quinta-feira, 7 de abril de 2016

Nesta sexta, Hospital Regional do Cariri chega aos 5 anos de assistência à Saúde na região


Nesta sexta-feira, 8 de abril de 2016, o Hospital Regional do Cariri completa 5 anos de assistência à saúde e vida da população da macrorregião do Ceará mais distante da capital, com uma missa de ação de graças, às 10 horas, nos jardins do hospital. O HRC foi primeiro hospital da rede pública estadual construído no interior e acumula resultados que comprovam que o hospital ampliou e facilitou o acesso a serviços de saúde na região, perto de onde os pacientes moram. O HRC realizou em 5 anos, 2.428.352 atendimentos, 1.697.223 exames laboratoriais e de imagem, 34.045 cirurgias, 29.483 internações. Só ressonâncias magnéticas, antes do HRC nunca feitas na rede pública no interior do Estado, foram realizadas 7.097 até fevereiro deste ano.
Nos 5 anos, os 1.825 dias foram de trabalho e de evolução dos serviços. A diretora geral do HRC, Demostênia Coelho, revive as etapas de implantação dos serviços. “Em fevereiro de 2013, abrimos mais 10 leitos de UTI e em março, abrimos a Unidade de Cuidados Especiais e a Unidade de AVC. Antes do Hospital Regional do Cariri, na rede pública, só havia Unidade de AVC em Fortaleza, no Hospital Geral de Fortaleza. Distante demais, cerca de 6 horas via ambulância, para evitar sequelas em pacientes que moram no Cariri. O tempo para evitar a chamada banda morta ou perda de outros movimentos do corpo é até 4 horas e meia.
Outra importante referência do HRC é a assistência em trauma. O Regional é o IJF do Cariri. Atende vítimas da violência, principalmente no trânsito. “90% na ocupação na traumato-ortopedia são de jovens acidentados em motocicletas”, informa o médico coordenador da unidade, Samir Samaan.
(Raquel Oliveiraq Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias