40 potes foram recolhidos e destruídos. Richard ressalta ainda que para que a população recebesse o tambor era necessário que entregasse de livre e espontânea vontade o pote e que essa se comprometesse a limpar periodicamente e não se desfazer dos tambores, e que os agentes de endemias fiscalizarão as residências que receberam os equipamentos para verificar se estão sendo bem cuidado e se não foram trocados ou vendidos.
Ressalta ainda que nesse último ciclo de levantamento, o Bairro Araçá obteve indice 3,50%, com 81 imóveis com 97 depósitos positivos. Já no Bairro Centro o índice apontou 0,05% com apenas 01 imóvel positivo e 01 depósito.
Já na Vila Paulo Gonçalves este ficou com o índice de 0,22% com 01 imóvel positivo e 01 depósito positivo e pela primeira vez o distrito de Ingazeiras resultou como positivo com índice de 0,11% também sendo 01 imóvel com 01 depósito positivo.
Tendo como resultado final do ciclo 1,16% com 84 imóveis positivos com 100 depósitos positivos. Alerta ainda para os imóveis fechados que foram um total de 72, ou seja, 72 imóveis deixaram de ser inspecionados em todas as localidades que são trabalhadas, perfazendo um índice de 0,98%.
(Roberto Bulhões)