quinta-feira, 14 de abril de 2016
Zé Leite oferece reajuste salarial de 10,67% de aumento para servidores, mas saúde decide continuar em greve
"O prefeito de Barbalha, Zé Leite ofereceu aumento salariam na ordem de 10,67%, aos servidores a título de reposição das perdas salariais de 2015 e mais, 10,67% aos profissionais de nível médio da saúde, a título de reposição das perdas das gestões anteriores a 2009.
Os servidores de nível médio tiveram, nesse ano, reposição de 11,68% por conta do reajuste do salário mínimo.
O Sindicato dos Servidores Municipais, além de não aceitar a proposta ofertada pela municipalidade, ainda acrescentou novas reivindicações não tratadas anteriormente, como PMAQ, que é o recurso Federal e não depende da prefeitura.
Enquanto em Juazeiro, os servidores brigam para repor 10,67%, em Barbalha os grevistas querem 10,67% e mais 30%, perfazendo 40,67%.
O governo municipal, desde o início da greve, abriu canal de negociação, apresentando proposta junto ao TRT – Tribunal Regional do Trabalho. Agora nos últimos meses, o governo municipal vem trabalhando justamente por outras questões que foram levantadas pelo SINDMUB (Sindicato dos Servidores Municipais de Barbalha).
Foi proposto a contratação de equipe para fazer o levantamento de insalubridade, mas o sindicato, nega isso. Quer o próprio SINDMUB fazer essa contratação de uma equipe para fazer referido levantamento. Porque não fez isso desde o ano passado quando já estavam em greve ?
Nos 180 dias que antecedem o pleito eleitoral, nenhuma administração pode oferecer aumento real, que ultrapasse a reposição do poder aquisitivo. Para administração é uma greve que deveria ter acabado, mas o que se ver é um grupo de pessoas com intuito de fazer política partidária.
Na proposta da Prefeitura de Barbalha, foi condicionada a reposição das horas de trabalho paradas, até porque, já faz um ano que os servidores grevistas estão sem trabalhar embora, percebam integralmente seus salários e não querem repor uma hora sequer. Esta questão foi tratada com o Ministério Público e com a própria Justiça do Trabalho.
O governo municipal de Barbalha estar fazendo esse encaminhamento desses escrito, para o Ministério Público e para a Justiça do Trabalho, mostrando que não há nenhuma intransigência por parte do prefeito José Leite. Inclusive, a Prefeitura de Barbalha já fez
uma solicitação a Justiça do Trabalho para contratação de mais médicos, e o SINDMUB estar questionando na justiça, ou seja, não trabalham e não deixa que a Prefeitura coloque profissionais para trabalhar. “Isso nós estamos sentindo como um objetivo só, político partidário”, disse o prefeito José Leite.
Mais o SINDMUB reconhece que a Prefeitura melhorou a qualidade em todos os pontos de atendimento, porque antes, isso não era reconhecido pelos grevistas.
Lembrando que a proposta que foi feita anteriormente pelo SINDMUB, a Prefeitura atendeu praticamente quase todos os itens, que foram sete. Mais o SIMDMUB vem acrescentando mais itens, por exemplo, não querem mais só os 10, 67%, querem 40,67% e isso não existe, diz o governo municipal de Barbalha, que ofereceu 10,67% e mais 10,67% para o pessoal de nível médio".
(Assessoria de Imprensa)