segunda-feira, 4 de abril de 2016

PM forma mais 279 militares


"Tenho o orgulho de ser o comandante geral desta tropa, por saber que temos homens e mulheres corajosos e honrados. São homens e mulheres que doam suas vidas para entregar um Estado seguro. Sei também das dificuldades  que muitos passaram para chegar aqui, mas saibam que juntos somos uma família. Estamos todos com um mesmo objetivo, o de trazer alento, segurança e conforto, defendendo todos os cearenses de bem". A frase é do governador Camilo Santana, que esteve na solenidade de formatura dos 279 novos soldados da Polícia Militar do Estado na manhã desta segunda-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará. A cerimônia foi marcada por esse clima de união e otimismo em nome de um interesse em comum, a segurança pública.
O chefe do Executivo, que foi agraciado com uma Medalha de Reconhecimento, destacou que o trabalho voltado para o combate à violência tem sido uma das suas prioridades. "Vocês nem imaginam o esforço que fizemos para realizar essa formação, mas esse é um compromisso que assumi. Por onde ando as pessoas me cobram, sei que existe uma angústia muito grande. No meu primeiro ano de Governo, foram promovidos quase nove mil militares, vamos implantar o Raio em todas as regiões do Estado, criamos um Batalhão de Divisas. Com essa turma, já foram formados quase 1.400 policiais e quero aumentar esse número. Em breve, irei sancionar a Lei de Folgas e lançar o edital do concurso para mais de quatro mil vagas na Polícia Militar", disse.
Também estiveram presentes na solenidade o chefe da Casa Militar, Túlio Studart; a secretária de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra; a secretária executiva da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD); Socorro França; o deputado federal Cabo Sabino; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Zé Ailton Brasil e Capitão Wagner; os vereadores Márcio Cruz e Antônio Henrique; o Comandante da Polícia Militar do Estado, Coronel Giovani Pinheiro; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Coronel Heraldo Pacheco; o procurador geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos; entre outras autoridades.
Treinamento
Os soldados recém-formados, 263 homens e 16 mulheres, passaram por sete meses de treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e agora estão aptos ao policiamento ostensivo e preventivo das ruas. Durante o curso de formação, eles acompanharam aulas teóricas e práticas sobre o sistema de segurança pública no Brasil; atendimento em emergências médicas; ordem unida; tiro policial defensivo; direitos humanos; defesa pessoal; técnica policial militar e direção veicular aplicada à atividade policial militar, entre outras capacitações.
Esta é a quinta turma de novos soldados contemplados pelo último concurso público para ingresso na Polícia Militar do Ceará (PMCE). O certame, lançado em 2011, previa o preenchimento inicial de 1.000 (mil) vagas, mas a AESP já capacitou um total de 4.220 profissionais; divididos em cinco turmas, com 943, 1.097, 927, 974 e 279 soldados formados, respectivamente.
Atualmente, 993 novos profissionais de segurança pública passam por capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). São 190 oficiais da Polícia Militar, 35 oficiais do Corpo de Bombeiros, 210 delegados, 242 inspetores e 316 escrivães da Polícia Civil, que em breve reforçarão a segurança pública do Estado.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias