terça-feira, 3 de maio de 2016

Prefeitura de Barbalha firma convênio com Escola de Artes e Saberes

Palácio 3 de Outubro vai abrigar a escola

O plenário da Câmara Municipal de Barbalha aprovou nesta segunda (2), o Projeto de Lei que autoriza a prefeitura afirmar comodato para ser instalada no prédio do Palácio 3 de Outubro, a Escola de Artes e Sabres Tradicionais e Contemporâneo.
O projeto foi defendido na tribuna da Câmara Municipal, pelo professor Josier Ferreira diretor do Instituto Pró-memória de Barbalha. O comodato firmado entre a Prefeitura e a Escola de Artes e Saberes terá a vigência de 10 anos e, para sua manutenção da Escola, se articulará juntos ao poder público estadual e federal, bem como, a empresas privadas e instituições congêneres e universidade as diversas. A contrapartida da Escola de Artes e Saberes, será desenvolver ações culturais permanentes voltada para a sustentabilidade cultural do município. colaborando assim, com setores tais como: a salvaguarda da Festa de Santo e outros.
O Cineasta Rosenberg Cariri foi o idealizador deste projeto, por meio do Instituto Internacional de Intercâmbio. Agora com esse comodato feito entre a Prefeitura de Barbalha e, a Escola de Artes e Saberes Contemporâneos, ela poderá entrar em funcionamento ainda este ano.
Com essa iniciativa, o município barbalhense terá o fortalecimento de sua cultura e de seus saberes populares, e a Região do Cariri, também será fortalecida com a instalação da Escola de Artes de onde surgirá novas pesquisas e saberes.
Barbalha terá através dessa Escola de Artes um centro de referência, estudo dos saberes populares, além da formação educacional para crianças, adolescentes e jovens que, passaram ater o acesso livre e trabalhar com as diversidades culturais.
(Colaborou Gilberto Timóteo)

Últimas notícias