quinta-feira, 5 de maio de 2016
Barbalha tem entidade reconhecida pela Ministério da Cultura
A Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, com sede em construção no Sítio Cabeceiras, zona Rural do município de Barbalha, foi reconhecida como Ponto de Cultura após avaliação da Comissão Certificadora da Cidadania e da Diversidade Cultural do (MINC) Ministério da Cultura.
Tal reconhecimento garante a entidade, uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias e permite ainda, que ela se articule com os outros pontos da rede a partir de afinidades temáticas, ou do pertencimento a um determinado território.
O cadastro possibilita ainda o acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelo Ministério, assim como de editais e eventuais articulações.
Os projetos foram avaliados por uma comissão paritária que reúne representantes da sociedade civil, do Ministério da Cultura, da Secretaria Nacional de Economia Solidária e da Fundação Nacional das Artes (Funarte). A análise é realizada com base em alguns critérios, alinhados às diretrizes e normativos da Política Nacional de Cultura Viva.
Para o produtor cultural Francisco Demontier Vieira (Panticola), esse reconhecimento por parte do MINC, significa muito para o desenvolvimento da cultura e por chegar mais um Ponto de Cultura em Barbalha e, isso quer dizer também, que futuros projetos sejam aprovados no âmbito federal, e conseguintemente será um ganho importante para o município barbalhense.
(Assessoria de Imprensa)